Se você trabalha com marketing digital e possui um site ou blog monetizado, é bastante provável que já tenha ouvido falar no termo arbitragem de tráfego para Google Adsense.
Essa técnica é bastante utilizada por publishers (ou seja, por profissionais responsáveis por publicações) para aumentar os rendimentos da sua página na internet, a de estratégias de divulgação em grandes plataformas, como Facebook, Instagram, TiK ToK e muito mais.
Para se ter uma ideia, previsões apontam que no ano de 2023, os gastos globais relacionados aos anúncios e publicidade pagas irão ultrapassar a casa dos 500 milhões de dólares.
Isso pode se tornar uma verdadeira oportunidade para quem trabalha na área, caso conheça as melhores técnicas de arbitragem para o seu site.
Nesse caso, é de suma importância se atualizar acerca do que é arbitragem de tráfego para Google Adsense.
Criamos este artigo para ajudar os leitores e publishers a entenderem um pouco mais sobre o conceito de arbitragem de tráfego para o Google, a partir dos seguintes tópicos:
- O que é arbitragem de tráfego;
- Como a arbitragem funciona;
- A legalidade da estratégia;
- As melhores ferramentas para arbitragem.
Sendo assim, para não perder nada, continue acompanhando o texto a seguir e descubra mais sobre como aplicar essa estratégia com qualidade.
O que é arbitragem de tráfego para Google Adsense?
A arbitragem de tráfego para o Google Adsense envolve a compra de tráfego utilizando anúncios pagos em redes sociais e outras plataformas.
Geralmente, os publishers compram os anúncios a partir das redes sociais, como Instagram, Facebook e TiK ToK. Logo, utilizam o painel de controle de anúncios nas plataformas para organizar as suas companhas.
Em outras palavras, a arbitragem consiste na compra de visualizações para um determinado site, por meio de campanhas publicitárias.
Com isso, as visualizações são direcionadas para o referido site, fazendo com que o publisher receba dinheiro do Adsense pelas visitas alcançadas graças às campanhas publicitárias das redes sociais.
Isso significa que você paga as redes sociais para exibir anúncios do seu site.
Consequentemente, as pessoas que encontrarem o material poderão se interessar, clicar no link e entrar na página. Fazendo isso, você recebe dinheiro do AdSense pelas visitas e pelos cliques nos anúncios feitos pelos usuários que vieram das redes sociais.
O objetivo por trás da arbitragem é, justamente, aumentar a taxa de cliques nos anúncios presentes em seu site.
Isso irá fazer com que os seus ganhos também aumentem de forma considerável, obtendo lucro, mesmo investindo parte desse valor para comprar publicidade nas redes sociais.
Em outras palavras, quando o valor obtido a partir do Google AdSense é superior aos valores gastos com campanhas publicitárias, dizemos que o ROI (Retorno sobre Investimento) foi favorável.
Como a arbitragem funciona no Google Adsense?
Você começa a ganhar dinheiro com anúncios ao monetizar suas visitas com o Google AdSense.
Essa é uma parte fundamental do processo de arbitragem do Google AdSense, pois você paga para adquirir tráfego qualificado para seu site ou blog.
Isso significa dizer que você precisa gastar dinheiro para fazer com que mais pessoas visitem o seu site, no entanto, no final, esses novos visitantes irão dar um excelente retorno no Google AdSense, fazendo com que o dinheiro recebido seja maior que o dinheiro gasto.
Para ganhar dinheiro com o Google AdSense, você precisa colocar anúncios em suas páginas, priorizando aquelas que apresentam bom tráfego. Essa inserção pode ser feita usando códigos específicos no cabeçalho da página.
Com essa ação você recebe uma quantia em dinheiro por cada pessoa que clicar no anúncio.
De modo geral, a quantia dependerá de fatores como a autoridade do site, palavras-chave usadas, valor do lance do anunciante, nicho, entre outros.
A arbitragem do AdSense recebe esse nome pelo fato de você estar literalmente incorporando anúncios do AdSense em seu próprio site e ganhando dinheiro com eles.
Para qualificar o processo, você precisa aproveitar a curiosidade dos usuários quando eles clicam em seus anúncios para gerar receita publicitária.
Logo, os conteúdos devem ser chamativos e relevantes, fazendo com que as pessoas cliquem e sejam direcionadas para sua página.
O melhor de todo o processo é que o Google cuida de tudo, fazendo com que não precise se preocupar com encontrar anunciantes ou criar anúncios por conta própria.
Tudo é feito pela própria plataforma da empresa, de modo que você escolha apenas os melhores lugares do seu site para exibir os anúncios.
Essa prática é legal?
Esse nome é bastante sugestivo e muitas pessoas acreditam se tratar de um esquema para obter visualizações em sua página na internet.
No entanto, a arbitragem de tráfego para o Google Adsense é legal e permitida pela própria plataforma.
Nesse sentido, você não precisa se preocupar em receber punições ao fazer arbitragem.
Ao fazer uma breve leitura das políticas de monetização e anúncios do Google, a empresa afirma que os publishers podem utilizar qualquer meio legal para a promoção do seu site.
Contudo, é recomendado evitar a compra de tráfego a partir de fontes não confiáveis, como é o caso dos bots.
Isso porque a compra de tráfego utilizando bots traz o aspecto de “forçar” o volume de tráfego sem qualificação, podendo fazer com que o seu site leve punição e seja proibido de participar do Google AdSense.
Consequentemente, há a restrição de qualquer tipo de anúncio, estabelecendo que o site devolva a receita obtida no mês.
É justamente por isso que é indicado cautela na hora de escolher parcerias para oferecer fontes externas de tráfego.
Afinal, caso o Google detecte uma quantidade suspeita de visitantes, isso fará com que os cliques nos anúncios sejam invalidados e a sua conta suspensa.
Melhores fontes de arbitragem
Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa técnica, separamos algumas das melhores ferramentas disponíveis para fazer arbitragem de tráfego para Google AdSense, são elas:
Bing Ads
Essa plataforma é uma excelente opção para quem quer receber visitas orgânicas no site.
Isso porque grande parte das pessoas que utilizam computadores com sistema operacional Windows tendem a utilizar o buscador Bing para fazer suas pesquisas na internet. Sendo assim, optar por esse tipo de arbitragem pode ser uma ótima escolha.
Atualmente, o Facebook é uma das melhores opções para fazer arbitragem. Isso porque o tráfego proveniente dessa fonte é de qualidade.
Isso significa dizer que a maioria dos usuários vindos dessa plataforma tendem a clicar nos anúncios o que irá aumentar o ROI dos seus investimentos significativamente.
Mais ainda, a plataforma do gerenciador de negócios Facebook é excelente para acompanhar todas as movimentações e relatórios das campanhas publicitárias.
Taboola
Por fim, o último canal da nossa lista de fontes de arbitragem de tráfego para Google AdSense é o Taboola.
Isso porque essa plataforma envia tráfego a partir de anúncios em outros sites de publishers.
Sendo assim, as pessoas que clicam nos anúncios desenvolvidos são direcionadas para o site, permitindo que, posteriormente, possam clicar nos anúncios presentes na página e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI).
Este artigo foi criado pela equipe Planejador WEb.