A Internet mudou a forma como as empresas podem atrair clientes, incluindo as pequenas empresas. As empresas podem investir em marketing digital em vez de gastar grandes somas em publicidade tradicional, televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors ou panfletos.
No passado, essas eram as únicas formas de divulgar uma marca, produto ou serviço. Mas hoje as pessoas estão expostas a outras mídias que têm muito mais opções.
A tendência é que o tempo gasto online seja cada vez maior, enquanto anúncios invasivos ou irrelevantes são cada vez mais ignorados.
Além disso, os consumidores interessados em adquirir determinado produto ou serviço contam com a Internet como um grande auxiliar na tomada de decisões.
Em geral, as pessoas buscam informações sobre produtos ou empresas, comparam preços, ouvem opiniões de outros usuários e até buscam recomendações de amigos – tudo online, em sites ou redes sociais, por exemplo.
Portanto, as estratégias de marketing digital podem ser consideradas quase obrigatórias para as empresas, independentemente do segmento em que atuam.
Em um mundo cada vez mais compacto, principalmente com a facilidade de uso dos smartphones, é questão de sobrevivência para os pequenos negócios.
O que é marketing digital?
O marketing digital pode ser definido como um conjunto de atividades que uma empresa ou um indivíduo realiza online.
O objetivo é atrair novos negócios, construir relacionamentos e desenvolver a identidade da marca. Inbound marketing, marketing de conteúdo e SEO são as estratégias mais importantes utilizadas para isso.
No inbound marketing, as empresas buscam maneiras de entender os hábitos e necessidades mais importantes dos consumidores para se comunicar com eles.
O principal objetivo deste edital é dar solução às dúvidas e anseios do público para atraí-lo e encantá-lo.
O marketing de conteúdo, que envolve a publicação e distribuição de material informativo e valioso ao público, é uma das formas mais importantes de atrair, converter e encantar o público. Para isso, utiliza postagens de blogs e sites, redes sociais ou e-mails.
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de funções que ajudam a tornar uma página da web mais fácil de encontrar.
Em outras palavras, ajuda sites ou publicações a obter resultados aumentando organicamente o número de visitas sem pagar por publicidade.
Em geral, várias técnicas são usadas para otimizar páginas para torná-las mais compreensíveis para humanos e mecanismos de busca.
O resultado esperado são sites com boa classificação nos resultados de pesquisa e que atraem mais visitantes.
Para se ter uma ideia, imagine os benefícios que as atividades podem trazer para, por exemplo, as empresas de locação de mini escavadeira.
O especialista pode contribuir com a criação do site da instituição, que contém todas as informações da empresa, bem como um blog para publicação de materiais informativos.
O conteúdo pode responder gratuitamente às principais dúvidas do público da empresa, oferecer dicas e tentar ajudar de alguma forma os visitantes.
De acordo com os objetivos da empresa, também podem ser divulgadas novidades, por exemplo, sobre criação de sites Curitiba.
O conteúdo online dá visibilidade a um negócio e também é útil ao público quando ele precisa e pesquisa. Especialmente porque eles são fáceis de encontrar com a otimização de SEO.
Assim, o marketing digital ajuda as pequenas empresas a fortalecer suas estratégias de publicidade e atingir um maior número de clientes e potenciais clientes.
Vantagens do marketing digital para pequenas empresas
Para garantir a eficácia das estratégias de marketing digital, é importante que o conteúdo produzido seja relevante, de alta qualidade e com um tema criteriosamente escolhido.
No entanto, se bem planeadas, as atividades podem produzir benefícios muito positivos com as seguintes vantagens:
- Facilidade de medição de resultados;
- Opção de funções de segmento;
- Centro de Visitantes Gratuito;
- Construindo uma audiência;
- Excelente valor para o dinheiro.
1. Facilidade em Mensurar Resultados
O marketing digital utiliza diversas ferramentas para mensurar detalhadamente os resultados de cada campanha.
Por exemplo, a equipe de marketing de eventos de esportes pode realizar uma série de testes para descobrir qual campanha funciona melhor para o público.
Os especialistas podem analisar as operações que deram bons resultados e buscar formas de melhorá-las. Na mesma medida, estratégias que deram baixo retorno podem ser ajustadas e otimizadas.
Você pode facilmente calcular o ROI (Return on Investment) e o CAC (Customer Acquisition Cost).
A informação pode ser utilizada na tomada de decisão, pois pode ser um importante indicador da saúde da empresa.
Na venda de sorvete de massa para revenda ou outros tipos de produtos ou serviços, a baixa rentabilidade e os altos custos podem indicar um acompanhamento mais próximo e mudanças nos esforços de marketing em busca de melhor desempenho.
2. Capacidade de segmentação das atividades
As ferramentas utilizadas no marketing digital também permitem separar os contatos de acordo com o nível de interesse que demonstram.
Esta segmentação permite uma atividade altamente focada que atinge apenas o público mais interessado na oferta da empresa.
Imagine vender resina para piso industrial com e-mail marketing.
A possibilidade de segmentação torna a estratégia muito menos invasiva e mais precisa do que as medidas tradicionais de marketing.
Além disso, os próprios clientes em potencial podem se interessar em momentos diferentes, e a segmentação permite um atendimento individualizado para cada contato.
3. Atração gratuita de visitantes
O marketing digital atrai potenciais clientes para os canais digitais da empresa de forma contínua e gratuita.
Isso é possível, entre outras coisas, por meio da otimização para mecanismos de busca, facilitando o ranqueamento orgânico no Google, enviando e-mail marketing, publicando em redes sociais.
Todas essas estratégias podem aumentar significativamente o tráfego para sites e redes de forma orgânica.
Isso significa que as pessoas podem encontrar facilmente, por exemplo, uma empresa especializada em infraestrutura de ar condicionado.
No entanto, deve investir em sua presença digital com ações de marketing relevantes.
4. Crie uma audiência
Com o tempo, a produção de conteúdo relacionado às atividades de marketing digital permite criar uma sólida base de contatos. São emails cadastrados, assinantes de blogs, seguidores em redes sociais, etc.
Os contatos são como recursos de marketing valiosos para construir um público.
Com um público bem definido e em constante crescimento, uma clínica popular de pesquisa pode se tornar referência no mercado em que atua.
Seus clientes ou pacientes com certeza aceitarão a experiência perfeita que você proporcionar e isso pode gerar fidelização ou indicações.
5. Excelente custo-benefício
As quatro vantagens anteriores devem ser adicionadas ao fato de que os esforços de marketing digital produzem grandes resultados com um orçamento pequeno.
É claro que planejamento é necessário para que as atividades alcancem os objetivos desejados, e recursos também são necessários para uma produção de qualidade, com ideias originais e boas ferramentas.
Investir na exposição de pequenas empresas na Internet pode gerar retornos muito maiores do que na mídia tradicional.
Além disso, várias ferramentas e aplicativos podem otimizar o trabalho. Alguns permitem agendar posts e criar relatórios para analisar resultados, por exemplo.
Uma empresa que consulta, por exemplo, sistema para mini mercado, pode criar contas nas principais redes sociais, uma iniciativa que custa quase nada.
Respondendo a perguntas comuns do público, ele consegue educar o público, aumentar sua autoridade e até atrair mais clientes para o seu negócio, entre outras coisas.
Vale ressaltar que o objetivo não é ignorar completamente os esforços de comunicação tradicionais, mas complementar os esforços, sempre para fortalecer a empresa.
Nesse sentido, a recomendação mais importante é a contratação de um especialista nas estratégias de marketing digital da empresa.
Especialmente nos casos em que as pequenas empresas conseguem gerir com um orçamento reduzido, o emprego pode ser uma garantia de retorno do investimento.
Ao fazer atividades de marketing de forma independente, um empresário pode até ter sucesso, mas também pode perder todo o investimento.
Por outro lado, especialistas com ampla visão sobre as tendências do mercado sabem utilizar as estratégias da melhor forma possível para garantir os melhores resultados para as empresas, como empresa que oferece hidrojateamento de fachadas.