A segurança no ambiente de trabalho é fundamental, independente de qual for o segmento. Em locais comerciais, embora muitas vezes não seja prioridade, continua sendo essencial obter certos itens ou equipamentos. No caso dos açougues e o trabalho diário com os mais variados tipos de cortes em carnes, é indispensável o uso de luvas como item de segurança protetiva.
Os equipamentos de proteção individuais (EPI’s) são necessários para proteger o trabalhador dos riscos e acidentes que ele pode estar exposto ao exercer sua atividade no dia dia.
A proteção, contudo, deve vir acompanhada de um treinamento do uso do equipamento e também da preparação do profissional.
O colaborador precisa estar ciente de que existem riscos, mas que terá meios para se proteger, conforme assegura a lei de segurança no trabalho.
Por lidar com facas de alto risco, o açougueiro deve saber se prevenir em casos de cortes, evitar chão escorregadio além de usar botas específicas de PVC. Já no frigorífico, ele deve estar devidamente vestido para aguentar as baixas temperaturas.
Um item que se tornou imprescindível para exercer tal atividade é a Luva de malha de aço para açougueiro. Essa luva especial para o manuseio de corte em aves e carnes possui uma força de proteção enorme para quem a manuseia.
Por meio de sua proteção máxima, com anéis de aço inoxidáveis presentes no objeto, a luva oferece conforto para o profissional e também a tranquilidade de trabalhar com o equipamento correto.
Esse tipo de luva também contém regulação no pulso para garantir ainda mais um uso preciso e correto.
Existem equipamentos especiais de proteção nesse setor que devem ser levados em conta na hora de executar os serviços necessários. São eles:
- Avental;
- Botas;
- Vestimenta frigorífica;
- Luva térmica;
- Óculos de proteção;
- Protetor auditivo;
- Touca descartável.
Esses itens protegem de cortes de facas, barras e outras eventuais perfurações que podem ocorrer no ambiente de trabalho.
Em sua maioria são fáceis de colocar e remover, possuem fechamento adequado e regulação para se adaptar melhor em cada pessoa. Além do mais, são itens que podem ser higienizados facilmente sem deixar qualquer resíduo presente.
Procure investir em itens como a Luva resistente a corte, que pode ser utilizada em diversos ambientes e atividades. Desde o processamento de carnes até o estabelecimento que possuem frigoríficos.
De modo geral, podem proteger o trabalhador em cortes e desossamentos de bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves. Bem como auxiliar nos recortes de tais peças.
Um processo fundamental
Para a execução do projeto de equipamentos de segurança, o ideal é a procura de um serviço de vistoria do corpo de bombeiros para Laudo avcb. Dessa forma, você saberá que o seu ambiente está seguro e pronto para ser utilizado sem nenhum tipo de risco.
O avcb é um apanhado de informações coletadas durante uma visita de bombeiros ao local. De modo geral, ele contém as medidas do comércio, bem como as técnicas utilizadas para segurança, as organizações de segurança que fazem parte do tratado e as garantias que o estabelecimento oferece aos funcionários e clientes que circulam no ambiente.
O documento obtido pelo órgão do corpo de bombeiro (avcb) certifica que durante a vistoria o seu local estava com as condições de segurança contra incêndio efetivamente ativas.
Seu principal objetivo é monitorar os estabelecimentos para o cumprimento da lei de segurança e garantir que novas vistorias sejam realizadas dentro do prazo estipulado.
Não se esqueça de consultar as normas e leis específicas da sua cidade ou estado antes de executar todos os passos e procedimentos necessários.
Consulte sempre um membro da autoridade do local e tire suas dúvidas, projete um plano de segurança e mantenha seu estabelecimento seguro.
Equipamentos individuais
O uso de equipamentos individuais no ambiente de açougue é fundamental para manter a higiene e também a proteção dos funcionários no local. Itens como uniformes com calças, camisetas, botas, aventais e toucas são indispensáveis.
Dê preferências a cores neutras, como o branco. Isso transmite seriedade no trabalho e também a ideia de lugar limpo. Afinal é impossível não pensar em higiene quando se trata do ramo alimentício.
Por fim, não se esqueça de ouvir e conversar com seus funcionários para saber de quais itens e equipamentos eles estão precisando para trabalharem de forma segura.
A proteção no ambiente de trabalho é assunto sério e merece sempre atenção a fim de garantir a qualidade de vida dos colaboradores e também do comércio, bem como a dos próprios clientes.