Growth hacking é um termo usado para descrever o marketing experimental. Em outras palavras, o objetivo do growth hacking é identificar oportunidades para alcançar resultados rápidos e “crescer” (crescer) um negócio.
É por isso que o growth hacking junto com o inbound marketing tem ganhado muito destaque nos dias de hoje, principalmente porque os mercados atuais estão cada vez mais competitivos e dinâmicos e exigem uma ação rápida para responder a tais mudanças.
Nesse sentido, o texto a seguir busca explicar o conceito de growth hacking, explorar sua ligação com o inbound marketing e como ele funciona na prática nas empresas.
Qual é a característica do growth hacking?
Growth hacking é um termo cunhado por Sean Ellis, diretor de marketing da LogMeIn, que o define como “growth hacking é marketing baseado em evidências”, mas o que isso realmente significa?
Growth hacking é baseado em encontrar espaços na estratégia e criar oportunidades (“hacking”) para que determinadas estratégias sejam desenvolvidas dentro da empresa. Portanto, o growth hacking é quase inteiramente baseado em encontrar os “gatilhos” que permitem que as organizações cresçam muito.
Growth hacking é baseado em abordagens científicas comprovadas para facilitar a identificação e exploração dessas oportunidades. Então, quando Sean Ellis diz que o marketing é comprovado, ele quer dizer isso cientificamente.
Por essas características, o growth hacking é um método que exige muito conhecimento técnico e conceitual de marketing, o que inclui também:
- Psicologia do consumidor;
- Processos de Negócios;
- Metodologia de teste;
- Técnicas.
Um exemplo é a área de marketing das empresas avaliação de Imóveis, onde o profissional deve conhecer como ocorre o processo de avaliação de casas e apartamentos, bem como as diversas estratégias de marketing disponíveis.
Growth Hacking e Inbound Marketing são estratégias opostas?
Inbound marketing é uma estratégia de marketing cujo principal objetivo é chamar a atenção dos consumidores. Isso porque, antigamente, as empresas acreditavam que apenas mostrar os produtos para as pessoas era o suficiente para realizar uma compra.
A realidade atual é diferente, pois as organizações utilizam estratégias para atrair a atenção das pessoas, principalmente na internet, para divulgar a marca.
Pela definição acima, fica claro que o inbound marketing não é um “concorrente” do growth hacking como muitos pensam. Essas duas técnicas são extremamente eficazes quando trabalham juntas para atrair novos clientes e gerar leads (potenciais clientes). Os benefícios do
Growth hacking incluem a melhoria da análise de métricas, além de sugerir áreas para melhoria nas estratégias de marketing de entrada, como:
- SEO;
- Conversão e processamento de chumbo;
- E-mail;
- Atividades em redes sociais;
- Entre outros.
Usando growth hacking, por exemplo, uma empresa de manutenção de compressores pode melhorar as taxas de conversão de leads identificando oportunidades de ação que podem impulsionar o serviço eleitoral de sua divisão.
Como integrar growth hacking ao inbound marketing?
Como mencionado anteriormente, o growth hacking é uma maneira de resolver os problemas e trazer uma solução mais completa para sua oferta de marketing de entrada. Isso requer entender como essas duas ferramentas podem funcionar juntas.
1) Compreendendo o funil de growth hacking
Assim como existe um funil de vendas, existe um funil específico para growth hacking. Também conhecido como “funil do hacker”, é dividido em cinco etapas principais:
- Aquisição: Quando diferentes práticas são combinadas com o objetivo de atrair e conquistar um cliente.
- Ativação: momento em que as atividades se concentram em causar uma boa primeira impressão no consumidor.
- Retenção: Se os clientes estiverem tão satisfeitos, continuarão a usar o produto.
- Renda: Os consumidores geram renda positiva para as empresas.
- Dicas: Hoje em dia os clientes convidam seus amigos para gastar de uma determinada empresa.
Apesar de todas as etapas acima, o funil do growth hack não segue ordem cronológica, permitindo que uma etapa esteja em andamento e outra ainda não. Isso significa que as empresas podem investir em oportunidades que melhor atendam às suas necessidades.
Um exemplo deste tópico poderia ser uma empresa que oferece transporte e logistica, que pode investir em atividades que avaliam as recomendações dadas pelos clientes a terceiros, embora isso ainda não traga um benefício financeiro para a empresa.
2) Definição de metas
Considerando as cinco etapas do funil de crescimento, pode-se finalmente começar a pensar nas metas que a empresa deve atingir. Obviamente, é importante pensar em metas que não sejam muito atrasadas para que sejam eficazes. não é apenas um setor especial nas empresas, ele deve ser capaz de identificar onde a empresa quer chegar.
Portanto, se um growth hacker em, por exemplo, uma empresa que oferece ambulâncias particulares quiser aumentar a retenção de clientes, a indústria de inbound marketing deve considerar sua viabilidade usando as ferramentas existentes (redes sociais, SEO, e-mail, etc.). ).
3) Desenvolva ideias
Depois de considerar o estágio do funil de growth hacking e a meta alcançável, é hora de praticar a criatividade. Growth hacking trabalha apenas com ideias, visa identificar oportunidades ocultas.
Uma das melhores formas de obter ideias é utilizar ferramentas do mercado como empresas de benchmarking. Estudando os sites dessas empresas, estudando cases de sucesso, consultando fóruns e grupos especiais.
Assim, por exemplo, uma empresa responsável pela gestão de analise de alimentos pode estudar e analisar os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e tentar aprender com eles.
Após essas etapas, você poderá fazer um brainstorm junto com a equipe responsável e explorar todas as ideias que vierem à sua cabeça. Ilustra como o growth hacking funciona na prática.
Você pode pensar em um caso onde uma empresa que faz furo em viga, essa empresa deseja aumentar sua recuperação de chumbo, então alguns “hacks” que podem ser feitos são por exemplo criar anúncios que oferecem condições de serviço de manutenção e ofertas especiais. ; capitalizar a disseminação da mídia social depois que os dados mostram como as postagens do Facebook estão se tornando promissoras; criar um sistema de referência onde tanto a pessoa que recomenda a empresa quanto o recomendador ganham um desconto. Tudo isso deve ser planejado em conjunto com o setor de inbound marketing.
4) Realização de experimentos
Por fim, é neste tópico que aparece a principal característica do growth hacking, a experimentação, como já dito, esta estratégia é intensamente científica, o que significa que o conhecimento científico é utilizado antes e depois. atividade .
Uma das disciplinas mais usadas em growth hacking é a estatística. Um exemplo disso é uma empresa de ponto de ancoragem, que pode controlar quanto tempo ela tem para deixar determinada propaganda ativa na internet, pode testar com um grupo de comparação. Portanto, essa empresa pode controlar a porcentagem de pessoas que acessam os anúncios em um dia.
Assim, por exemplo, uma empresa de construções e reformas, se os resultados alcançados forem satisfatórios, poderá implementar todas as ideias recebidas.
O setor de inbound marketing é responsável por garantir que tudo saia conforme o planejado, enquanto a área de growth hacking analisa os resultados das medidas. Essa é uma prática extremamente importante para empresas que querem fazer diferente para alcançar resultados inéditos. Tudo isso garante que as organizações se destaquem de seus concorrentes e ganhem mais espaço no mercado.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.