O que devo saber antes de comprar Nobreak?

A pesquisa é um hábito de consumo amplamente utilizado, sobretudo quando se trata da aquisição de aparelhos eletrônicos. 

Na hora de comprar um nobreak não é diferente, principalmente por se tratar de um equipamento extremamente importante para a preservação da vida útil de outros eletrônicos.

Existem diversas informações que você deve saber antes de realizar a compra ou o consumo de um nobreak, como o tipo mais adequado para a sua necessidade, a carga e a autonomia. Mas, antes de tudo, é importante entender o que é esse equipamento.

O nobreak é responsável por oferecer energia contínua aos aparelhos ligados a ele em caso de blackout (queda de energia) ou oscilação. 

Ainda, há modelos de nobreak que fazem uma espécie de filtragem na energia que recebem da rede comercial, disponibilizando aos dispositivos conectados energia mais limpa e de qualidade superior.

Então, entenda quais aspectos avaliar para tomar a melhor decisão!

Tipos de nobreak e e seu consumo de energia

Os nobreaks podem ser classificados de acordo com o tipo de onda com as quais trabalham:

  1. Semi-senoidal: possui um formato de onda quadrada e é indicado para equipamentos simples, como modems, computadores, televisores e outros tipos de eletroeletrônicos. Esse tipo é o mais comum e de menor custo, e sua operação é iniciada somente quando há falta de energia ou oscilação da tensão;
  2. Senoidal: as ondas geradas por esse tipo são similares às recebidas pelas tomadas comuns da rede comercial de energia elétrica. É indicado para computadores gamers, servidores, eletrodomésticos que possuem motores e equipamentos mais sensíveis à oscilação de energia;
  3. Dupla conversão: também conhecido como nobreak online, é recomendado para equipamentos sensíveis, por serem o tipo mais completo. São os mais recomendados para equipamentos médicos e hospitalares, que não podem parar devido a quedas repentinas de energia. O nome dupla conversão dá-se pela sua função de filtrar a energia que recebe antes de enviá-la aos equipamentos, fornecendo energia mais limpa e de melhor qualidade.

Fator de potência

Este é um número muito importante na hora de comprar um nobreak. Primeiramente, para escolher o equipamento com a potência correta, é preciso saber qual a carga que ele suporta, para não o danificar.

A potência dos nobreaks geralmente vem escrita na unidade volt-ampère (VA) e a dos equipamentos, em watts. O fator de potência é um número entre 0 e 1 que pode estar no equipamento ou em seu manual.

Para saber, então, qual valor total em watts o nobreak suporta, é preciso fazer o seguinte cálculo:

  • Após somar a potência dos equipamentos ligados, encontre qual o fator de potência do nobreak;
  • Depois, multiplique a potência do nobreak em VA pelo fator de potência dos equipamentos;
  • O resultado é o valor em Watts que o nobreak suporta no total. O equipamento comprado deve ter potência superior ao resultado dessa conta.

Carga de consumo e tensão de entrada e saída

A carga é todo equipamento ligado ao nobreak: computadores, modems, eletrodomésticos, todos são considerados cargas. 

Existem equipamentos com avisos visuais ou sonoros para identificar quando há aparelhos demais sendo alimentados, o que gera a chamada sobrecarga.

Ao sobrecarregar um nobreak, ele pode ser danificado ou ter sua vida útil diminuída. Para que isso não aconteça, é preciso saber quais aparelhos serão ligados a ele. 

Depois, é preciso somar a potência desses equipamentos para saber qual nobreak comprar, como explicado acima.

Além do valor total da carga, procure também se informar sobre as tensões de entrada e saída do nobreak, ou seja, qual a tensão da rede elétrica de sua residência ou escritório, e qual a tensão que os equipamentos ligados ao nobreak precisam.

Autonomia

O nobreak é composto de baterias internas. Portanto, assim como toda bateria (saiba como fazer corretamente o descarte de baterias), ele possui um tempo de vida e tem uma carga específica que confere autonomia aos equipamentos conectados a ele. 

Ele mantém os aparelhos em funcionamento, dando tempo para o usuário salvar todos os dados e documentos antes de desligar o equipamento.

Os fabricantes informam a autonomia dos nobreaks no manual do produto, embalagem ou em seu site, em que há informações quanto ao consumo de energia.

Existem nobreaks com autonomia de poucos minutos e, também, modelos mais potentes, com bateria capaz de oferecer horas de carga.

Calcule o tempo necessário para salvar todo o trabalho em execução, seja em sua empresa ou residência, e desligar o equipamento de forma segura para escolher o nobreak ideal para você.

Comprar um nobreak é garantir que seus aparelhos elétricos e eletrônicos estarão protegidos. 

Pesquise bem antes de comprar e consulte especialistas no assunto para garantir o consumo de energia de qualidade aos seus equipamentos. 

Existem algumas empresas que fazem a locação de nobreaks que também é uma opção muito interessante para redução de custos.