Uma empresa sem dúvidas tem muitas preocupações e objetivos a serem alcançados no dia a dia. Porém um dos mais importantes e talvez o que mais influencia no sucesso do negócio são as vendas.
Ter estratégias definidas para aumentar vendas e conseguir cada vez mais clientes é de extrema importância para ter resultados positivos, e contar com ajuda da tecnologia deixa a rotina e planejamento da empresa muito mais simplificado e organizado.
Quando o assunto é tecnologia, os chatbots se tornaram uma referência em automação e impulsionamento de resultados quando implementados da maneira correta nas estratégias da marca.
O que é um chatbot?
Como citado anteriormente, o chatbot é uma tecnologia de automação para atendimento, é um software de mensagens automatizadas que podem ser programadas previamente. Ele é de grande ajuda para as empresas pelo fato de não necessitar de interação humana para realizar um atendimento.
Além disso, o chatbot possibilita que as empresas proporcionem atendimento 24 horas por dia, e pode ter interações personalizadas, com base no histórico de cada cliente através do uso de Inteligência Artificial.
Tudo isso ajuda a empresa a oferecer uma experiência de atendimento mais completa, eficiente e com interações mais precisas e objetivas, algo que inevitavelmente resulta em um aumento de vendas.
Portanto, neste conteúdo você poderá entender como um chatbot pode ajudar as empresas a impulsionar as vendas e otimizar atendimentos.
Quais são os benefícios do chatbot para vendas?
O chatbot é uma tecnologia que tem um grande impacto em várias áreas de uma empresa, sem dúvidas. Mas ele oferece vantagens que também influenciam muito na área de vendas, como algumas das citadas a seguir.
Atendimento rápido
Como citado mais acima, a automação do chatbot permite que a empresa disponibilize seu atendimento aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Além de não necessitar de interação humana inicialmente, pois caso seja necessário o contato com um atendente, a ferramenta é responsável por fazer a triagem deste cliente e direcioná-lo da maneira correta, algo que agiliza o processo de atendimento.
Captação de dados
Uma das grandes vantagens do chatbot é a coleta de dados do cliente, algo que, em conjunto a uma estratégia omnichannel, pode ser usado para implementar estratégias de fluxo de vendas e nutrição que serão mais certeiras nos interesses do consumidor.
Otimização da jornada do cliente
O benefício acima também ajuda a personalizar a jornada de compra e atendimento do cliente, algo que melhora muito sua percepção e satisfação em relação a marca.
Personalização
As etapas de um funil de vendas tem grande importância na decisão de compra do cliente, e através do chatbot as empresas podem personalizar as mensagens enviadas de acordo com o momento de compra do consumidor, algo que ajuda a aumentar as chances de conversão.
Redução de custos
A implementação de um chatbot impacta diretamente nas vendas, algo que influencia na retenção de clientes e diminuição de perdas de vendas.
A automatização e Inteligência Artificial desta tecnologia também economiza tempo na coleta de informações, e ajuda as equipes a ter um atendimento mais capacitado em um tempo otimizado.
Como treinar um chatbot para vendas?
O chatbot é uma tecnologia que pode e necessita ser treinada para tornar o atendimento um diferencial da empresa.
Como citado anteriormente, o chatbot pode ser otimizado por meio de outras tecnologias como Machine Learning ou Inteligência Artificial, juntamente com estratégias baseadas em User Experience e UX Writing.
Utilizando essas tecnologias em conjunto, é possível tornar os chatbots mais humanizados, melhorando a comunicação e a experiência do cliente.
Como aumentar suas vendas com chatbot?
Como é possível concluir, os chatbots podem ajudar imensamente na rotina de atendimento de uma empresa. Porém, como é possível utilizá-los para impulsionar suas vendas? Logo abaixo, você pode acompanhar algumas das principais estratégias.
Ofertas personalizadas
Ao saber o histórico do cliente, o que ele já demonstrou interesse e o que ele já adquiriu anteriormente, a abordagem no atendimento é facilitada com a possibilidade de fazer ofertas personalizadas ao cliente.
Captação de leads
Por meio de um chatbot, oferecendo conteúdo personalizado também é possível criar ações para obter dados relevantes dos clientes, que irão te ajudar no processo de prospecção e venda.
Pós-venda e pesquisas
Ter um pós-venda bem estruturado é uma etapa essencial para a fidelização de clientes, e o chatbot pode ser de grande ajuda para entender como foi a experiência de compra deste consumidor, aplicar pesquisas de satisfação e feedbacks para melhorar ainda mais o atendimento.
Suporte otimizado
Além do que foi citado anteriormente, o chatbot também ajuda as empresas a oferecerem um atendimento mais ágil e um suporte muito mais eficiente para o cliente. Isso através da automatização e uma etapa de filtro para que o atendente entre em ação quando necessário.
Recompra
Com a fidelização e oferecendo uma experiência personalizada aos clientes, a possibilidade de fazer com que o cliente compre novamente aumenta. A empresa pode implementar estratégias de Up-sell ou Cross-sell, por exemplo, para uma revenda mais certeira.