As mídias sociais conectam pessoas onde quer que estejam e são essenciais tanto para as pessoas quanto para as empresas. Desde a ascensão das mídias, muitas tarefas difíceis de serem feitas a distância se tornaram mais viáveis.
Mas, de fato, você sabe qual é a definição de mídias sociais, ou mesmo como foi sua origem e quais são as principais plataformas atualmente?
Se deseja descobrir mais sobre essas ferramentas cruciais para o sucesso do seu negócio, continue conosco!
O que são mídias sociais?
As Mídias Sociais abrangem os canais online, como websites e aplicativos que, em suma, apresentam os seguintes aspectos:
1- Possibilitam a interação entre usuários;
2- Incentivam a participação;
3- Permitem a ampla divulgação de conteúdo.
Importância das mídias sociais
Segundo estatísticas divulgadas pela Statista, as mídias sociais possuem cerca de 3 bilhões de usuários ativos mensais.
Já o Relatório Global de Inteligência de Mídia da eMarketer destaca a importância das marcas estarem ativas nas mídias sociais, para alcançar seu público.
Afinal, na maioria dos países da América Latina, o que inclui o Brasil, e da Ásia-Pacífico, as pessoas gastam mais de três horas por dia em redes sociais e aplicativos de mensagens para se relacionarem e consumirem.
Com isso, a presença nas mídias sociais tem o poder de levar o seu conteúdo, serviço ou produto até uma enorme quantidade de usuários, seus potenciais clientes.
É inegável o potencial das mídias sociais em termos de alcance e conectividade, por isso que as estratégias de marketing digital alcançam resultados tão satisfatórios.
É certo que cada uma, em particular, possui finalidades específicas, sendo mais ou menos indicadas para as estratégias de determinada empresa – conforme objetivo, público ou outras especificidades que devem ser avaliadas.
Por isso é necessário levar em conta o perfil do público-alvo de cada marca para descobrir a melhor e mais certeira estratégia.
Para o que servem as mídias sociais
Para uma marca, atualmente, estar presente nas mídias sociais deixou de ser um diferencial e se tornou um requisito básico quando se quer alcançar o sucesso.
Se sobressair no mercado depende de saber definir o melhor canal para os seus negócios, de acordo com o perfil do seu público-alvo ou, mais especificamente, do comportamento do seu modelo de persona.
Apesar de parecer simples, montar uma estratégia assertiva envolve muito estudo e análise de estatísticas.
Por esse motivo, contratar uma agência de Marketing Digital e contar com a experiência de profissionais da área pode ser o impulso certo para o seu negócio.
De qualquer forma, conhecer o potencial das mídias sociais só trará benefícios para o seu negócio, então continue a sua leitura!
Como surgiram as mídias sociais
Se levarmos em conta o conceito de mídia social somente como mecanismo de comunicação, é correto dizer que o serviço postal utilizado pelos egípcios foi a primeira mídia, em 2400 a.C.
Em 1791 surgiu o telégrafo, criado por Samuel Finley Breese Morse, que facilitou o encaminhamento e recebimento de correspondências a distância.
Durante os anos de 1800, mídias como o rádio e o telefone se desenvolveram, e em 1969 a internet foi criada nos EUA, cenário de Guerra Fria, sendo liberada para uso comercial em 1987.
Enfim, durante os anos de 1900, houve a criação de milhares de mídias e os fóruns emergiram junto com o BBS (Bulletin Board System), que possibilitou a troca de mensagens e arquivos.
Em 1997 surgiu a primeira rede social, a Six Degrees, que possibilitou criar perfis online, adicionar amigos e compartilhar conteúdos.
A partir dos anos 2000 foi notável o crescimento das mídias sociais e, especialmente, o uso da internet na rotina das pessoas. Assim, as redes sociais foram desenvolvidas e passaram a fazer parte da rotina de milhões de usuários.
Com a ascensão das mídias cresceu também as oportunidades.
Empresas passaram a investir em mídia paga, anunciar no Google e o resultado foi extremamente satisfatório, o que aumentou o lucro e mudou o mercado, instaurando uma nova realidade atrelada ao marketing.
A partir de então, o espaço digital se tornou a melhor e mais potente forma de expandir o seu negócio.
Foi principalmente a partir deste ponto que se evidenciou a diferença entre inbound e outbound marketing, uma vez que o inbound se tornou mais barato e atrativo do que muitas estratégias outbound – visto que visa atrair as pessoas certas, ao invés de realizar ações de massa.
Desta forma, o digital ganhou espaço e reconhecimento à medida que as mídias sociais se desenvolveram. E, para isso, basicamente, as mídias sociais podem ser divididas em quatro nichos:
- Microblog (como é o caso do Twitter e Tumblr);
- Redes sociais de conteúdo (YouTube e Pinterest, por exemplo);
- Redes sociais (Facebook e Instagram);
- Blogs de sites.
O que faz um gestor de mídias sociais?
O profissional de mídias sociais é responsável por cuidar da imagem da empresa ou pessoa pública nos meios digitais. Mais especificamente, as atividades envolvem:
- Criar posts e monitorar os perfis nas redes sociais;
- Analisar métricas;
- Fazer um bom planejamento estratégico;
- Atentar-se às principais tendências e datas comemorativas;
- Elaborar relatórios;
- Produzir conteúdos persuasivos e informativos;
- Ter habilidade em design e edição;
- Ter conhecimento sobre criação de anúncios.
A influência das mídias sociais
A influência das mídias sociais se dá em diversas áreas e esferas, desde a relação com o mundo e autopercepção até modo de interação e consumo.
Para se ter uma ideia, são canais que modificaram a mídia, atuando como fonte de notícias.
Isso porque os veículos de comunicação podem compartilhar acontecimentos importantes de forma rápida nessas plataformas.
Já com relação ao marketing, as mídias aproximam a marca ao consumidor, oferecendo conteúdos de conscientização, o que também auxilia na prospecção.
Na interação, as mídias sociais rompem com as limitações de espaço e tempo, possibilitando conversas e relacionamentos independentemente da localização geográfica que as pessoas ocupam.
Por fim, na educação, o poder de desenvolver habilidades de comunicação e disseminar conhecimentos, que acontece, por exemplo, através dos cursos online e outros produtos é ampliado.
Inclusive, esses são apenas alguns exemplos dos impactos e influências.
Diferença entre mídias sociais e redes sociais
Basicamente, o termo mídia social inclui todas as ferramentas e canais de compartilhamento de conteúdo e comunicação, sendo um conceito mais abrangente, como mencionamos anteriormente.
Já as redes sociais tendem a dar mais ênfase no relacionamento entre as pessoas, não deixando de ser uma mídia social.
Deste modo, pode-se entender que as redes pertencem a uma categoria de mídias.
Principais mídias sociais
Você já conhece as principais mídias existentes? Provavelmente muitas você já ouviu falar, ou até mesmo usado.
Conheça a seguir as 10 redes sociais que mais foram usadas no Brasil no ano de 2022, confira:
- WhatsApp (165 milhões)
- YouTube (138 milhões)
- Instagram (122 milhões)
- Facebook (116 milhões)
- TikTok (73,5 milhões)
- Messenger (65,5 milhões)
- LinkedIn (56 milhões)
- Pinterest (30 milhões)
- Twitter (19 milhões)
- Snapchat (7,6 mi)
Conheça mais acerca dessas plataformas nos próximo tópicos!
1. WhatsApp
A pesquisa Digital Brazil 2022 divulgada pela DataReportal revelou que 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp.
Além da comunicação pessoal, o WhatsApp oferece um potencial gigantesco para os negócios, facilitando a troca de mensagens entre usuários e as empresas. Inclusive, com foco nas empresas, surgiu o WhatsApp Business.
2. Youtube
Ocupando o posto de segundo lugar no ranking, o YouTube é hoje a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo.
Segundo o IPSOS/Google Advertising, os anúncios da plataforma recebem a atenção de 83% do tempo dos usuários, sendo mais efetivos do que os de televisão.
3. Instagram
Conforme demonstrou estudos da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram passou a ser a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2022.
Uma das principais particularidades dessa mídia é o fato de ela ter conquistado a preferência de jovens.
Considerando que 70% dos usuários da plataforma são mais propensos a comprar pelo celular, como mostrou o Global Web Index, acaba sendo um canal extremamente vantajoso para as empresas.
4. Facebook
O Facebook conta com mais de 2,91 bilhões de contas ativas, sendo 116 milhões delas brasileiras.
A grande sacada da plataforma é a publicidade segmentada que ela oferece, que inclusive, de acordo com o relatório Digital Brazil 2022, o alcance estimado para anúncios dentro do Facebook Messenger ultrapassa 65,5 milhões de usuários.
5. TikTok
O TikTok é uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros atualmente.
Um levantamento realizado pela Statisa mostrou que o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, perdendo apenas para a China.
Já segundo dados da própria plataforma, os usuários têm entre 16 e 24 anos, podendo ser muito útil se seu público-alvo coincidir com essa faixa etária.
6. Facebook Messenger
Essa mídia é uma grande oportunidade principalmente para empresas que necessitam se comunicar diretamente com seus clientes, pois possui recursos complementares interessantes, como bots e respostas inteligentes.
7. LinkedIn
O LinkedIn ocupa a sétima posição da lista. Entre 2020 e 2022, a plataforma cresceu mais de 20%, o que demonstra o aumento do interesse dos profissionais brasileiros pela rede.
Além de ser um ótimo meio de networking e recrutamento, também é o lugar certo para encontrar executivos e diretores.
8. Pinterest
A plataforma vem crescendo a cada dia e possibilita a criação de anúncios em diferentes formatos de áudio e vídeo, valorizando a atratividade visual.
9. Twitter
O Twitter possui mais de 465 milhões de usuários no mundo todo e, considerando apenas os usuários ativos, no começo de 2022 estima-se que haviam 19 milhões de brasileiros.
Além disso, 80% dos usuários ativos do Twitter acessam o site via mobile.
10. Snapchat
No Brasil, houve uma grande queda no número de usuários do Snapchat entre 2021 e 2022.
Mas, ainda assim, apresenta usuários suficientes para deixá-lo dentro do ranking das 10 mídias sociais mais usadas no país, com excelentes oportunidades para alcançar públicos específicos.
Como criar conteúdo para as mídias sociais
Agora que você já conhece mais sobre as mídias sociais, não será surpresa se estiver interessado em saber como alcançar os benefícios desses canais.
Para auxiliá-lo, preparamos uma lista tutorial de como criar um conteúdo de qualidade. Confira:
- Utilize a linguagem do seu público;
- Adapte os conteúdos conforme a plataforma;
- Seja educado e cordial;
- Priorize a constância e regularidade nas publicações;
- Tenha objetivos claros;
- Acompanhe as métricas;
- Tenha uma identidade bem definida;
- Esteja sempre informado.
Assim, ao seguir esses passos, além de compreender qual o público que deseja alcançar, será possível desenvolver conteúdos de valor e se apropriar de todos os benefícios proporcionados pelas mídias.
Esse artigo foi originalmente produzido pela equipe do Blog Accenda Digital, direcionado a assuntos do universo do Marketing Digital para compartilhar expertises que ajudam empresas a crescer.