Como um software é desenvolvido?

Você está pensando em implementar mais tecnologia na sua empresa? Então, é fundamental entender como um software é desenvolvido.

Na verdade, um “ciclo de vida do software” ou “processo de desenvolvimento de software” é uma estrutura organizada para facilitar o desenvolvimento de um produto de tecnologia.

Existem vários modelos utilizados para desenvolver um software. Cada um deles descreve diferentes abordagens para as tarefas que são necessárias durante processo de criação do software.

Então, se você quer entender como funciona o processo de trabalho de uma empresa de TI, conheça melhor cada etapa do processo de desenvolvimento de um software.

O que são os modelos desenvolvimento de software?

Cada vez mais, as empresas de desenvolvimento de software implementam as chamadas metodologias de processo ou modelos. O Capability Maturity Model ou Modelo de Maturidade de Capacitação (CMM) é um dos modelos mais utilizados. 

Na verdade, um modelo de desenvolvimento não diz exatamente o que fazer. Eles trazem uma espécie de soma de boas práticas para que o processo de trabalho e seus resultados sejam positivos. Existem também muitos outros modelos como ISO 9000, ISO 15504, Six Sigma e outros.

Etapas de como o software é desenvolvido

Muitas vezes, um software padronizado não resolve os problemas específicos de cada empresa.

Então, as empresas acabam buscando por soluções personalizadas que garantam um produto final que resolva as demandas de cada tipo de negócio.

Para isso, os processos de engenharia de software possuem etapas, compostas de diversas atividades como:

Análise de requisitos

Extrair os requisitos desejados em um produto de software é a primeira tarefa do processo de sua criação. 

Embora os clientes acreditem saber tudo o que o software deve conter, é necessário ter habilidade e experiência em engenharia de software para reconhecer o que deve ser feito para solucionar cada demanda.

Especificações

Especificar é a tarefa de descrever com precisão o software a ser criado, de maneira matematicamente rigorosa. 

Na prática, as especificações mais bem-sucedidas são escritas para entender e ajustar aplicativos que já foram bem desenvolvidos. 

Entretanto, os sistemas de software mais críticos quanto à segurança são frequentemente  especificados antes do desenvolvimento do aplicativo. 

As especificações são mais importantes para interfaces externas que devem permanecer estáveis.

Arquitetura de software

A arquitetura de um sistema de software, nada mais é do que representação abstrata do sistema. 

A arquitetura se preocupa em garantir que o sistema atenda aos requisitos do produto, além de garantir que os requisitos futuros possam ser adicionados.

Implementação

Trata-se da redução de um design aos códigos. Implementar parece ser a parte mais óbvia de da engenharia de software, porém não é necessariamente a maior parte de todo o trabalho envolvido.

Teste

O engenheiro de software deve testar se o produto está funcionando conforme planejado. Nesta etapa, os códigos criados por mais de um profissional devem funcionar juntos.

Documentação

Uma tarefa importante é documentar o design interno do software para que futuramente as manutenções e os aprimoramentos possam ser realizados.

Treinamento e Suporte

Uma parcela dos projetos de software falha quando os desenvolvedores não percebem que não importa quanto tempo e planejamento uma equipe de desenvolvimento dedica à criação de software, se ninguém da empresa tiver interesse em utilizá-lo. 

Às vezes, as pessoas são resistentes a mudanças e evitam se aventurar em áreas desconhecidas. Portanto, como parte da fase de implantação, é muito importante ministrar boas aulas de treinamento para os usuários do software.

As funcionalidades devem ser claramente mostradas, enfatizando o quanto elas vão ajudar nas rotinas diárias. Alguns usuários ficarão mais entusiasmados primeiro. Aos poucos, os usuários mais céticos irão entender a importância do software e seu uso ficará estabelecido em toda a organização.

Certamente, os usuários terão muitas perguntas e alguns problemas com software, o que levará à próxima fase.

Manutenção

Manter e aprimorar o software para resolver problemas recém-descobertos ou criar novos requisitos, pode levar muito mais tempo que o desenvolvimento inicial do software. 

Pode ser necessário adicionar códigos que não se encaixam no design original, o que exige um esforço significativo dos desenvolvedores. 

Cerca de 60% de todo o trabalho de engenharia de software é de manutenção, o que envolve desde a correção de bugs até a extensão do sistema para fazer realizar novas atividades.

Agora ficou mais fácil entender como o software é desenvolvido? Ter uma ideia geral do que acontece durante a criação de um produto de software pode ajudar você quando precisar de uma empresa de TI que crie um produto de acordo com a necessidade de sua organização.