Saber como fazer branding no setor automotivo é muito importante, seja você uma fabricante de grande porte, seja uma concessionária especializada em uma marca (como carros Ford, por exemplo) ou seja uma empresa ou loja de produtos e acessórios complementares. Não importa o tamanho ou o tipo de produto, trabalhar com a estratégia de Branding é vital para ter mais resultados.
Atualmente, o trabalho de Marketing é focado muito na parte de fechar vendas. Nós vemos elementos como propagandas nas redes sociais focadas em converter e gerar novas vendas e pouco trabalho focado na parte de Branding, que tem como objetivo elevar a empresa para um novo nível dentro do seu mercado. Esse trabalho é o que realmente diferencia as grandes empresas daquelas que poderiam ser grandes, mas nunca serão.
Quer sabre como fazer branding no setor automotivo do jeito correto? Então siga a leitura do artigo abaixo!
O que é Branding no setor automotivo?
Imagine que a Disney fosse uma pessoa. Como ela seria? Você provavelmente conseguiu imaginar alguém muito específico, provavelmente parecido com o Mickey e que acredita em magia, por exemplo.
E como seria, digamos, a Apple se ela fosse uma pessoa? Talvez você tenha imaginado um homem hipster, de cerca de 30 ou 40 anos, com roupa futurista branca.
Se sua imaginação bateu com essa descrição, não pense que é magia, mas sim o fato de que essas duas empresas fizeram um excelente branding. Na prática, o Branding é a estratégia de Marketing que não tem como objetivo direto gerar vendas, mas sim criar uma ideia na cabeça do consumidor.
O objetivo é que uma imagem específica da empresa seja passada para o consumidor e ele possa interagir com essa imagem, o que o tornaria mais provável de comprar da empresa (caso seja o público-alvo).
Por isso, o branding não tem uma estratégia específica. Não é questão de fazer um anúncio ou campanha. As estratégias podem ser variadas, de acordo com o que a empresa quer e quem ela quer alcançar.
Como fazer Branding no setor automotivo: 3 dicas
1. Tenha a personalidade de sua marca bem definida
A personalidade da marca é o que irá atrair e conquistar o público. Uma personalidade bem trabalhada é capaz de aumentar o número de vendas somente pela sua simpatia. Confira abaixo quais os pontos fortes a trabalhar nesse setor:
- Linguagem: Qual o tom de sua marca? Ele pode ser moderno, engraçado, mais jovial, neutro, dependerá de como se comporta o seu cliente ideal. Este tom se refletirá na linguagem usada com o público-alvo, não só nas palavras, mas na escolha imagética e nas ações de publicidade, a fim de criar uma conexão entre a marca e o cliente.
- Consistência: Uma vez definido o tom, use-o com consistência, em propagandas, na apresentação das imagens e vídeos, nas redes sociais. Quanto mais vezes sua marca interagir com a personalidade escolhida, mais ela se fixará na memória das pessoas.
- Opinião: Independente de qual a linguagem escolhida para conversar com seu público, sua marca deve ter uma opinião, tanto sobre assuntos do momento como assuntos gerais. Algumas empresas se fortalecem com opiniões impopulares, outras vão com o consenso, não há escolha errada, desde que o ponto de vista emitido faça sentido com a personalidade escolhida.
2. Faça ações indiretas para conquistar seu público
Um bom branding conecta sua marca não só a ações para venda, mas também a ações indiretas, que permitem uma conexão emocional de seu público com a sua empresa. Há diversas formas de criar essas ações, como posts informativos no Instagram, falando sobre assuntos que permeiam o nicho automotivo, mas que não são associados diretamente à venda de produtos, ou vídeos tutoriais no YouTube, que socorrem espectadores desesperados em busca de soluções para problemas com seus carros.
Se você quer ir além, sua marca pode participar como patrocinadora em eventos importantes da região, como jogos desportivos. Por exemplo, empresas famosas como a Heineken e a Pirelli são conhecidas por patrocinar grandes eventos como Fórmula 1, reforçando em seu público-alvo a experiência emocional que elas podem oferecer.
3. Trabalhe a cultura de sua empresa no branding no setor automotivo
Sua empresa precisa ter uma cultura. Ainda que ela seja só uma loja de produtos automotivos, é importante ter uma cultura específica, própria, que ninguém mais tenha.
Quando elaborar algo do tipo, trabalhe para colocá-la em prática. Isso vai desde os cuidados específicos na hora de contratar alguém até os treinamentos internos, sistema de cores e muito mais. Enfim, realmente transforme a sua empresa em quem você quer ser. Só assim será possível transmitir isso para os outros.
Pronto! Agora que você já viu algumas das principais dicas de como fazer branding no setor automotivo, é hora de colocar as dicas em prática para realmente atingir os principais objetivos do seu projeto com a sua empresa.
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