Antes de identificar nosso problema atual, quando se trata de como abordamos o marketing digital, será útil apontar o que não é um problema.
O problema do marketing digital não é mais que as empresas minam seu poder no cenário digital em mudança, ou estão alocando tempo ou orçamento insuficientes para ele em seu modelo de vendas.
As empresas pagaram e milhões de dólares estão sendo injetados em anúncios exibidos no Google e no Facebook por pequenas e grandes empresas.
Da mesma forma, a otimização de mecanismo de pesquisa agora também é amplamente utilizada. No entanto, na maioria das vezes, o problema não está no SEO.
Talvez o maior erro que uma empresa possa fazer seja estagnar, mesmo que momentaneamente, suas estratégias de marketing digital.
Com o ecossistema digital em constante evolução, que reflete as mudanças na economia global, é necessário uma estratégia digital flexível para acomodar qualquer mudança no comportamento do consumidor.
Uma regra de ouro para lembrar é que as pessoas não estão mais interessadas em aproveitar produtos ou serviços. Agora eles estão procurando investir em uma versão melhor de si mesmos.
O que é essa nova versão?
Empresas como a Apple entendem isso muito bem e o usam como parte essencial de suas estratégias de publicidade.
A Apple conquistou uma base leal de apoiadores que aguardam ansiosamente cada produto que eles lançam.
Por quê? Porque eles estão convencidos de que os produtos da Apple os ajudarão a ser uma versão mais legal, melhor e mais eficiente de si mesmos.
Essa estratégia funciona perfeitamente para a empresa.
Afinal, grande parte de sua publicidade é feita pelo próprio público-alvo, que se metamorfoseou em embaixadores da marca em seus próprios círculos individuais.
Segundo as estatísticas, 92% dos consumidores confiam nas recomendações que recebem de amigos e familiares, o que nos leva à primeira estratégia principal: deixar seu público-alvo comercializar para você.
No caso da Apple, algumas estratégias testadas e aprovadas incluem testes gratuitos e depoimentos positivos.
A ideia geral é: “Confira este produto. Uma garota da sua idade experimentou e adorou, então você provavelmente vai adorar também. ”
Essa estratégia funciona muito bem para aumentar a legitimidade e a confiança aos olhos de uma base de consumidores cautelosos com truques e recomendações pagas.
Como aplicar essa estratégia?
Existem várias maneiras de integrar isso ao seu negócio. Entre em contato com seus clientes depois que eles tiverem a chance de usar seu produto e solicite uma revisão.
Você pode publicar esta revisão em seu site, incluindo um avatar e / ou nome, além de um link para o site da pessoa, se houver.
Essa abordagem funciona para empresas que não estão dispostas a gastar grandes quantias em dinheiro com endossos de influenciadores pagos.
Porém, estão confiantes o suficiente na proposição de valor exclusiva de seu produto / marca para confiar nas inevitáveis, mas solicitadas, críticas positivas.
No entanto, isso não significa que o impacto do influenciador deva ser encarado de ânimo leve.
Os influenciadores existem desde o início dos tempos.
Na Grécia antiga, os olímpicos promoveram uma variedade de produtos para o público literal em arenas, como azeite ou misturas de ervas.
Os patrocínios pagos não se limitam apenas à estratégia de verificação e postagem.
Milhares de dólares em produtos são enviados a influenciadores na esperança de que experimentem o produto em um vídeo e o promovam para milhões de espectadores.
Os links de afiliados tornaram-se amplamente utilizados, no entanto, nem todo mundo tem o tipo de orçamento gigantesco para pagar os cheques que esses endossos de alto perfil implicam.
Mas isso pode funcionar a seu favor.
A desvantagem dos principais influenciadores que anunciam extensivamente é a conseqüente desconfiança que cresce entre os compradores.
Como alternativa, é provável que um micro-influenciador com mais seguidores de nicho esteja melhor conectado ao seu público e terá um impacto mais autêntico.
Com isso, esse micro-influenciador se apresenta mais eficaz sobre os potenciais compradores nos seus seguidores.
Bots de bate-papo
Outra estratégia para focar que a inteligência artificial está ganhando força em todas as esferas do mundo digital, são os bots de bate-papo.
Eles podem aumentar drasticamente o número de solicitações, reclamações ou comentários que foram respondidos.
Esse tipo de envolvimento do cliente é vital na construção de uma forte presença on-line.
Onde não for possível responder manualmente a todas as solicitações, um sistema de AI bem codificado contornará esse problema.
Outras ferramentas, como a análise de sentimentos, também serão um fator para testes decisivos em produtos, lendo o comportamento do cliente e, portanto, moldando suas estratégias de marketing de acordo.
Venda uma história
Por último, mas não menos importante, certifique-se de vender a história, não o produto.
Apesar de toda a conjectura sobre o custo do cargo de Kardashian, há muitas lições que podem ser aprendidas com algumas das estratégias de negócios astutas que eles empregaram em seus muitos lançamentos de produtos.
Um exemplo relativamente recente, mas excelente, é a nova linha de shapewear de Kim Kardashian West, a SKIMS Solutionwear .
Embora algumas controvérsias tenham atrasado o lançamento, Kardashian West levou mais do que isso a sério e agora está embarcando em uma campanha publicitária visualmente impressionante.
West, sem dúvida, percebe que o consumidor moderno quer mais um produto do que apenas um item para melhorar seu estilo de vida.
Agora, girar uma história é mais pertinente do que nunca em uma economia competitiva, onde a única maneira de escolher entre dois produtos é a que mais lhe falar.
Esse apelo emocional tem sido usado por empresas que prometem doar parte de suas vendas a uma causa ou instituição de caridade.
Isso de modo que o cliente sente a satisfação adicional de ter “feito a diferença” mesmo enquanto faz uma compra para si.
Uma abordagem semelhante foi adotada por empresários como Kim Kardashian, que alinharam a imagem de sua empresa aos atuais valores públicos e movimentos sociopolíticos.
No caso da SKIMS, comercializada como uma linha de shapewear inclusiva para o corpo, os modelos tradicionais foram abandonados para as sessões da campanha em favor de “mulheres reais com histórias reais”, incluindo a fascinante escolha de Alice Marie-Johnson, uma mulher que Kardashian West ajudou a ganhar clemência.
O argumento mais importante, portanto, deve ser o fato de que realmente não existem regras rígidas que uma empresa deve seguir para ter um modelo de marketing digital eficaz.
O que funciona para uma marca pode não se aplicar necessariamente para todas.
Portanto, é necessário encontrar a combinação de estratégias que funcione para sua empresa e, mais importante, para seus consumidores-alvo.
Texto por: Wnweb