O CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, refere-se a um conjunto de estratégias que colocam o cliente no centro das decisões do negócio.
Por muito tempo, o foco das empresas esteve muito voltado para os produtos ou serviços comercializados.
Com o passar dos anos, a concorrência foi aumentando e a forma com que as empresas se relacionam com seus clientes se tornou um dos principais fatores de diferenciação.
O que é CRM, afinal?
A partir dessa maior preocupação, surge o CRM e a necessidade de atrair, satisfazer, reter e fidelizar os clientes, antecipando suas demandas e estreitando o relacionamento entre eles e a empresa.
CRM é uma estratégia empresarial com foco em atender de forma completa as necessidades dos clientes, conhecendo-os profundamente para suprir essas demandas de forma certeira e personalizada, sempre que possível.
E essa estratégia é ideal para o momento que vivemos. Afinal, os clientes de hoje em dia se comportam de maneira mais exigente e querem mais do que produtos de qualidade. Eles buscam empresas que valorizam um bom relacionamento.
Confira 6 dicas de CRM para melhorar a gestão
Para que você possa melhorar a gestão de relacionamento com os seus clientes, separamos aqui 6 dicas de CRM essenciais:
- Seja claro ao definir o seu perfil de cliente ideal;
- Busque personalizar as interações com os clientes;
- Ofereça um atendimento de excelência;
- Dê uma atenção especial aos seus clientes inativos;
- Pratique um pós-venda encantador;
- Invista na contratação de um software de CRM.
Pois bem, confira abaixo as dicas de CRM e saiba que boas práticas adotar para colocar seus clientes no centro das suas estratégias de negócio e construir um relacionamento de longo prazo com eles.
1 – Seja claro ao definir o seu perfil de cliente ideal
Para uma boa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é indispensável saber quem é o público-alvo da sua empresa.
Com um perfil de cliente ideal bem definido, fica mais fácil estabelecer estratégias mais eficazes para atrair e reter os clientes.
2 – Busque personalizar as interações com os clientes
Essa é uma das dicas de CRM mais importantes. Isso porque os clientes preferem se relacionar com empresas que reconhecem suas especificidades e os valorizam individualmente.
Com base em dados como preferências, compras anteriores, localização, buscas feitas no site da empresa, principais necessidades e expectativas, é possível personalizar as interações e oferecer soluções sob medida.
3 – Ofereça um atendimento de excelência
Não há como falar de Customer Relationship Management sem abordar a importância de um atendimento de excelência. Essa é, com certeza, uma das principais funções do CRM.
Afinal, quando os clientes são bem atendidos, eles ficam mais satisfeitos e mais propensos a se tornarem clientes fiéis da sua empresa.
Ofereça uma estrutura de suporte de qualidade, com diferentes canais integrados e colaboradores bem capacitados para ajudar os clientes no que for preciso.
Prestar um bom atendimento nem sempre é fácil. Existem alguns pontos importantes aos quais sua equipe precisa ficar atenta. Veja alguns deles neste quadro e supere este desafio.
4 – Dê uma atenção especial aos seus clientes inativos
A Gestão do Relacionamento com o Cliente também deve direcionar o olhar para os clientes inativos.
Procure investigar o que levou esses clientes a pararem de comprar as soluções da sua empresa e a interromperem o relacionamento que havia sido construído até então.
Busque trazer esses clientes de volta e implemente as melhorias que forem necessárias para que isso aconteça. No CRM Agendor existe até uma funcionalidade especialmente criada para definir o motivo de perda dos clientes, conheça!
5 – Pratique um pós-venda encantador
Um erro que muitas empresas cometem é não dar atenção adequada aos clientes após a conclusão de uma venda.
É de extrema importância continuar do lado do cliente, inclusive, e principalmente, no pós-venda, de modo a garantir que ele tenha uma experiência satisfatória com o seu produto e fique encantado.
Quando o pós-venda é bem executado, as chances de seus clientes voltarem a fazer negócio com você aumentam consideravelmente. Afinal, a repetição de uma venda só ocorrerá depois que a anterior for concluída. E essa continuidade do relacionamento precisa ser preservada.
Portanto, não abandone seus clientes depois da compra. Entre em contato com eles para saber como tem sido sua experiência e esteja à disposição para ajudá-los no que for preciso.
Se sua empresa precisa de algumas dicas de como realizar um bom processo de pós-vendas, confira o infográfico que criamos para você!
6 – Invista na contratação de um software de CRM
Um sistema de CRM pode te ajudar bastante a gerenciar melhor o relacionamento com os seus clientes.
Esse tipo de ferramenta especializada permite organizar dados relevantes sobre os seus clientes, segmentar seus contatos e oportunidades de negócio, automatizar várias tarefas e personalizar suas abordagens e interações.
Veja neste vídeo com um CRM pode ajudar seu negócio de forma efetiva.
Considerações finais
Bom, essas são as nossas 6 dicas de CRM para você usar na sua empresa. O que você achou? Implemente essas boas práticas que você acabou de conferir e promova uma melhor gestão do relacionamento com os clientes da sua empresa.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.