O trabalho de um médico depende muito de resultados de testes e exames, mas para solicitar os exames corretos, é preciso começar pelos relatos do paciente. A partir do que o paciente conta, o médico fará uma pequena entrevista para coleta de informações, a anamnese.
A origem da palavra anamnese vem do grego anamnesis: “lembrança, ato de trazer à mente”. O procedimento, portanto, nada mais é do que esta conversa entre médico e paciente, a fim de obter as informações do histórico clínico e queixas atuais de uma pessoa.
Ela não deve ser confundida com os exames realizados, mas ambos possuem grande importância. Na medicina do trabalho, a anamnese auxilia a empresa a conhecer o histórico de saúde do funcionário.
Saiba por que a anamnese é tão importante e como melhorar este processo na sua empresa.
A importância da anamnese para a saúde e segurança do trabalho
Se você já realizou algum exame relacionado à medicina laboral, com certeza já entrou em contato com o documento assinado pelo médico do trabalho, classificando sua aptidão para exercer as atividades prescritas para seu cargo. Esta é a função da anamnese na medicina do trabalho.
Por meio desta conversa, o médico consegue identificar o histórico de doenças do funcionário, detectar se algum problema de saúde pode prejudicar o exercício da função ou até mesmo agravar uma condição pré-existente.
Ela é realizada nos exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, mudança de cargo e nos demissionais, e está prevista na Norma Reguladora 7 (NR-7).
No entanto, este processo busca informações que não se limitam à função do paciente, construindo um histórico clínico completo.
Como a anamnese é realizada?
Muito mais do que fazer uma espécie de entrevista sobre o histórico de saúde da pessoa, o médico deve se atentar também à linguagem corporal, uma vez que o paciente pode omitir alguma informação de forma intencional ou até mesmo não conseguir verbalizá-la de forma satisfatória.
A leitura do corpo e seus sinais é fundamental neste processo.
A anamnese também depende de cada função e as especificações necessárias para o cumprimento correto e seguro da mesma. Para isso, é importante ter uma equipe de SESMT especializada e bem treinada, capaz de fazer as perguntas corretas e as devidas interpretações para cada caso.
Durante a conversa, o médico coleta informações gerais, como peso, altura e idade, além do histórico de doenças e também histórico familiar. Além disso, investiga hábitos e estilo de vida, detecta doenças ocupacionais anteriores, principalmente acidentes, afastamentos e possíveis danos que a função causará a saúde.
Os aspectos psicológicos em relação ao trabalho também são investigados, como seu nível de satisfação com o cargo e a empresa.
Esta etapa da consulta médica é tão importante que seu conceito também pode ser empregado por diferentes setores da saúde, como nutrição e psicologia.
A tecnologia a favor da medicina do trabalho
A realização da anamnese é prevista na NR-7, fazendo parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). O PCMSO previne e detecta riscos à saúde e bem-estar dos trabalhadores no ambiente laboral.
O Programa deve ser bem planejado e implementado para que tenha sucesso. Isto inclui elaboração de laudos, envio e armazenamento de documentos, monitoramento de prazos e cumprimento de regras e diretrizes.
Todas estas determinações requerem atenção e uma boa equipe, treinada e especializada. Um bom software de medicina ocupacional ajuda a sua empresa em todas estas etapas.
Como um software pode ajudar na anamnese?
O software armazena todos os documentos necessários, agilizando os processos de elaboração de laudos e relatórios ao reunir todas as informações necessárias em um mesmo ambiente, facilitando seu acesso e acelerando a entrega destes materiais.
Além disso, os programas de medicina do trabalho estabelecidos pelas NRs exigem também envio de documentos para o eSocial.
Um software que te ajude a gerenciar estas informações garante que estejam sempre atualizadas com as novas regras e parâmetros, facilitando o trabalho da sua equipe.
O controle de convocação de funcionários também é otimizado, assim como a realização de exames complementares, triagem, controle de agenda e relatórios de convocação. A escolha de um bom sistema ajuda sua empresa a eliminar erros humanos.
Todas as etapas para elaboração e cumprimento de um plano para preservação da saúde e bem-estar dos seus funcionários são de extrema importância.
Da anamnese ao diagnóstico, preze pela boa condução de todas as etapas, garantindo que sua empresa tenha os melhores resultados e prevenindo penalizações.
Vale ressaltar que um software de gestão adequado, que contemple a segurança das informações, módulos completos e um bom atendimento de suporte é um importante facilitador para uma boa gestão, tendo a agregar valor e credibilidade à sua empresa, assim como alavancar seu desempenho e crescimento no competitivo segmento de Medicina e Segurança Ocupacional.
Este conteúdo foi desenvolvido pela Sesmo, onde você encontra diversos materiais sobre o segmento de medicina e segurança do trabalho.