Como sabemos uma loja é composta de inúmeros tipos de processos como sistema de estoque, sistemas de automação comercial, funcionários e outros componentes. Porém, um elemento que não pode ficar fora das prioridades na composição de uma loja é a segurança.
Isso porque a segurança de uma empresa é importante para que o patrimônio, os colaboradores e as informações sejam protegidas de forma completa dando prosseguimento ao negócio de forma plena.
No decorrer desse artigo iremos falar sobre alguns pontos essenciais para a segurança das lojas e de seu programa para loja de roupas.
Dicas para um sistema de segurança em lojas
Uma loja é composta por diversos elementos e um deles é o cuidado com a segurança. Há inúmeras formas de garantir a segurança maior da sua loja e veremos alguns desses sistemas de forma mais detalhada.
1. Instale um sistema de segurança
Há muitos tipos de sistemas de segurança, mas um dos mais importantes dentro de uma loja é o de controle de acesso, principalmente, em áreas em que somente funcionários podem andar.
Assim, é possível fazer a instalação de diversos elementos como:
- Acesso à biometria;
- Câmeras internas;
- Sensores de movimento;
- Câmeras externas.
Também é necessário a instalação de sinalização para rota de fuga para incêndio, luzes de emergência, tudo para auxiliar as pessoas em situação de risco.
Uma outra forma de garantir que o sistema de segurança funcione é a instalação de alarme para portas e janelas de modo que se ocorrer alguma invasão, esta será rapidamente avisada para as autoridades que irão até o local averiguar.
2. Proteja os dados
Por conta da informatização de diversos processos comerciais, é imprescindível que uma loja tenha um sistema de proteção de arquivos e dados. Essa proteção de dados é feito com diversos elementos como criptografias, armazenamento na nuvem e outros.
Assim, podemos identificar que a proteção de uma loja é um conjunto de elementos, da rede laminada na parte externa da loja, até a proteção de dados.
3. Contrate um seguro empresarial
Um seguro empresarial é importante para que a empresa se proteja de problemas relacionados à acidentes, assim, existem diversos tipos de coberturas e serviços que são específicos para cada empresa.
Dessa forma, o seguro empresarial devem ser feita com base em todos as atividades que são desempenhadas pela empresa. O seguro empresarial, junto à um sistemas de alarmes wifi ajuda na composição de um sistema de segurança eficiente para lojas.
Outros elementos para a segurança da loja
Há outros elementos muito importantes para que a segurança de um negócio seja garantido, e que são de grande importância para o processo como um todo.
Abaixo falaremos com mais detalhes sobre esses procedimentos de segurança.
1. Cuide das rotinas de banco
Um dos maiores cuidados para a segurança de uma empresa é com as movimentações financeiras, como os depósitos e saques de valores.
Uma das formas de prevenir ataques e surpresas durante essas movimentações é fazer caminhos diferentes, ir em diferentes horários e andar com quantidade pouca de dinheiro.
Fique sempre atento à atitudes suspeitas, e sempre procure auxílio se identificar perigos evidentes.
2. Fechamento de caixas
Outro momento bastante delicado em uma loja é o fechamento de caixa. Assim, para evitar que movimentações ocorram e gerem atenção de criminosos é preciso evitar o acúmulo e valores nos caixas.
Uma das formas é não criar uma rotina, e sim fazer o fechamento dos caixas em horários diferentes e evitar fazer isso em horários de grande movimento.
3. Combine práticas de segurança com a equipe
Faça um alinhamento com toda a sua equipe de modo que todos possam estar atentos à movimentação da loja, fundamentalmente em horários de picos.
Com isso a empresa fica mais protegida e os colaboradores ficam mais atentos as atividades diárias. Nesse ponto é importante que todos os funcionários tenham alguma identificação como um cartão de proximidade ou então um crachá.
Assim, vimos que para uma empresa manter a segurança de seu ambiente, de seus produtos e de seus colaboradores, precisa investir em um sistema de alarmes, sistema de controle de acesso, ter uma equipe atenta, manter rotinas financeiras sempre em constante mudança, tudo para que os processos e a segurança aumente para todos assegurando um ambiente tranquilo e confortável.