Qualquer negócio online precisa de um bom plano de marketing para alavancar a empresa. Ter um bom projeto de SEO, com estratégia de marketing de conteúdo, de influência e outros gêneros é fundamental para que o negócio escale a sua audiência, gere mais leads e feche mais vendas.
A concorrência é grande independentemente do segmento da empresa, por isso você não pode ficar parado. Para vender mais na internet, é preciso saber se conectar com o público. Separamos algumas dicas para ajudar a sua empresa a iniciar uma estratégia de marketing em 2021:
Presença online é o básico
A primeira dica para iniciar no marketing é começar a marcar a presença online da sua empresa. Começando pelo básico, o primeiro passo é criar o perfil da sua empresa nas principais redes sociais do mercado. Estude quais são as plataformas mais utilizadas pelo seu público e finque a sua presença nas redes necessárias.
Analise o marketing dos seus concorrentes
A segunda dica para iniciar a sua estratégia de marketing é analisar o marketing dos seus concorrentes. Se você possui concorrentes diretos e eles já estão marcando presença na internet, busque aprender com o que eles têm feito. Dessa maneira, você pode criar o planejamento inicial de marketing para o seu negócio.
Valorize os diferenciais do seu negócio
Uma dica importante para guiar o seu plano de marketing é explorar os diferenciais da sua empresa. É importante entender quais são os pontos fortes do seu negócio e apostar neles para se diferenciar na hora de produzir conteúdo para as redes sociais e sites. Essa é uma forma de atrair o público do seu segmento de mercado.
Identifique o perfil do seu cliente ideal
Outro fator importante é identificar o seu cliente ideal. O consumidor moderno é muito mais exigente e, por isso, é fundamental que a empresa entenda as suas necessidades para que consiga se comunicar com assertividade. É importante entender quem são os seus potenciais clientes para focar em produzir conteúdo para as pessoas certas e reduzir o seu CAC (custo de aquisição de clientes).
Inbound marketing é essencial para quem quer começar a fazer marketing com baixo custo
O inbound marketing ou marketing de atração é uma forma barata de conquistar a audiência e gerar mais leads. Basicamente, ações de inbound focam em criar conteúdo relevante para gerar autoridade para a empresa. Para isso, você deve alimentar um blog, produzir conteúdos ricos como e-books, webinars e vídeos curtos.
Dessa forma, você fortalece a presença online da sua empresa e tende a gerar mais oportunidades de negócio. Mapeie as necessidades da sua audiência, crie conteúdo para quem precisa e produza materiais voltados para atrair mais clientes.
Aposte no link building para gerar audiência para o seu negócio
O link building é uma estratégia voltada para SEO que pode ajudar a criar relevância para o site da sua empresa mais rapidamente. Então, a dica é trocar links entre sites ou mesmo “comprar” um link em um site relevante.
Produza um conteúdo e insira um link voltado para o seu site, reforçando as palavras-chave mais importantes para o seu negócio. Isso faz com que as páginas do seu site passem a ser mais relevantes para o Google, o que consequentemente melhora o ranqueamento do site a médio e longo prazo.
Pratique o comarketing para atrair audiência
O comarketing é uma forma semelhante ao link building para atrair a audiência de outros sites para o seu site. Tenha parceiros de marketing e produza conteúdo em conjunto como um webinar, uma pesquisa sobre o seu segmento, um e-book, uma série de vídeos para o Youtube e outros tipos de conteúdo.
Dessa forma, você dividirá os custos de produção e divulgação e terá a oportunidade de gerar novos leads de maneira orgânica, gastando bem menos do que investindo em anúncios.
Estas são algumas dicas importantes para qualquer empresa começar a fazer marketing na internet. Hoje em dia, ter uma presença online forte é essencial para atrair clientes e estimular o relacionamento com os consumidores, gerando mais oportunidades para o negócio.
Texto: Gear Seo