As casas de repouso para idosos, conhecidas por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são responsáveis pelo cuidado na terceira idedade, devendo ser regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 283/2005.
As instituições de longa permanência para idosos tiveram uma grande procura nos últimos tempos por conta do crescente envelhecimento da sociedade brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 14,3% da população tem mais de 60 anos.
Por conta disso as ILPI ganharam destaque por darem qualidade de vida aos idosos e por assegurarem uma ampla gama de serviços como atendimento hospitalar, socialização e, claro, conforto com quarto de idoso moderno e aconchegantes.
Nesse artigo falaremos sobre considerações sobre como escolher as ILPI’s, bem como equipamentos que não podem faltar dentro desse ambiente.
O que precisa ser observado pelos familiares em uma ILPI?
As instituições de longa permanência são diferentes das clínicas geriátricas. As ILPI são residências para idosos que são saudáveis e que possuem autonomia, mas que em alguns casos precisam de ajuda para se alimentar ou tomarem banho, ou seja, que não precisam de atenção médica constante.
Para o idoso que precisa de acompanhamento médico constante com o uso de remédios e assistência à saúde deve ser conduzido à uma clínica geriátrica.
Assim, dentro das ILPI, existem maquina lavar copos industrial, máquinas de lavar roupa, oficinas e atividades de socialização, permitindo que o local tenha higiene nos utensílios de cozinha, nas roupas e que sua saúde mental seja assegurada.
Desse modo, existem alguns pontos importantes para serem observados pelos familiares e pelo próprio idoso.
1. Regularização
Para a segurança do idoso e dos familiares, é preciso identificar se a ILPI possui o cadastro e as licenças de funcionamento emitidas pela ANVISA e pela Vigilância Sanitária do município.
É importante também a assinatura de contrato com a instituição que explicita todos os serviços que serão prestados dentro da instituição como: assistência médica, alimentação, serviço de lava louça industrial, entre outras demandas.
2. Instalações
Um fator decisivo para que a ILPI seja escolhida é a verificação das instalações, ou seja, da sua estrutura. Assim, é importante que a instituição conte com diversos elementos como:
- Tapetes que evitam quedas;
- Corrimões;
- Divisória de banheiro em granito;
- Barras de proteção;
- Rampas ao invés de escadas;
- Telas de segurança.
Também é importante identificar se o local conta com a manutenção periódica, o que pode ser visto por alguns sinais, como a verificação das paredes para identificar mofo, se há odores fortes no ambiente, se os utensílios passam pela maquina de lavar louça industrial, se as roupas de cama estão limpas, etc.
Desse modo, é imprescindível contar com serviços de manutenção e vistoria para manter essas necessidades em ordem, garantindo a satisfação dos clientes e de seus familiares.
3. Alimentação
O cuidado com a alimentação é muito importante para os idosos e é preciso saber se a ILPI possui acompanhamento de profissional, principalmente de um nutricionista. As normas da ANVISA exigem que as ILPI disponibilizem aos idosos pelo menos seis refeições diárias.
Todas as ILPI devem possuir também um responsável técnico de nível superior, apesar de não serem instituições de serviços de saúde, o responsável não precisa ser médico ou enfermeiro, porém, um médico ou enfermeiro seria uma boa opção para ser o responsável.
Outros pontos que deverão ser levados em consideração
Há outros pontos que precisam ser levados em consideração para que a escolha da instituição ocorram de maneira responsável e segura. Esses pontos são as visitas e a presença de cuidadores.
É importante que os idosos levem seus pertences pessoais, principalmente aqueles que eles consideram importantes. Saiba os horários de visitação, que no caso, precisam ser livres, não podem ter restrição. Se houver algum tipo de restrição de horários desconfie.
Também é importante que se avalie o atendimento prestado, tanto aos residentes como aos familiares. Verifique também o local de forma geral, além das instalações, como se a instituição possui um sistema de automação predial empresas que permite que o local seja mais seguro.
Os cuidadores são peças-chave na ILPI e o número deles dependerá do nível de autonomia dos idosos. Em instituições em que os idosos são mais dependentes haverá a necessidade de um cuidador para cada seis idosos.
Assim, todos esses pontos são importantes para a escolha correta e responsável da instituição de longa permanência para idosos e para gerir um negócio nessa área.