Tenha um armário elegante e funcional com dicas que vão transformar seu estilo a cada estação
Quando as temperaturas mudam, é chegado o momento de mexer no guarda-roupa e deixar por perto aquelas peças que combinam com o novo clima. Há roupas que transitam facilmente o ano todo, como as saias, que, no inverno, podem ser usadas com a companhia da meia-calça, ou as camisas, as quais viram a terceira peça no verão.
No entanto, há aqueles modelinhos que combinam apenas com o frio ou com o calor e que vão esperar a volta do clima ideal para serem usados novamente. Então, como organizar o armário de forma que fique elegante e funcional em qualquer estação?
Classifique por estação
Tire tudo do guarda-roupa e classifique as peças por estação. Roupas mais leves combinam com o verão, enquanto as de meia-estação são ótimas para outono e primavera. Por outro lado, roupas pesadas são próprias para o inverno. Ajeite essas pilhas e se prepare para guardar tudo de volta.
Coloque as roupas da estação contrária no fundo do armário ou nas prateleiras mais altas, você não vai precisar delas agora. Já as de transição e da estação atual podem ficar mais visíveis e fáceis de alcançar.
Veja o que pode ser usado o ano todo
Algumas roupas funcionam bem o ano todo e podem ficar nas partes mais práticas do armário. É o caso das saias, alguns vestidos, calças legging, calças jeans, shorts, camisas e croppeds.
Você pode montar uma pilha com essas peças versáteis ou deixar pendurado em alguns cabides. O importante é que esteja fácil de encontrar e que você realmente as use na outra estação.
Otimize os espaços
Uma maneira de manter o guarda-roupa sempre organizado é otimizar o espaço com separadores e organizadores. Nas gavetas, eles podem ajudar a deixar no fundo o que não vai ser usado e na frente as roupas da estação.
Os cabides também são ótimos aliados, e você pode pendurar juntos uma calça e um casaco que fazem combinação. Para os acessórios, vale guardar bolsas menores dentro das maiores e ter um espaço exclusivo para cintos, chapéus e outros itens.
Separe o que vai doar
A queda (ou o aumento) da temperatura também é uma ótima oportunidade para selecionar o que não vai ficar no seu armário. Analise aquelas peças que estão há mais de um ano sem uso e veja se podem ser doadas ou vendidas em brechós.
Essa separação pode ser feita na primeira etapa, enquanto você organiza as roupas por estação. Basta incluir uma caixa exclusiva para o que não volta ao armário.
Invista nos sacos a vácuo
Se o guarda-roupa é pequeno, os sacos a vácuo prometem ser grandes aliados. Eles são excelentes para quem gosta de guardar cobertores e quer aproveitar melhor o espaço.
Vão ser úteis no verão, também, quando as peças mais grossas vão para o fundo do armário. Após lacrados devem ficar em locais mais altos e distantes para não atrapalhar o dia a dia com as demais roupas.
Monte uma escala de cores
A escola de cores também é interessante para trabalhar a organização e as estações do ano, afinal, determinados tons combinam mais com o calor, enquanto outros são ótimos para o inverno.
Quando concluir a separação das peças por estação, organize também por cor, indo das mais claras para as mais escuras.
Veja o que pode dobrar e o que é melhor pendurar
O armário costuma ser dividido em espaços para roupas dobradas e penduradas, além das gavetas. Tire tudo de dentro e analise o que vale a pena manter dobrado e quais peças ficam mais organizadas penduradas.
Aproveite os cabides e use os gaveteiros para camisetas básicas, meias, cachecóis e lenços. Casacos mais pesados, que ocupam muito espaço pendurados, também podem ser dobrados e colocados nos sacos a vácuo para otimizar o armário.