O SEO é uma ferramenta do marketing digital muito utilizada para aprimorar posicionamento nos sites de buscas e consequentemente aumentar a visitação a seus sites.
Também conhecido por Search Engine Optimization, o SEO é uma estratégia baseada em dados de navegadores como o GOOGLE para aumentar as visitas orgânicas em seus sites.
O SEO também pode ser utilizado em conteúdos, a isso dá-se o nome de estratégia de conteúdo, onde as estratégias são postas nos textos para a captação de novos leitores.
Porém, muitas pessoas acham o SEO uma estratégia demorada e por vezes até mesmo desistem das contratações.
Entretanto, o que deve-se entender é que o SEO é uma estratégia de longo prazo, ou seja, não dará resultados instantâneos como, por exemplo, anúncios no google.
Estratégias SEO para Conteúdo
Engana-se quem pensa que o tráfego orgânico é dispensável, já que se pode pagar por resultados mais rápidos.
O SEO, por outro lado, é um gerador de tráfego orgânico, ou seja, leitores e possíveis novos clientes que irão ao seu site espontaneamente por sites de buscas.
Ou seja, o tráfego orgânico são os cliques em sua página em decorrência de seus conteúdos e desenvolvimentos web sem anúncios e sim com conteúdos.
Um exemplo é quando alguém busca no google algum assunto específico que se encaixe em seu nicho, com um conteúdo de qualidade o seu site ficará no topo da página de pesquisa, levando assim mais interessados a entrarem em seu sites.
Este ranqueamento na plataforma como google leva tempo e desenvolvimento de estratégias constantes e é isso que vamos mostrar a você a seguir.
Os conteúdos de seu blog serão uma porta de entrada, um convite para os leitores vagando na web.
Eles irão procurar diretamente certos conteúdos que lhes interessam e que fazem parte de seu nicho, então seus conteúdos devem ser voltados para este público.
Muitas agências de marketing digital oferecem consultorias SEO para auxiliar seus clientes nestas metas e como trazê-las de maneira eficaz.
Palavra-chave
A palavra-chave é o mecanismo de captação de leitores, pense como uma vara de pesca com uma isca no anzol, os leitores são o peixe.
Com uma palavra-chave bem colocada, você atinge maiores números de leitores e dá ao Google a ideia de que os seus conteúdos são relevantes, consequentemente subirá nas páginas.
Porém, não basta somente colocar uma palavra-chave no conteúdo, é preciso trabalhá-la, é preciso distribuí-la de modo orgânico no texto e claro, ter uma palavra-chave relevante.
Existem muitos sites que auxiliam na captação de novas palavras-chave, mostrando as métricas e até mesmo as buscas.
Por isso, pesquise as palavras-chaves antes de elaborar um conteúdo.
A quantidade de vezes que se repete também é uma forma de incorporar impacto ao conteúdo, portanto distribua a palavra-chave escolhida ao longo do conteúdo de modo fluido.
É importante que a palavra chave apareça no:
- Título
- Conteúdo
- Imagem
- Meta descrição
Uma dica a mais também, é posicionar a palavra-chave no começo do título e no início do conteúdo, nas primárias duas palavras do primeiro parágrafo.
Leitura
A leitura dos conteúdos de blog otimizados com SEO devem ser rápidos e fluidos, pois o público que os busca muitas vezes não tem tempo de ler textos muito extensos.
Por isso, opte por conteúdos diretos e que abordam diretamente o leitor, com verbos no imperativo e voz ativa constante.
A leitura deve ser rápida, então distribua os parágrafos de modo conciso, ou seja, poucas linhas, no máximo três por parágrafo e frases curtas.
Desta forma, sem aqueles blocos de texto de artigos científicos, a leitura não fica cansativa e o leitor pode rapidamente achar os seus interesses.
Escrita
Procure por escritas mais diretas, utilizando a voz ativa nos parágrafos e verbos no imperativo.
Evite palavras muito difíceis e muito longas, lembre-se que a leitura deve ser rápida e fluida para o fácil entendimento em um dia corrido.
Invista em palavras de transição no início dos parágrafos, de modo a ligar um pensamento ao outro mesmo em parágrafos diferentes.
Para isso, tenha em mente algumas:
- Assim
- Também
- Além do mais
- Além disso
- Por exemplo
- Ou seja
- Desta forma
- Ademais
- Primeiramente
- Entretanto
Links
Tenha em mente que o texto, como já dito anteriormente, será sua vara de pesca e a isca serão os links.
Os links de entrada e saída são de extrema importância para as otimizações SEO eles darão retorno de clientes e credibilidade ao conteúdo.
Os links de saída são links de fora que você coloca dentro de seu conteúdo, sobre um conteúdo que complementa seu texto e de sites com mais métricas que o seu. Nunca pegue o link de um site com menos métricas.
Já os links de entrada são links para outras páginas dentro de seu site que irão direcionar o leitor a outras áreas de seu ambiente.
O Profissional de SEO
Os profissionais que desenvolvem estes pontos são chamados de redatores SEO e são responsáveis por implementar as estratégias e otimizar os conteúdos dos blogs de seus clientes.
Um atrativo para muitas pessoas se interessarem em se tornar um redator SEO é que a maioria dos cargos são home office e assim pode ser desenvolvido de todos os locais até mesmo de um hotel em Guarulhos.