Durante a pandemia, todos nós tivemos que nos reinventar para sobreviver ao lado de um vírus perigoso. Para isso, foi necessário desenvolver novas soluções e usar as tecnologias ao nosso favor para tentarmos viver como era antes.
Devido a isso, diversas tecnologias em praticamente todos os setores foram surgindo. Nas escolas, as crianças tiveram que se acostumar com as chamadas de vídeo e os restaurantes criaram cardápio em qr code e usaram mais o sistema de delivery para evitar contato.
Mas hoje, onde tudo está começando a normalizar um pouco, ainda vemos muitas dessas tecnologias sendo utilizadas no dia a dia. Neste post, vamos conhecer as maiores inovações que surgiram no período e como elas estão sendo usadas agora!
Atendimento online na área da saúde
Antes da pandemia praticamente não existia atendimento online na área de saúde. Muitas vertentes tinham até proibições quanto ao uso dos meios digitais para realizar consultas em pacientes.
Mas, em um mundo onde a maioria das pessoas precisava ficar em casa e os hospitais estavam lotados, ir em uma consulta presencial não era mais uma opção viável.
Sendo assim, a telemedicina surgiu e foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina. A princípio, a medida era para ser utilizada somente durante a pandemia, mas hoje em dia ainda vemos o seu uso gerando bons frutos.
Agora, médicos podem fazer consultas simples a partir de telefone ou vídeo chamadas, e demais profissionais, como nutricionistas, também foram liberados para atender online.
Plataformas de ensino à distância
A área da educação teve que se reinventar bastante para continuar operando e levando conhecimento aos jovens e às crianças. Para isso, a tecnologia foi muito utilizada e permitiu a criação de novas plataformas de estudos.
Essas plataformas surgiram para permitir o contato entre o aluno e o professor, de modo que mantivesse os estudantes engajados no estudo, já que estudar em casa é uma tarefa complicada para os mais jovens, que se distraem com facilidade.
Sendo assim, plataformas como o Google Classroom surgiram com funções específicas para que as aulas pudessem ser feitas e fosse possível passar trabalhos, provas e lições de casa sem maiores problemas.
Hoje, muitas escolas viram o benefício de se ter aulas online e algumas delas mantiveram algumas de suas aulas em modelo digital ou híbrido.
Pagamento por aproximação
Essa tecnologia não surgiu durante a pandemia, mas, seu uso foi impulsionado por ela e alcançou outros patamares.
O pagamento por aproximação é uma funcionalidade que surgiu nos cartões de crédito em que uma pessoa só precisa encostar o cartão na maquininha para realizar sua compra, sem ter a necessidade de digitar a senha.
Como, durante a pandemia, o ato de inserir o cartão na maquininha e digitar a senha poderia resultar na transmissão do vírus, essa tecnologia acabou sendo muito necessária no período.
E hoje ela evoluiu e não se limita somente ao cartão de crédito. É possível fazer pagamentos por aproximação a partir de outros dispositivos, como um relógio inteligente ou até mesmo seu smartphone.
As pessoas que utilizaram essa tecnologia durante a pandemia acabaram se acostumando com sua praticidade e eficiência e, continuaram a utilizando.
Aplicativos de Delivery
Outra tecnologia que já existia, mas foi impulsionada pela pandemia foram os aplicativos de delivery. A partir deles, foi possível:
- Fazer compras de mercado;
- Fazer compras nas farmácias;
- Comprar lanches para comer com a família;
- Entre outros.
Os aplicativos mais famosos são o iFood e o UberEats, mas muitos restaurantes resolveram inovar e criar seus próprios aplicativos para os clientes realizarem seus pedidos e assim eles não ficaram reféns das taxas.
Mas, além disso, eles também conseguiram trazer inovações no meio dos restaurantes. Um exemplo disso seria as Dark Kitchens, ou “cozinhas escuras” na tradução literal.
As Dark Kitchens são um modelo de trabalho onde, em vez do empreendedor ter um restaurante completo, ele, na verdade, tem apenas a cozinha do estabelecimento. Assim, ele faz as comidas e envia para os clientes por meio do delivery.
Dessa forma, foi possível diminuir os gastos de um restaurante comum e aumentar a lucratividade do negócio só pela possibilidade dos clientes comerem nas suas casas ou nos seus trabalhos.