A popularização da internet proporcionou a criação de diversos novos negócios assim que as compras on-line passaram a ser uma opção mais fácil, rápida e prática para os consumidores.
Hoje, milhares de empresas competem, nos mais diversos segmentos do comércio, pela atenção desse público comprador, mas apenas algumas conseguem gerar tráfego com sucesso para conseguir realizar essas vendas.
Além de investir em um bom atendimento e em um produto de qualidade que atenda às necessidades e expectativas dos seus clientes, é fundamental também que qualquer e-commerce que deseja se destacar no mercado saiba como investir em uma boa estratégia de tráfego, afinal, sem que as pessoas cheguem ao seu negócio nenhuma venda será concretizada.
Se você deseja entender como atrair mais clientes e realizar mais vendas on-line, continue a leitura!
1. O que é tráfego?
O tráfego nada mais é do que o fluxo de visitantes que frequentam determinada página na internet, assim como temos, no mundo real, o tráfego de carros, que diz respeito ao número de veículos que transitam em determinada via.
Determinadas páginas na internet apresentam um volume de tráfego maior do que as demais porque, assim como as vias mais movimentadas no trânsito, elas se mostram mais importantes do que as demais para que os usuários consigam chegar ao objetivo deles.
Mas diferente de uma via de trânsito onde basta possibilitar que o usuário chegue ao destino para com maior rapidez ou por um trajeto menor para que eles começem a trafegar por ali, na internet é preciso adotar estratégia mais elaboradas para mostrar aos seus futuros clientes que o que eles buscam pode ser encontrado na sua página.
Por conta disso, a gestão de tráfego, que se dedica a levar mais visitantes para determinado site, ocupa um espaço muito importante no marketing digital.
2. Principais tipos de tráfego
No meio digital também não existe apenas uma única forma de gerar tráfego que funciona 100% das vezes em todo tipo de negócio, portanto, para entendermos como gerar tráfego para o seu e-commerce, precisamos, primeiramente, entender quais são as principais formas de tráfego.
a) Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico é o mais comum pois é o tipo de tráfego que requer pouco ou nenhum investimento financeiro para que os usuários da internet cheguem até o seu e-commerce, isso porque eles chegam de maneira natural, seja por meio de buscas em sites como Google e Bing, ou por meio de outros links que redirecionam o usuário.
A principal estratégia para gerar tráfego para e-commerce através do tráfego orgânico é através do Marketing de Conteúdo, ou seja, a criação de conteúdos relevantes relacionados ao que o seu negócio está comercializando.
Por exemplo, um e-commerce dedicado à venda de roupas pode produzir conteúdos para um blog com as principais tendências de determinada estação do ano. Dessa forma, os leitores conseguem entender quais peças ele deve comprar e, com isso, o e-commerce consegue uma oportunidade para levar o usuário para a loja virtual, onde possivelmente realizará uma compra.
Se você deseja entender mais sobre como o Marketing de Conteúdo pode gerar tráfego para e-commerce nós temos um conteúdo completo sobre isso que você pode acessar aqui.
b) Tráfego Pago
Esse tipo de tráfego, como o nome já sugere, vai por uma direção contrária ao tráfego orgânico e consiste em gerar visitas através do impulsionamento da sua página.
Realizado através de anúncios em plataformas como o Google Ads e Facebook Ads, o tráfego pago tem o potencial de gerar tráfego mais rápido do que o tráfego orgânico uma vez que você o seu anúncio pode aparecer para pessoas que ainda não conhecem o seu produto ou a sua marca.
Outra vantagem do tráfego pago é que ele possibilita fazer a segmentação do seu público, dessa forma você garante que apenas pessoas que realmente têm interesse no que o seu negócio está comercializando terão contato com o seu anúncio.
c) Tráfego de Referência
Essa modalidade de tráfego consiste em atrair visitantes através de links em outras páginas da web.
Essa estratégia tem uma importância bem grande no Marketing Digital porque além do potencial para gerar tráfego para e-commerce, ela também ajuda a construir a autoridade do seu site, uma vez que um dos critérios para que mecanismos de buscas como o Google reconheçam a autoridade de uma página e a indiquem é justamente a quantidade de outros domínios relevantes que apontam para ela.
d) Tráfego Direto
Diferente dos demais tipos de tráfego que apresentamos aqui, onde os usuários chegam até o seu site através de outras páginas, o tráfego direto acontece quando um usuário digita o endereço do seu site na barra de endereços ou então clica no seu link caso ele tenha sido adicionado à barra de favoritos.
Para negócios que ainda estão no início das operações on-line pode não ser tão fácil conseguir tráfego dessa maneira, uma vez que ainda existem poucas pessoas cientes de sua existência, mas, uma vez que você começa a desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes, o tráfego direto passa a ser cada vez mais comum e a representar um número bem maior de visitas na sua página.
e) Tráfego Social
Adotar uma estratégia de tráfego digital também é algo em que qualquer negócio digital deve investir, uma vez que esse tipo de tráfego consiste em levar pessoas para o seu site através de publicações em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter.
Essa estratégia tem um potencial enorme de geração de tráfego, primeiramente, porque a maior parte das pessoas conectadas à internet também são usuárias dessas redes sociais e passam uma boa parte do seu dia por ali.
Então, se o seu negócio estiver presentes nas redes sociais você tem a oportunidade de alcançar pessoas que você não alcançaria com o tráfego orgânico, por exemplo, uma vez que elas não estavam procurando por nada relacionado ao que você oferece, mas acabam por ter um contato com o seu negócio enquanto navega nessas redes.
Outra grande vantagem em investir em tráfego social é que, além de levar os usuários para o seu site, os links inseridos nelas também contribuem com a geração de autoridade da sua marca, como acontece no tráfego de referência.
f. Tráfego de E-mail Marketing
Você provavelmente recebe, diariamente, muitos e-mails de outros e-commerces com ofertas em seus produtos ou serviços. Essa é a estratégia de tráfego de e-mail marketing.
Apesar de muitas pessoas ignorarem a maior parte desses e-mails, eles ainda possuem um potencial enorme de geração de tráfego para e-commerce, uma vez que uma pessoa que se cadastrou para receber os seus e-mails já possui um interesse no que você está oferecendo.
Contanto que você se certifique de que seus e-mails contenham informações que realmente são importantes para os seus clientes, você tem a possibilidade de conseguir muitas visitas na sua página dessa forma.
3. Como escolher o melhor canal de tráfego para o meu negócio?
Agora que já vimos quais são as principais formas de gerar tráfego na internet, você provavelmente deve estar se perguntando qual a melhor estratégia para você investir para gerar tráfego para e-commerce.
Como já comentamos aqui, não existe apenas um tipo de tráfego que funcione sempre para qualquer tipo de negócio, logo, para entender qual a estratégia mais adequada para o seu e-commerce é necessária a realização de muitos testes e análises de resultados para entender onde vale a pena investir mais e onde não.
O importante nesse processo é entender que um meio de geração que traz menos visitantes não é necessariamente pior do que outro que traz menos. Uma audiência engajada, ainda que em menor número, é capaz de gerar resultados muito positivos em qualquer negócio.
4. Dicas para gerar mais tráfego para o seu negócio
Agora que você já está decidido a investir em geração de tráfego, vamos ver algumas dicas de como obter melhores resultados para o seu negócio.
a) Descubra quem é o seu cliente ideal
Para adotar uma estratégia eficiente de geração de tráfego para e-commerce, é fundamental, primeiramente, entender quem é o cliente ideal para o seu negócio. Como comentamos anteriormente, uma audiência, por mais que pequena, mas que realmente está engajada com o seu negócio pode melhorar muito os seus resultados, portanto, definir uma persona antes de colocar qualquer estratégia em prática é de extrema importância.
Uma persona é uma criação fictícia de quem é o seu cliente ideal. Nela, além de características como localização geográfica, sexo e idade, são levadas em consideração outros aspectos como suas motivações e objetivos, para permitir traçar com maior precisão os hábitos de consumo desse cliente que você deseja para o seu negócio.
Se você deseja entender melhor esse processo, veja aqui como elaborar uma persona para o seu negócio.
b) Entenda a jornada do cliente
Outro ponto fundamental é entender como funciona a jornada de compra do cliente, que é todo o caminho que o cliente percorre até fechar um negócio com a sua empresa.
Dessa forma você consegue entender melhor qual estratégia vale mais a pena investir para conquistar um cliente para o seu negócio, independente de qual momento dessa jornada ele esteja.
c) Esteja presente nas redes onde o seu público está
Conforme você viu anteriormente, as redes sociais têm um grande potencial para conquistar novos clientes para o seu negócio. Além disso, manter um bom relacionamento com os seus seguidores nessas redes te permite entender melhor os seus hábitos de consumo e o que eles desejam encontrar.
Entendendo esse comportamento fica muito mais fácil investir em uma estratégia de geração de tráfego para e-commerce.
d) Produza conteúdo de valor
O Marketing de Conteúdo é, com toda certeza, a melhor forma de conquistar a atenção do seu público consumidor, uma vez que entregar a eles conteúdos informativos sobre temas relevantes para eles possibilita criar autoridade para a sua marca, o que consequentemente aumenta o interesse deles em se tornar um cliente.
e) Aplique técnicas de copywriting
Por fim, além de aparecer na tela dos usuários da web, é necessário que você convença ele a clicar no seu link para conhecer o seu negócio, principalmente na geração de tráfego pago.
Portanto, busque entender e aplicar as técnicas de copywriting para atrair mais a atenção das pessoas que tiverem qualquer contato com a sua marca e aumento o tráfego do seu e-commerce.
Ainda tem alguma dúvida quanto a isso? Deixe seu comentário aqui que será um prazer te ajudar.
Este conteúdo foi produzido em parceria com a 3MIND CONTENT, uma agência de marketing especializada em fazer negócios crescerem mais rápido através de estratégias de alto tráfego.