Para começar, os dados empresariais são todas as informações que podem ser usadas por empresas em situações como: planejamento de ações estratégicas, tomada de decisão, antecipação de riscos e diversas outras.
Essas informações possibilitam análises, tanto de seus clientes e prospects quanto do seu próprio negócio.
Por que a análise de dados é importante?
Porque, afinal de contas, os dados empresariais podem ser a sua moeda de troca comercial e o sucesso do seu negócio pode depender de como essa informação é tratada.
Um exemplo de como esses dados podem ser usados é o seguinte: vamos supor que sua empresa é do ramo de logística e você tem uma base de clientes com endereços para fazer entregas e coletas, mas esses dados estão desatualizados.
Com essa falta de informação, você corre um enorme risco de perder dinheiro com uma entrega errada ou desvio de rota.
O mesmo tipo de cuidado que você tem num caso desse, também é necessário na sua relação com seus clientes já existentes e seus prospects e leads, mas você sabe quem são esses?
Dados empresariais: o que é um Lead?
O Lead é um visitante que chegou até o seu negócio e demonstrou interesse no que você está oferecendo. Para chegar até você, ele preencheu um formulário em uma landing page, rede social ou site.
A partir disso, ele passa a fazer parte do seu funil de vendas, que vai desde o primeiro contato até a concretização da venda.
Um outro detalhe importante para se saber sobre o lead é que: existe a categoria de lead qualificado.
No caso, é aquele contato que fez mais do que apenas preencher o formulário. Neste caso, é porque ele realmente mostrou interesse real no seu negócio.
O que é um Prospect?
A definição de prospect pode ser um pouco mais simples: ele é aquele seu cliente dos sonhos e é nele que você deve apostar sua estratégia de retenção e fidelização.
Ou seja, é importante que você tenha alinhado com seu setor de Customer Service e Pós-vendas as estratégias para mantê-los felizes e satisfeitos com o serviço que você entrega.
Dados empresariais relevantes
Agora que já falamos sobre os dados empresariais e sua importância, vamos explicar cada um deles e te ajudar a identificar seu ramo de atuação e dos seus clientes também.
CNAE – É a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas e é um conjunto de códigos ou tipos de atividades econômicas determinado pela Comissão Nacional de Classificação, do IBGE. Esse código define qual é o ramo de atividade da empresa dos seus clientes.
Razão Social/ Nome Fantasia – É o nome da empresa que está presente no CNPJ.
Localização – Esse dado apresenta o endereço exato da empresa. O que pode ser uma carta na manga para decisões estratégicas.
Regulamentação – É a informação sobre se a empresa é Matriz, Filial ou ainda não informado na Receita Federal.
Inscrição Estadual – Este dado mostra se a empresa está regular ou irregular com seus tributos e isso pode indicar como está sua saúde financeira.
Porte – O porte é uma definição sobre o tamanho da empresa e pode ser dividido como: Não classificada, Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa, Pequena Empresa, Média Empresa e Grande Empresa.
Faixa de Funcionários – Esse dado é fundamental para entender o tamanho e potencial destas empresas e isso pode refletir em sua estratégia.
Agora que você já sabe quais são os principais dados empresariais e entende a importância deles em uma prospecção B2B, você sabe como conseguir esses dados?
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