Pagar impostos, quitar obrigações trabalhistas e manter o fluxo de caixa fora do vermelho. Por mais que ter a própria empresa seja o sonho de muita gente, nem todas as pessoas consideram que ela exige muito esforço, dedicação e foco, de modo que a rotina de trabalho transcorra sem maiores problemas.
A boa notícia é que os proprietários do negócio não precisam se responsabilizar por absolutamente todas as tarefas necessárias ao funcionamento da empresa: algumas delas podem – e devem – ser delegadas a especialistas na área.
Além de isso, normalmente, gerar uma economia financeira considerável, a medida normalmente significa que as tarefas serão exercidas com mais qualidade
Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e confira alguns serviços essenciais para o funcionamento de um negócio, bem como a sua importância.
-
Exames médicos
De acordo com a legislação trabalhista brasileira, uma empresa pode ser responsabilizada se um empregado desenvolver uma doença por conta do ambiente de trabalho.
Para evitar que isso aconteça, é fundamental que o estabelecimento forneça todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), bem como treinamentos a respeito de boas práticas de segurança.
Da mesma maneira, a lei requer que determinados profissionais tenham um acompanhamento mais meticuloso de seu quadro de saúde.
Além disso, pode ser preciso realizar procedimentos diferenciados tanto na contratação quanto na demissão, como o exame admissional de sangue, por exemplo.
Por conta disso, recomenda-se que as empresas contem com uma equipe de medicina do trabalho. Deste modo, médicos e enfermeiros podem garantir a saúde dos funcionários, evitando tanto desfalques por conta de afastamentos quanto ações judiciais por conta da responsabilidade pelo desenvolvimento de determinado mal.
-
Confecção de móveis planejados
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, profissionais que trabalham em escritórios também correm o risco de desenvolver doenças ocupacionais.
Normalmente, isso acontece quando itens, como a cadeira e a mesa de escritorio, usados por eles não são ergonômicos, o que, por sua vez, pode causar diversos tipos de lesões.
Felizmente, esse tipo de problema pode ser evitado de uma maneira simples: basta investir em móveis que cumpram todas as normas de ergonomia pertinentes. Alguns itens que podem ajudar nisso são:
-
Apoio para os pés;
-
Apoio para o monitor;
-
Cadeira que apoie as costas por completo;
-
Mesa em uma altura apropriada.
No caso de estabelecimentos comerciais, recomenda-se que tudo isso seja cumprido por meio da fabricação de móveis planejados.
Além da questão ergonômica, é possível confeccionar peças sob medida conforme as necessidades da empresa e de modo a aproveitar melhor o seu espaço, como no caso de uma estação trabalho em L.
-
Treinamentos
Independentemente da área de atuação da empresa, há algumas normas que devem ser seguidas para que a rotina de trabalho transcorra sem maiores problemas. É fundamental que tanto os funcionários quanto os proprietários do negócio as conheçam, para que todos atuem em sintonia.
Para garantir que isso aconteça, recomenda-se a realização de treinamentos periódicos. Por exemplo, estabelecimentos que são requeridos por lei a ter um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) terão que aprender como criar e conduzir a iniciativa, algo que pode ser aprendido por meio de uma orientação com um profissional da área.
Vale ressaltar que, nesse caso específico, o espectro de negócios que precisam trabalhar com esse programa são grandes: de acordo com a Norma Reguladora 9, qualquer empresa que tenha ao menos um empregado é obrigado a fazer isso.
-
Serviços de transporte
Por último é sempre preciso pensar que uma empresa sempre precisará de serviços de transporte. É algo que acontece, por exemplo, no caso de estabelecimentos que fazem entregas a clientes: normalmente, ele depende de motos e de vans para dar conta da tarefa.
A boa notícia é que isso pode ser resolvido por meio da prestação de um serviço: o aluguel de vans com motorista SP. Ao invés de comprar um veículo e contratar um condutor, nesse caso, contrata-se uma empresa, que, por sua vez, fornece ambos. Assim, a prestação do serviço transcorre normalmente, a um custo mais baixo.
O mesmo se aplica a situações nas quais seja necessário transportar funcionários, seja para um evento ou mesmo para o regular exercício de suas atividades profissionais: basta fretar um onibus executivo ou outro veículo adequado para dar conta da tarefa.