Alavancar as vendas com certeza é o sonho de todo empreendedor, afinal é realmente incrível a sensação de perceber que deu certo trabalhar com aquilo que você tanto queria.
Porém, sabemos que o caminho para chegar lá no topo pode ser muito mais difícil do que parece, ainda mais se você não tiver ferramentas e estratégias para prosseguir em sua jornada.
Pensando nisso, criamos este artigo a fim de apresentar 5 dicas com grande potencial para aumentar as suas vendas. Este texto é destinado para quem já possui um negócio e que já realizou pelo menos suas primeiras vendas.
Entenda o seu cliente de vendas
Acreditamos que saber para quem vender já é metade do caminho andado e saber como vender completa o enigma.
Que fácil isso não é mesmo? Na verdade não! Definir o público e saber falar com ele requer muito estudo e contato com clientes.
É preciso investigar, entender, atualizar… e isso várias e várias vezes, pois tenha certeza que quanto mais o tempo passar mais informações e melhor você vai entender os seus clientes.
Algumas dicas:
- Se você possui um negócio físico e tem contato direto com o cliente é uma boa maneira de entender quem ele é, o que gosta, o que faz…
- Caso seu negócio seja online você pode fazer isso por e-mail, formulário de avaliação ou pesquisa, whatsapp, enfim uma série de ferramentas podem te auxiliar
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Melhore sua presença nas redes sociais para ter mais vendas
Talvez neste momento seja até clichê você ouvir que precisa estar presente nas redes sociais.
Deve estar pensando “Essa dica eu já sei faz tempo e já estou óbvio…”
Mas calma aí! Estar presente nas redes sociais vai muito além de ter uma conta no Instagram e postar algo lá uma vez ou outra.
Aqui acreditamos que o primeiro passo é descobrir quais redes sociais fazem sentido para o seu negócio e você pode começar através de algumas perguntas:
- Para quem eu quero vender o meu serviço/produto?
- Em quais canais encontro este público?
- Eu tenho uma equipe preparada para cuidar destes canais ou preciso contratar este serviço?
Nosso conselho é que seja bem realista, se está começando talvez não tenha o necessário para investir com uma equipe em várias redes sociais.
Então comece aos poucos, trabalhar bem em apenas uma rede é melhor que trabalhar com todas. Se não pode contratar o serviço ou uma equipe se manter atualizado pode ser um grande diferencial para você!
Também é importante você não concentrar todos seus esforços em vender a todo custo, até porque é algo chato para o cliente que te acompanha em uma rede social.
Mostre sobre você, sobre a sua marca, como tudo começou, quem são seus colaboradores, o que vocês acreditam e entregue valor antes de tudo.
Atendimento a clientes em vendas
Não é nada incomum ouvir tais frases “nunca mais volto neste lugar, atendimento péssimo” ou “o atendimento vale super a pena recomendo demais”.
Seja físico ou digital, o atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais que o seu negócio pode ter. Lembre-se que atender não é só para fazer uma venda ou fechar um contrato. O atendimento acompanha o público em cada fase desde a descoberta até o pós-venda.
O ideal é estar presente sempre nos canais de atendimento. Porém, sabemos que nem sempre isso é possível, muitas vezes por uma equipe com tempo limitado ou uma demanda inicial baixa.
A dica aqui então é priorizar os horários comerciais para atender seu público. Responda e-mails, whatsapp, directs sempre que possível. Busque também ajudar o seu público antes de querer apenas vender.
Talvez o seu produto não seja o ideal para aquela pessoa naquele momento, mas o impacto positivo vai diferenciar a sua marca e quem sabe em um futuro esse cliente não esteja no momento ideal ou ainda te indique para clientes ideais?
Site
É costume pensar em um site como se fosse uma loja física, precisa ser atraente e organizado. O site nada mais é que a cara do seu negócio!
Claro que outras plataformas importam, mas é lá que o cliente encontra as informações mais importantes como serviços, contato, sobre a marca e outros… Cada tipo de negócio demanda uma estrutura específica.
Se você possui um consultório de dentista, por exemplo, não tem porque fazer algo tão complexo, seu objetivo é atrair clientes e estar bem ranqueado no Google, então um blog e uma página home com contato pode ser suficiente.
Dica: Não tente colocar tudo no seu site, quanto mais “limpo” melhor, a velha regra do menos é mais.
Levante bandeiras
Hoje as marcas e empresas estão se mostrando cada vez mais presentes em discussões e causas sociais. Algumas aproveitam situações para vender mais outras porque realmente abraçam algo que pode mudar o mundo para melhor. Não quero dizer aqui que você precisa estar por dentro de tudo e sair defendendo todas as causas.
Mas pode ser um momento de você refletir em que a sua marca ou empresa consegue ajudar as pessoas, como você e sua equipe conseguem usar seu espaço para dar voz a alguns movimentos?
Ficar em cima do muro e se abster de tudo que é “polêmico” pode ser até prejudicial, pois você acaba querendo atrair todo tipo de público quando poderia estar com um público mais nichado e fiel, que engaje e compre seu serviço/produto.
Leve para casa…
Melhorar as vendas é algo que requer tempo, estudo e muitas vezes uma equipe. Você até pode começar um negócio na sorte ou ainda fazer algumas vendas, mas chega um momento que não há mais como pular caminhos.
Aqui trouxemos algumas dicas, entretanto ainda há diversas coisas para se atentar como branding, gestão interna, inovação, treinamento, gatilhos mentais….
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