Como sabemos, o ramo gastronômico no Brasil é bastante concorrido, porém, com o investimento em marketing digital, você pode se destacar e conseguir resultados muito melhores do que tem conquistado até o momento em seu negócio.
E sabe por quê? Porque as pessoas estão cada vez mais conectadas e, ter uma presença de qualidade na internet hoje em dia, tornou-se algo crucial para as empresas.
Sendo assim, se você quer saber como o marketing digital pode ajudar negócios no ramo gastronômico, continue acompanhando o artigo!
Marketing digital para o ramo gastronômico
Atualmente, quando as pessoas querem comprar alguma coisa, contratar um serviço, encontrar lugares novos para conhecer, etc. é comum que elas façam pesquisas na internet, não é verdade?
Pois então, essa é uma realidade que, empresas que não querem perder seu espaço no mercado, precisam se adequar.
Porém, para isso, não basta ter apenas um site ou uma página no Instagram, por exemplo. Afinal, qualquer um pode fazer isso seguindo tutoriais na internet.
Para você, ou melhor, o seu negócio se destacar, é de suma importância ter uma presença digital profissional e isso passa, claro, pelas estratégias de marketing digital.
Afinal, elas sim, serão responsáveis por: gerar mais visibilidade e alcance ao seu negócio, atrair e fidelizar clientes, proporcionar mais vendas, além de outros diversos benefícios.
Ok, mas então quais são essas estratégias?
Estratégias de marketing digital para o ramo gastronômico
Redes sociais
Se tem um canal que o seu negócio precisa estar presente são as redes sociais. Isso porque, milhões de pessoas e claro, potenciais clientes, acessam elas diariamente, sendo um ótimo meio para potencializar os seus resultados.
E, tratando-se do ramo gastronômico, o Instagram e o Facebook são as principais redes sociais que você deve investir.
Isso porque, elas têm um forte apelo visual, você pode publicar imagens, vídeos e Gifs, pode fazer lives e muito mais, e é claro que isso, se bem feito, chama a atenção, gera interação, engajamento e claro, mais vendas e clientes.
Agora, para aproveitar ao máximo esta estratégia, não basta criar uma página e fazer algumas publicações aleatórias. Para ter sucesso com as redes sociais, você precisa seguir as dicas abaixo:
- Capriche na identidade visual da sua página e nas fotos, nos vídeos, etc.;
- Faça publicações regulares, pelo menos três vezes por semana;
- Crie um relacionamento mais próximo com a sua audiência;
- Faça posts com conteúdos ricos, úteis e relevantes;
- Utilize a linguagem do seu público-alvo;
- Promova ações como concursos e sorteios;
- Gere ações de engajamento e interação (enquetes, por exemplo);
- Responda todas as pessoas que mandarem mensagens;
- E faça parcerias estratégicas.
Site + SEO
A segunda estratégia de marketing digital que você precisa aplicar em seu negócio é o site com otimizações de SEO.
E para entendê-la melhor, vamos supor que você seja dono de uma empresa que vende cadeiras e mesas para restaurantes.
Se um cliente em potencial faz uma busca por esses produtos no Google, mas a sua empresa não tem um site, como é que ela será encontrada?
Então, além de estar nas redes sociais, é de suma importância que você tenha um bom site. E isso significa que ele deve ser:
- Rápido;
- Responsivo;
- Fácil de navegar e de encontrar informações;
- Bem estruturado, com categorias e subcategorias definidas;
- Bonito visualmente, com cores, imagens, vídeos, ícones, etc.;
- E bem otimizado, pensando na pesquisa orgânica do Google (ou seja, com otimizações de SEO), afinal, a sua empresa precisa estar bem posicionada quando um potencial cliente fizer uma busca.
Além disso, o seu site precisa estar sempre bem atualizado e com informações completas a respeito do seu negócio, desde o “quem somos” até as formas de contato, como e-mail e telefone.
Canal no YouTube
Produzir conteúdos de qualidade é algo fundamental em qualquer estratégia digital e já que estamos falando sobre o ramo gastronômico, o YouTube pode ser um ótimo canal para isso.
Afinal, você e/ou sua equipe podem produzir vídeos dando dicas sobre o setor, ensinando a fazer pratos e sobremesas, e assim por diante.
Se o conteúdo oferecido pela sua empresa for bom, útil, relevante e valioso, a tendência é que haja cada vez mais pessoas interessadas.
Agora, se você acredita que o YouTube não é para a sua empresa, tudo bem, você pode investir em um blog.
Assim, você continuará fornecendo conteúdos de qualidade para a sua audiência, só que em outro formato.
Seja qual for a sua escolha, o importante é caprichar nos conteúdos apresentados.
E, ao fazer isso, você pode se tornar uma referência, uma autoridade no assunto, o que, claro, gera muito mais credibilidade e interesse por parte das pessoas, dos parceiros e dos fornecedores.
Anúncios
Ao estar na internet, você precisa de tráfego, isto é, de pessoas que acessem as suas redes sociais, o seu site, o seu canal no YouTube ou o seu blog. Porém, isso não é conquistado de um dia para o outro. Leva tempo e exige muito esforço.
Agora, e se nós dissermos que existe uma estratégia que pode ajudá-lo com isso de maneira mais rápida? Pois é, esses são os anúncios.
Basicamente, você paga para uma ferramenta como o Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads, para poder anunciar seus produtos e/ou serviços e o melhor: de uma forma bastante segmentada e sem gastar rios de dinheiro.
Só não dá para dizer valores específicos, pois eles variam de acordo com o nicho e o nível de concorrência, mas, no geral, são bem mais acessíveis que as mídias tradicionais (tv, rádio, jornal, etc.).
Portanto, se você quer ter alcance, visibilidade e tráfego em seus canais na internet, além de vendas e mais clientes, vale a pena investir em anúncios e nas estratégias que apresentamos ao longo deste artigo!