É preciso prática e nem todos serão especialistas, mas se você seguir as diretrizes abaixo, poderá criar notícia efetiva sem muito estresse.
Os cinco “W” e o “H”
Este é o cerne de todas as notícias – você precisa saber cinco coisas:
Who? O que? Onde? Quando? Por quê? Quão?
Qualquer boa notícia fornece respostas para cada uma dessas perguntas.
Você deve perfurar isso em seu cérebro e eles devem se tornar uma segunda natureza.
Por exemplo, se você deseja cobrir uma história sobre um time de esportes local participando de uma competição, precisará responder a estas perguntas:
- Quem é o time? Quem é o treinador? Quem são os jogadores de destaque? Quem são os apoiadores?
- Que esporte eles praticam? Qual é a competição?
- Onde está a competição? Onde a equipe está normalmente sediada?
- Quando é a competição? Há quanto tempo eles estão se preparando? Existem outros fatores importantes no tempo?
- Por que eles estão participando dessa competição em particular? Se é relevante, por que a equipe existe?
- Como eles vão entrar na competição? Eles precisam arrecadar fundos? Quanto treinamento e preparação são necessários? O que eles precisam fazer para vencer?
A pirâmide invertida para notícia
Isso se refere ao estilo de jornalismo que coloca os fatos mais importantes no início e funciona “a partir daí”.
Idealmente, o primeiro parágrafo deve conter informações suficientes para fornecer ao leitor uma boa visão geral de toda a história.
O restante deste artigo explica e expande no início.
Uma boa abordagem é supor que a história possa ser cortada a qualquer momento devido a limitações de espaço.
A história funciona se o editor decidir apenas incluir os dois primeiros parágrafos?
Caso contrário, reorganize-o para que funcione.
O mesmo princípio pode ser aplicado a qualquer tipo de mídia.
Mais dicas para notícia
É sobre pessoas
As histórias de notícias são sobre como as pessoas são afetadas.
Na sua história esportiva, você pode dedicar algum tempo a se concentrar em um ou mais indivíduos, ou como está o moral da equipe ou como os torcedores estão se sentindo.
Tenha um ângulo de notícia
A maioria das histórias pode ser apresentada usando um ângulo específico ou “inclinação”.
Essa é uma técnica padrão e não é necessariamente ruim – ela pode ajudar a esclarecer o objetivo da história e a focá-la.
Exemplos de ângulos que você pode usar para a sua história esportiva:
- “A equipe enfrenta a competição nacional”
- “O grande candidato a treinador do primeiro ano”
- “A equipe local precisa de fundos”
Mantenha o objetivo da notícia
Você é completamente imparcial. Se houver mais de um lado na história, cubra-os todos.
Não use “eu” e “eu”, a menos que esteja citando alguém. Falando em citar…
Cite as pessoas
Por exemplo: “Estamos realmente empolgados com esta competição”, diz o técnico Bob Dobalina, “É a meta mais alta que já estabelecemos”.
Não fique florido
Mantenha suas frases e parágrafos curtos. Não use muita linguagem descritiva.
Quando terminar, analise a história inteira e tente remover quaisquer palavras que não sejam completamente necessárias.
Texto por WNWeb