O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, então, o que não falta é opção de como preparar um cafezinho. Tem cafeteira italiana, máquina que mói os grãos na hora, grão solúvel, cápsula, cada dia conhecemos um novo jeito.
No entanto, é unânime que o café coado, aquele que lembra as memórias de infância, tem o seu valor. Esse modo de preparo se dá por infusão em água quente, passando o líquido por um coador, de pano ou papel.
É esse o jeito de coar café da maioria dos brasileiros. No entanto, embora simples, tem seus segredos. É por isso que alguns cafés, ainda que usando os mesmos materiais e produtos, são melhores que outros.
Nesse texto, você vai entender as principais vantagens e desvantagens dos dois tipos de coador mais populares: o de pano e o de papel. Também algumas dicas para extrair o melhor do pó que você tem em casa.
Antes, no entanto, uma receita (ou algumas dicas) para o café coado perfeito:
- Sempre use água mineral ou filtrada;
- Despeje um pouquinho de água quente sobre o filtro antes para aquecê-lo;
- Assim que a água começar a formar bolhinhas, desligue o fogo e coe o café;
- Na hora de coar, deixe o café hidratar com um pouquinho de água no filtro;
- Despeje a água devagar e em movimentos circulares;
- Não use colher ou mexa para acelerar o processo;
- A quantidade de pó depende da preferência de cada pessoa.
Pois bem, siga a leitura e entenda todos os outros pontos sobre como fazer um bom café coado.
Coador de pano: entenda como usar para coar café
Ainda muito popular, especialmente no interior do país, o coador de pano tem como grande vantagem ser durável, ou seja, pode ser usado por anos.
Por ser confeccionado de algodão, esse coador não interfere no gosto do café e ainda retém todos os óleos essenciais, acentuando as características daquele grão.
A principal desvantagem desse tipo de coador é que a sua manutenção dá um pouquinho de trabalho. Ele precisa ser bem lavado, de preferência só com água. Deve ser guardado em local seco ou dentro da geladeira, em um recipiente com água.
É importante ressaltar que essas medidas evitam que o tecido acumule impurezas e bactérias.
Uma dica é congelar esse coador, quando ele for passar alguns dias sem ser usado, pois isso aumenta sua vida útil. Entretanto, mesmo com todos os cuidados, é bom que esse item seja substituído periodicamente, pelo menos uma vez por ano.
Coador de papel: entenda como usar para coar café
O coador de papel é uma invenção moderna, que se popularizou em muitas casas porque é muito prático. Existem versões reutilizáveis, mas a maioria é descartável, o que evita todo o trabalho de higiene e conservação.
É só usar e jogar no lixo. Ele também promete uma retenção maior, o que ajuda o café a ficar mais forte.
Como desvantagens estão, além de custar mais caro e gerar mais lixo, o fato de que alguns papéis acabam deixando gosto no café, que também pode perder alguns de seus óleos essenciais.
Uma dica para evitar esse problema é coar o filtro com um pouco de água quente antes de passar o café.
Texto: Gustavo Marques