Começar um negócio online não é uma tarefa simples, existem uma série de obrigações e práticas a serem seguidas para ter sucesso. Veja neste artigo o que você precisa para vender mais, conheça os tipos de lojas virtuais mais comuns e dê os primeiros passos neste mercado em ascensão.
Tipos de loja virtual: 4 opções mais usadas no mercado
Os tipos de lojas virtuais podem ser separados de várias formas, pelo que vendem, para quem vende, pelo porte e etc.
Aqui decidimos fazer uma lista de acordo com o formato e a proposta de venda, e chegamos a 4 modelos mais comuns.
#1 E-commerce tradicional
O mais comum entre os tipos de loja virtual, o e-commerce tradicional opera como um comércio eletrônico convencional.
Nele você fabrica ou revende um produto que tem em seu estoque e coloca a venda em seu site e, a cada venda, você mesmo o envia para o cliente.
Neste modelo todo o processo precisa ser feito por você, desde a produção ou compra dos produtos, passando pela criação do site, toda parte burocrática, contratação de processadores de pagamento até o frete que irá levar o produto até o seu cliente.
Como o próprio nome sugere, é o tipo de loja virtual mais comum dentro do mercado.
#2 Dropshipping
Uma das modalidades de negócio em alta, o dropshipping consiste na venda de produtos sem a necessidade de montar um estoque.
Funciona assim, você cria uma loja e anuncia os produtos dos seus fornecedores com uma margem de lucro.
A cada venda você informa aos fornecedores que terão o trabalho de separar e enviar o produto ao seu cliente.
Aqui você terá de dar conta de criar e hospedar o site, escolher os gateways de pagamento e atrair os clientes para seu site, mas não precisará investir em estoque e nem se preocupar com a entrega que fica a cargo do seu fornecedor.
#3 Marketplace
O marketplace é um dos tipos de loja virtual onde você cria sua loja e tem seus produtos, mas procura uma vitrine que receba muitas visitas para aumentar as chances de alcançar os seus clientes.
Sites como Amazon, Americanas, Submarino, Magalu e outras marcas renomadas alugam espaços para que você apresente seus produtos.
Funciona assim, você fecha com uma dessas plataformas e com isso pode anunciar seus produtos no site deles, a contrapartida é um percentual cobrado em cima de cada venda efetuada. Geralmente, não há cobrança de mensalidade.
#4 Canais de venda em redes sociais
Por fim, outro tipo de loja virtual que vem ganhando espaço são os canais de vendas que vem evoluindo dentro das redes sociais.
O Facebook e o Instagram, por exemplo, já possuem uma aba “Shop” própria para anunciar produtos.
O que é necessário para abrir uma loja virtual?
Agora que você já conhece os tipos de loja virtual e como cada uma opera, trouxemos os pontos fundamentais para iniciar o processo de abertura de um negócio na internet.
Conhecer bem o mercado
A pior coisa para quem quer começar um negócio online, independente do modelo, é cair de cabeça sem um mínimo de conhecimento sobre o mercado. Antes de mais nada, você precisa conhecer:
- Quem é seu público-alvo?
- Quem são seus concorrentes?
- Quais as tendências desse nicho de mercado?
- Quanto é possível ganhar nesse ramo?
- Quais as opções disponíveis?
Procure pesquisar e tentar começar a responder essas perguntas, é claro que as respostas não serão diretas logo de cara, mas quanto mais você pesquisar sobre, mais irá conhecer o mercado em que está entrando.
Ter um processo de logística claro
Se você for trabalhar com produtos em estoque precisa ter bem claro quais as etapas que vão desde a compra de matéria-prima ou produtos para revenda até o momento em que a mercadoria é despachada para entrega ao consumidor.
Tudo vai depender do que você vende e qual o nível de complexidade dos seus produtos, por isso, procure sempre simplificar ao máximo todo o processo logístico.
Escolher uma plataforma e adquirir um domínio
Ter uma loja virtual de sucesso passa muito por escolher a plataforma certa para hospedar o seu site.
Caso opte por um e-commerce tradicional ou no modelo dropshipping, vale a pena conhecer algumas boas opções de plataforma de dropshipping e fazer comparações.
Criar um CNPJ
Existem lojas que vendem como pessoa física, isso não é ilegal dependendo do valor faturado, no entanto é sempre melhor regularizar sua loja e ter um CNPJ para evitar complicações fiscais futuras. Além disso ter um CNPJ oferece algumas vantagens como:
- emissão de notas fiscais;
- empréstimos empresariais;
- melhor preço de mercadorias e insumos;
- participar de Marketplaces.
Escolher opções de pagamento e frete
Por fim, mas não menos importante, você precisa escolher quais meios de pagamento irá oferecer e quais formas de frete poderá ofertar ao seu cliente.
No caso do frete, algumas plataformas possuem o serviço próprio, mas sempre vale a pena buscar alternativas mais ágeis, mesmo que o custo seja maior.
No caso das formas de pagamento a ideia é sempre oferecer o máximo de possibilidades possíveis, no entanto sabemos que cada gateway de pagamento tem seu custo, por isso, preze pelas opções mais completas que encontrar.
E aí, entendeu quais os tipos de loja virtual? Qual te interessa mais? É hora de escolher e começar a vender. BOA SORTE!
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.