Em uma empresa, um dos principais setores é o de logística. Esse setor é responsável pelo processo de planejamento, controle, monitoria de alguns outros setores dentro da empresa, como o transporte, os materiais, o armazenamento das mercadorias, o deslocamento de funcionários e materiais de um local a outro, dentre outros detalhes.
A logistica irá trabalhar garantindo que esses processos ocorram bem dentro da indústria, fazendo com que os materiais sejam entregues e deslocados no prazo correto, sem perdas ou danos.
Por isso, esse setor se destaca em diversos segmentos, estando presentes em supermercados (na forma como as mercadorias entram e saem, estão dispostas em prateleiras, no deslocamento e estocagem do produto), assim como em portos, dentro das indústrias, em transportadoras e dentre outros locais.
Ou seja, esse setor está diretamente ligado ao processo operacional dentro da empresa, tentando otimizar o tempo, aumentar a lucratividade e reduzir perdas (que acarretaria em prejuízos, principalmente, financeiros).
Por isso, uma empresa que visa obter destaque no mercado e diferencial competitivo, deve ter um setor de logística consolidado, com profissionais qualificados tecnicamente. Um dos setores dentro da logística que mais se destacam se refere à gestão e ao gerenciamento de estoque.
Gestão de estoque e logística: processo fundamental dentro da indústria
O estoque se refere ao material que fica guardado dentro da empresa. Ter muito estoque, representa que ocorreram poucas vendas. Ter produto parado pode representar perdas financeiras para a empresa.
Por isso, ter uma gestão de estoque e armazenagem se torna fundamental para uma empresa, principalmente, as de grande demanda e com produção elevada.
Conceitualmente, a gestão de estoque pode ser definida como um conjunto de vários procedimentos, inclusive, tecnológicos, que são utilizados para administrar o fluxo (chega e saída), de produtos.
Dentre os procedimentos tecnológicos que podem ser utilizados nesse processo, podemos destacar o uso de softwares, que ajudam nesse controle, algumas técnicas de endereçamento das mercadorias, alguns sistemas de armazenagem e aplicativo para força de vendas, de modo geral.
A função da gestão do estoque é atuar de modo eficiente, no controle e fluxo dessas mercadorias, para que estejam disponíveis ao consumidor no momento correto.
Se o controle e o armazem que abriga esse material estiver disposto de forma assertiva, é bem provável que a empresa tenha aumento da sua lucratividade, ofereça um melhor produto para o cliente e apresente condições de forma adequada, de acordo com a demanda do consumidor.
Ter um profissional capacitado representa realizar um investimento assertivo e ver os custos da empresa com perdas de material, serem reduzidos.
Geralmente, a gestão de estoque pode contar com grandes produções, consideradas como atacado ou atuando de modo geral, no varejo, com a venda de produtos ou sua armazenagem.
Além disso, essa questão do gerenciamento envolve:
- Administração do tempo de deslocamento do produto de um ponto a outro;
- Análise do trânsito e dos locais onde o transporte irá percorrer, com o produto;
- Qual a capacidade de armazenagem do local que irá receber a carga;
- Qual a segurança do deslocamento, armazenamento e controle do produto;
- Quais tecnologias serão empregados nesse processo, visando reduzir custos.
Alguns elementos podem ser utilizados nessa organização de materiais, por exemplo, o uso do pedestal logístico, que atua na separação de materiais por fileiras e produtos, deixando tudo de forma harmônica.
Outros detalhes dentro da empresa
Além da questão da logística no controle de estoque e armazenamento, existem outros detalhes dentro de um comércio, indústria ou empresa, no que se refere a alguns acessórios que podem tornar o local mais seguro e mais atrativo para os clientes.
Um desses materiais se refere à iluminação comercial lojas. A iluminação de um local faz toda a diferença no momento de realizar algum tipo de venda ou no objetivo de atrair o cliente. Um local mal iluminado, escuro, não costuma ter boa visibilidade, muito menos conquistar a atenção do cliente.
Outro detalhe importante se refere à segurança do local, já que, é necessário investir em equipamentos que reforcem a segurança, por exemplo, câmeras de segurança, cerca elétrica, equipe de segurança terceirizados que possuem armamento correto e uma nova tecnologia, que é o leitor de proximidade.
Esse leitor atua liberando a entrada ou saída de pessoas ou automóveis a partir de uma ficha ou cartão. Com isso, é mais fácil ter controle no acesso de pessoas ou automóveis em um determinado local, reforçando sua segurança.