O mundo dos negócios é cheio de siglas. Por se parecerem, é comum que muitas delas se confundam e acabem gerando algumas dúvidas entre os empresários e profissionais que atuam nas mais diversas empresas.
Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo para explicar o chamado c-level, cargos executivos seniores das organizações. Veja o que é CEO, CFO e COO, como cada um desses profissionais atual e quais são as relações existentes entre esses cargos.
Quer saber mais? Continue a leitura!
Entendendo as nomenclaturas
Muito provavelmente você já se deparou com algumas dessas siglas. Entender a nomenclatura do mundo corporativo é o primeiro passo para identificar quais são as responsabilidades de c-level.
CEO
CEO é, sem dúvidas, uma das siglas mais conhecidas. Trata-se do cargo de Chief Executive Officer, que implica no principal chefe de uma empresa: aquele que está no topo de toda a estrutura organizacional do negócio.
Dentre as atribuições do CEO, temos:
- responsabilidade e autoridade máxima na tomada de decisões;
- definição do planejamento estratégico;
- desenvolvimento, comunicação e implementação da visão e missão da empresa;
- gestão de operações;
- avaliação da atuação de outros diretores, como o COO e CFO;
- gestão de recursos da empresa;
- gestão da relação entre operações e conselho administrativo;
- gestão de mercado, avaliando sempre a competitividade e tendências.
CFO
O CFO, Chief Financial Officer, é o diretor financeiro da empresa. Trabalhando junto com o CEO, ele é responsável por garantir que o fluxo de caixa e o orçamento empresarial estejam de acordo com o planejamento financeiro da empresa.
Dentre suas atribuições, estão:
- estruturação de um planejamento financeiro sustentável;
- criação de projeções, previsões financeiras e objetivos;
- acompanhamento da evolução da empresa;
- garantir que a empresa siga todas as obrigações legais, através do pagamento de tributos, taxas, contribuições e impostos;
- ter uma boa relação com fornecedores, clientes, investidores e outras peças-chave do mercado;
- realização de análises de orçamento de curto, médio e longo prazo;
- estabelecer prioridades e planos de ação para garantir a saúde financeira da empresa;
- trabalhar para que o orçamento empresarial esteja devidamente alinhado com o planejamento estratégico da organização.
COO
O COO, por sua vez, é o Chief Operating Officer, ou diretor de operações.
Quando pensamos na estrutura operacional de uma empresa, ele é o responsável por fazer a máquina funcionar da melhor forma possível.
Trabalhando em conjunto com o CEO e o CFO, o COO é responsável por garantir o bom funcionamento dos processos e operações da empresa, entregando resultados e cenários mais favoráveis no que diz respeito à rotina do dia a dia do negócio.
Dentre as atribuições do COO, temos:
- motivar a equipe;
- definir metas e objetivos junto com a equipe;
- responsabilizar-se pela qualidade de produtos e serviços da empresa;
- avaliar as operações da empresa e realizar ajustes;
- dar feedbacks para os gestores e profissionais;
- auxiliar na melhora e reformulação de processos produtivos;
- acompanhar e avaliar os planos de vendas.
Qual a relação entre CEO e CFO?
Como explicado anteriormente, esses profissionais possuem uma relação direta no dia a dia da empresa.
No caso do CEO e CFO, é possível ver o trabalho conjunto quando o assunto é a gestão da empresa e dos interesses financeiros da mesma.
O CEO, responsável por cuidar das operações gerais da empresa, se alia ao CFO, que por sua vez cuidará do que diz respeito aos orçamentos e finanças do negócio.
É importante que esses dois trabalhem juntos para que as decisões tomadas pelo CEO tenham embasamento na realidade financeira, fluxo de caixa, balanço patrimonial e orçamento empresarial do negócio.
Uma empresa onde CEO e CFO não se relacionam e não trocam informações poderá apresentar muitos equívocos: decisões que não consideram a saúde financeira da empresa e a perda de oportunidades que poderão surgir no dia a dia.
A união e colaboração entre esses dois profissionais é fundamental para criar um ambiente lucrativo, promissor e sustentável para o negócio.
Qual a relação entre CFO e COO?
A relação entre CFO e COO também é simples, e precisa de atenção.
Quando o chefe de financeiro e o chefe de operações não possuem um trabalho em conjunto, a empresa também poderá sofrer algumas consequências.
Imagine um cenário em que um chefe de operações não esteja ciente da realidade financeira e dos objetivos econômicos da empresa. Como ele poderá tomar decisões mais assertivas para as operações do negócio? Como ele poderá tomar a produção mais eficiente para aumentar os resultados se ele não conhece as metas e objetivos do negócio?
E, mais do que isso, como ele poderá ter o capital necessário para reestruturar e melhorar o setor operacional se o CFO não possui essa área como prioridade?
É fundamental que o COO e o CFO tenham objetivos em comum e, principalmente, tenham clareza e alinhamento para apresentar esses objetivos. Isso norteará as decisões e estratégias de ambos os setores para transformar o negócio em algo muito mais rentável a curto, médio e longo prazo.
Os c-levels possuem atribuições diferentes entre si, mas que precisam estar alinhadas para que a empresa funcione e cresça de acordo com o esperado.
A construção de um negócio de sucesso irá depender não só do CEO, como muitos pensam, mas do alinhamento entre esse profissional e outros diretores executivos, como CFO e COO.
Com uma estratégia bem desenhada e clara para esses três profissionais, o percurso se torna menos turbulento, sendo possível então alcançar uma empresa sustentável, rentável e muito promissora.
Esse artigo foi produzido pela Investor, consultoria especializada em avaliações de empresas ou empreendimentos de todos os portes e segmentos, com mais de 200 bilhões de reais avaliados e 250 mil ativos inventariados.