Uma equipe motivada é fundamental para o bom andamento dos negócios. Isso não é uma opinião, mas sim um fato. As pessoas, quando trabalham de forma mais prazerosa, rendem mais e isso, consequentemente, impacta diretamente nos resultados da sua empresa.
Mas você sabe como estimular sua equipe? Será que você está fazendo certo com aquele colaborador?
Quer estimular sua equipe? Veja como!
O diferencial em potencializar os colaboradores da sua empresa faz parte de um combo de gestão empresarial que é muito importante para o sucesso dela.
Confira as dicas que preparamos para você acertar com a pessoa que representa sua marca, produto, empresa ou negócio.
1- Conheça tudo sobre sua equipe
Saber tudo sobre sua equipe é o primeiro passo para poder estimulá-la. Saber tudo é análogo a se preocupar com cada colaborador.
Isso inclui conhecer mais sobre o perfil do seu funcionário, o que ele pensa do futuro e como ele se prepara para representar você (sua empresa, no caso).
Isso só será possível depois de você traçar o planejamento estratégico da missão do seu negócio.
Por exemplo, de nada adianta contratar alguém que não tem perfil inovador para uma empresa cuja característica principal é a criatividade. Então, esse papel está ligado diretamente à gestão de pessoas da sua empresa.
Esse fator deve ser priorizado antes mesmo de firmarem contrato. Portanto, uma coisa depende da outra. A “manutenção” da permanência daquele colaborador depende muito de você.
Então, esteja sempre de braços abertos para conhecer a sua equipe. Esteja atento às dores daquele funcionário e ofereça-lhe segurança para evoluir.
Lembre-se, ele é a principal ferramenta de visibilidade da sua marca, portanto, zele por isso para que ele zele pelo que representa.
2 – Tenha uma boa comunicação
A boa comunicação não falha. Deixe todas as informações sobre o trabalho da sua equipe alinhadas. Isso é fundamental para a condução de todos os procedimentos que a empresa faz.
Os funcionários devem saber o que é esperado deles e estarem a par de todos os objetivos do empreendimento.
Por isso, é importante que você, enquanto gestor, divida todas as informações da função daquele colaborador, bem como as conquistas e méritos individuais e coletivos.
Nesse item, a dica principal é: o colaborador precisa ter uma comunicação clara e objetiva com o líder.
3 – Não se esqueça das metas
Traçar as metas de cada colaborador é um passo importante nessa comunicação empresa X funcionário.
Para melhor estimular sua equipe, não se esqueça de estabelecer metas. São elas que definirão os resultados e sucesso do seu negócio.
Levante indicadores, prazos e, se puder, faça uma planilha para que os colaboradores saibam também quais passos seguir.
4 – Tenha organização
A organização deve ser aliada da produtividade. E essa organização deve partir da liderança da equipe. Quando se tem uma estruturação do que fazer, a equipe trabalha melhor e isso facilita no procedimento de chegar a bons resultados.
Hoje em dia há aplicativos e softwares que facilitam a rotina das equipes de trabalho. Eles organizam o planejamento semanal e mensal de todos, e você consegue gerenciar melhor os papéis dos colaboradores.
Ter um planejamento organizado é fundamental para estimular sua equipe a gerenciar as tarefas e evitar atrasos, por exemplo.
5 – Faça pausas
Uma equipe bem estimulada precisa de pausas. Sim, aquela clássica paradinha de 15 minutinhos. E cabe ao gestor, ou seja, ao líder de equipe, organizar as pausas estratégicas de seus colaboradores.
Descansar, relaxar, dar uma volta é fundamental para manter sua equipe produtiva e proativa. Lembre-se que, quanto mais tempo uma pessoa passa ininterruptamente fazendo a mesma coisa, menos foco ela tem.
Portanto, fique atento a essa dica imprescindível para manter a produtividade e funcionalidade da sua equipe.
6 – Realize treinamentos
Os treinamentos são parte de ações que toda equipe precisa para se desenvolver. A liderança que investe em cursos e treinamentos para sua equipe sabe que esta é uma boa estratégia para potencializar a produtividade dos colaboradores.
Fora os treinamentos de praxe, incentive sua equipe a estudar e se profissionalizar. O conhecimento é uma estratégia que todo mundo deve buscar.
7 – Sempre dê feedbacks
Os feedbacks são outra dica indispensável aos seus colaboradores. Para estimular sua equipe, priorize o retorno do trabalho que estão executando.
Seja uma crítica construtiva ou um elogio. Isso motiva e dá mais resultados tanto pessoais quanto profissionais à pessoa.
8 – Reconhecimento é tudo!
O reconhecimento do trabalho de seus colaboradores também é um ponto a observar para potencializar a produtividade deles. Um líder que reconhece sua equipe, sabe que terá retornos imprescindíveis lá na frente.
E não se esqueça: há várias maneiras de reconhecimento profissional, desde um dia de folga, bônus salarial, brindes, cursos pagos, entre outros.
O estímulo da sua equipe é necessário! Se precisar de um reforço na execução de gestão de pessoas, procure o Sebrae.
Lá tem profissionais capacitados para atender todas as demandas e necessidades de um empreendimento. A sua reciclagem enquanto gestor é também parte do seu sucesso.