O brasileiro é um dos maiores consumidores de café do mundo, e muita gente não dispensa uma boa xícara para começar o dia ou reanimar no meio da tarde.
Porém, se você vai consumir, a quantidade feita pode sobrar e gerar desperdício, coisa que ninguém deseja, muito menos quem faz uso de café superespecial ou de algumas versões gourmet.
Se você gosta de um cafezinho mais artesanal e não é acostumado com cafés de máquina ou cápsulas, o café de sachê pode ser uma opção para aproveitar a bebida em qualquer momento do dia.
Ele é preparado da mesma forma que os tradicionais saquinhos de chá, e pode ser encontrado em combinações de grãos especiais. Conheça um pouco mais do café em sachê a seguir e confira nossas dicas de preparo.
Café em sachê: o que é e como fazer
O café é uma bebida bastante versátil, consumida quente ou gelada, pura ou combinada com outras bebidas, e que pode inclusive ser saborizada de diferentes formas.
Mais recentemente, o café ganhou diferentes versões de preparo, que vão além do tradicional coador de papel ou pano.
As cápsulas de café são um modo mais prático e com menos chance de erro no preparo, e o café em sachê é uma alternativa para quem gosta de preparar o próprio café, mas sem sujeira e preocupação com medidas.
O café em sachê pode ser comprado em lojas específicas e pela internet, ou pode ser feito em casa por você.
Preparando o café em sachê comprado
O melhor lugar para comprar tipos diferentes de café é a internet. Em lojas especializadas você encontra sachês de café em embalagens individuais, caixas e até mesmo reutilizáveis.
O preparo é idêntico ao de chás tradicionais: esquente a água até um pouco antes de levantar fervura. Adicione a água quente na xícara, infusionando o sachê de café na água por alguns minutos. Adoce se preferir e aproveite esse momento.
Café de sachê caseiro
Para quem quer evitar a produção de lixo e também deseja controlar a intensidade do café, escolher o tipo de pó utilizado e experimentar sabores personalizados, o indicado é fazer seu próprio sachê em casa.
Basta pegar dois pedaços quadrados de tecido, no tamanho desejado, e costurá-los formando uma bolsinha. Você pode adicionar um fecho interno por cordas para facilitar o fechamento ou amarrar com fibras naturais.
Adicione o café na bolsinha, feche e coloque na água quente até obter a intensidade desejada.
Vantagens de consumir café em sachê
Se você se interessou pelo café em sachê mas ainda está indeciso se deve provar ou não, aqui vão algumas das diversas vantagens de consumir esse tipo de café e quem sabe inseri-lo na sua rotina.
Economia e praticidade
Por fazer quantidades individuais de café, ele evita que você desperdice pó, água e adoçantes ou açúcar. Aquele café que sempre sobra na cafeteira ou garrafa térmica não vai precisar ser jogado fora.
Além disso, o preparo é feito diretamente na sua xícara ou caneca, dispensando o uso de filtros, coadores, cafeteiras, moedores e outros utensílios usados no preparo do café tradicional.
Menor necessidade de limpeza
Você não precisa lavar coador, canecos e nem colheres. É possível ferver a água na xícara em um micro-ondas, já com o açúcar, que irá se dissolver e misturar completamente na água.
Depois é só mergulhar o sachê e aproveitar o sabor do café fresquinho, sem louça e sem acidentes com borra de café.
Variedade de sabores
Tanto o sachê de café comprado como o feito em casa possibilitam que você explore sabores incríveis, que acabam sendo mais caros nas versões de pacote.
Assim você pode conhecer novas combinações em pequenas doses, e se gostar, optar pela quantidade maior daquele café.
Em casa, você pode adicionar especiarias como:
- Cravo;
- Canela;
- Folhas;
- Flores.
Tudo isso no sachê de pano, mudando o sabor do seu café sempre e como preferir.