A primeira infância é repleta de descobertas para uma criança, onde ela descobrirá o valor da presença dos pais e a socialização com outras pessoas, e escolas apropriadas para a aprendizagem infantil, por meio de uma pedagogia lúdica e colorida, pelo menos até os três anos de idade.
Por isso, os pais devem escolher um ambiente que seja o mais adequado para o filho ou filha, para que não se sinta deslocado ou sozinho.
A confraternização com outras crianças já é uma forma de aprendizagem, em que o preparo para a socialização começa na hora de dividir uma cadeira ou um lanche com outros amiguinhos, dentro do espaço escolar.
Cuidados com a alimentação desde o início
A amamentação infantil é importante para a saúde da mamãe e da criança, pois o vínculo afetivo se forma neste contato, a partir do primeiro momento.
Até que chega um momento que o bebê e a mamãe precisam se afastar, pelo menos por algumas horas, quando a mulher precisa voltar ao mercado de trabalho.
Nesse momento, a melhor solução é encontrar um berçario e creche que possa oferecer carinho e atenção, pois são crianças em formação social e, ainda, podem não estar preparadas para se separar dos pais, mesmo que por pouco tempo.
Dessa forma, a localização deve ser próxima à residência ou local de trabalho, para que o acesso seja rápido, caso haja alguma necessidade da criança, que apenas os pais podem responder, apesar das responsabilidades que recaem sobre os profissionais que cuidam com zelo e amor de outras crianças.
Até mesmo a alimentação deve ser regulada, para não causar nenhum tipo de intoxicação, caso a criança tenha alguma alergia.
Por isso, as escolas primárias contratam empresas de alimentação industrial para preparar um cardápio exclusivo para essa faixa etária, que tenha muitas frutas, legumes e hortaliças, além de sucos naturais e sobremesa adequada.
Dessa forma, é possível ensinar as crianças de forma natural sobre diversos assuntos, como:
- Sabores doces, salgados, cítricos e amargos;
- Cores e formas de frutas e legumes;
- Palavras que começam com vogais e consoantes;
- Respeito às diferenças do mundo.
A culinária é um espaço rico para ensinamento, que pode ser aplicado desde o início, como organização, higienização e limpeza.
Os cuidados com a própria saúde, como ter uma alimentação saudável e a escovação de dentes também podem, e devem, ser ensinados neste ambiente.
Hora da diversão na área de lazer infantil
O pátio pode ser amplo e com vários brinquedos adequados para a idade das crianças. As bolas de plastico coloridas para piscina podem ficar disponibilizadas em um espaço grande e seguro, para que todos possam se divertir, aprender a compartilhar.
Nesse local, os professores e cuidadores devem ficar atentos quanto a utilização correta dos brinquedos dispostos, pois muitos ainda passam pelo período de aprendizagem espacial, e podem perder a noção de distância, velocidade e altura.
Por isso, as bolinhas para piscina de bolas são objetos seguros para iniciar as brincadeiras, pois são fabricados de plástico resistente, coloridos, atóxicos, que não podem ser engolidos, o que é uma grande vantagem, nestes casos.
Os outros brinquedos, como gangorras e escorregadores, podem esperar.
Uniformização de alunos garante mais segurança
Apesar dos pais deixarem seus filhos pequenos na porta da escola e buscar no mesmo lugar, alunos uniformizados economizam nas roupas e mantém um padrão dentro do ambiente escolar, facilitando a identificação de todos que pertencem a um mesmo espaço.
Escolas públicas e particulares utilizam o uniforme como uma forma de igualar todas as crianças, inclusive para não haver qualquer tipo de competição entre os pequenos.
Dessa forma, o fornecimento pode ser exclusivo, com o nome da escola e o brasão, ou marca, inclusive na mochila escolar atacado.
Este tipo de acessório, aliás, é bastante útil para que os alunos possam levar livros didáticos e brinquedos para a escola, sem precisar carregar nas mão e prejudicar o equilíbrio, principalmente, entre as crianças menores.
Com diversos compartimentos, as mochilas também têm espaço para guardar uma troca de roupa, se necessário, e lanches que podem ser consumidos durante o recreio.
Para uma escola que quer investir na marca, comprar mochilas infantil atacado e repassar aos alunos é uma forma de fazer propaganda de forma sútil, com um investimento baixo e, ao mesmo tempo, de grande impacto, já que esses acessórios costumam estar presentes no dia a dia dos pais e alunos por um longo período ou, pelo menos, ao longo de um ano.
Por fim, um espaço adequado, com alimentação apropriada para alunos e professores, com aulas preparadas para ensinar de forma lúdica e com atividades divertidas pode fazer sucesso entre pais e alunos.