A sustentabilidade é algo que deve ser lembrado diariamente por gestores e empreendedores.
Não por acaso, mas por uma questão ambiental, a empresa se torna mais aceita e completa quando resume pautas mais sustentáveis para o coletivo.
Como ser uma empresa sustentável?
Primeiramente se deve destacar que a empresa sustentável é aquela que não apenas prioriza o impacto negativo no meio social e ambiental, mas aquela que dita os bons resultados obtidos na área.
Ela deve também investir na medição da sustentabilidade além do interior da empresa, ou seja, ressaltar os impactos que esse efeito produz ao longo das partes envolvidas – ações, reações, fornecedores e público alvo.
Outro ponto de se notar uma empresa que pense sustentável está em não somente priorizar o zero desperdício por sua redução, mas sim, aquela que não produz desperdício algum.
5 ideias de como exercer mais a sustentabilidade
1 – Invista na iluminação natural
Além do que citamos acima, algumas dicas básicas são fundamentais para o andamento diário de uma empresa sustentável.
A começar pela conta de luz. Isso mesmo. A própria redução na conta de energia pode gerar um impacto positivo na questão da sustentabilidade, reciclagem e preservação do meio ambiente.
Por isso, a iluminação natural tende a tornar o ambiente de trabalho mais produtivo, porque ajuda a regular a produção do hormônio do sono (melatonina) no horário adequado.
Dica básica: deixe as janelas abertas (ventilação natural ajuda o planeta também), feche as cortinas e persianas e deixe a luz natural invadir seu escritório.
2 – Reuse os papéis como ação de sustentabilidade
Sabemos que não dá mais para ficar preso no passado e que temos todas as tecnologias e recursos digitais a nosso favor, portanto, muito cuidado na hora de imprimir papéis. Pense nas árvores, no meio ambiente e na natureza.
Dica básica: faça anotações no bloco de notas do computador ou celular ou utilize o verso das folhas já impressas para fazer o rascunho de anotações.
3 – Incentive a coleta seletiva
Empresa sustentável tem de ter a sequência de coleta seletiva no escritório (aquelas lixeiras com as cores amarelo, verde, vermelho e azul).
Além de fazer parte de uma ação simples, trabalha com a sustentabilidade em massa, ou seja, faz toda a turma do escritório pensar e colaborar com o planeta.
Dica básica: faça parceria com alguma cooperativa ou catadores da sua cidade. Isso é uma excelente ação ambiental que você fará, além de destacar sua empresa com o comprometimento da causa sustentável.
4 – Economize nos copinhos, preferindo uma abordagem de sustentabilidade
Plástico e mais plástico. Isso não é nenhum pouco sustentável, não é mesmo? Para solucionar esse probleminha, sua empresa pode optar por um dispensador automático de copos descartáveis.
Além de não desperdiçar, o uso desses equipamentos ajuda a liberar um copo por vez.
Dica básica: investir em copos ou canecas personalizados é uma ação sustentável que tem dado certo em algumas empresas.
5 – Seja um ponto sustentável
Uma ideia que tem sido referência para a sustentabilidade está nas empresas que investem no ambiente coletivo, ou seja, se tornam ponto de encontro para a sociedade.
Uma ação básica está em deixar um cantinho do escritório separado para receber pilhas, baterias, cartuchos e toners de impressoras.
Geralmente os descartes destes materiais feitos inadequadamente poluem o ambiente e ações como esta, deixariam sua empresa em evidência na construção de um mundo mais sustentável.
Não esqueça de reunir sua equipe e incentivar o engajamento de todos os integrantes nessa ação em favor do bem comum. Acompanhe as dicas do Sebrae e fique por dentro de como deixar sua empresa e sua marca mais sustentável.