O investimento no carro próprio traz conforto e comodidade, além de representar um aumento de patrimônio para muitas pessoas. Ter o carro sempre à disposição quando e onde precisar é uma grande vantagem, mas a verdade é que a compra de veículos nem sempre é a solução que vale mais a pena.
Hoje em dia, o questionamento sobre o investimento envolvido em comprar ou alugar imóveis se estendeu aos carros e vans. Principalmente porque, apesar de a propriedade de um carro ser considerada um status, é também uma das grandes causas de inadimplência entre os brasileiros.
Além disso, o investimento em um automóvel parece incerto diante de uma desvalorização tão grande dos produtos com o passar dos anos e os altos juros dos financiamentos.
As cidades estão cada vez mais sobrecarregadas de trânsito, dificultando o deslocamento e os motoristas também precisam se preocupar com estacionamentos, regras de rodízio e a insegurança das ruas.
Por isso são crescentes os incentivos aos meios de transporte coletivos e a locação de veiculos se mostra uma tendência de mercado.
Quando comprar ou alugar um veículo?
A compra de um carro é uma decisão de alto impacto financeiro, já que é preciso ir além das parcelas e considerar os gastos adicionais com o veículo.
Custos com combustível, seguro obrigatório DPVAT, seguro particular, IPVA, licenciamento, estacionamentos, lavagens e manutenções pesam no bolso.
O investimento pode valer a pena dependendo da utilização, considerando distâncias e a frequência em que elas serão percorridas.
Se for preciso ter um carro para trabalhar, o que representa uma utilização diária com grandes benefícios para a rotina, tudo bem. Mas ter um carro apenas para passeios ou utilizações pontuais, deixando-o na garagem parado por dias seguidos, pode não ser uma boa ideia de investimento.
No caso de idas ao mercado ou ao shopping, por exemplo, a solicitação de motoristas de aplicativos pode ser bastante eficaz. Mas, diante de viagens e transportes especiais, para eventos esporádicos como uma viagem no final de semana, o mais recomendado é o aluguel de carros.
Benefícios de alugar um carro
A compra dos veículos não vale a pena em casos em que os motoristas o utilizarão poucas vezes na semana, devido aos altos custos de manutenção.
Assim, o aluguel acaba sendo uma forma muito mais barata de utilizar um carro, com os seguintes benefícios:
- Veículos em bom estado de manutenção por preço mais acessível;
- Dispensa preocupações com documentação, manutenções, armazenamento;
- Possibilidade de fazer um test drive antes de contratar;
- Carros para aluguel de casamento ou outras ocasiões especiais;
- Possibilidade de escolher qualquer tipo de modelo;
- Diversidade de locadoras nas grandes cidades.
- Carros com navegador GPS, poltrona ou cadeirinha para bebês.
A contratação do serviço costuma ser feita de duas formas: por dia ou por hora, sendo que apenas o contrato por hora inclui a gasolina utilizada e o seguro.
Na contratação por dia, geralmente o responsável precisa devolver o carro com o tanque cheio e o seguro entra como opcional.
Vale a pena ressaltar que para alugar um carro o motorista precisar estar com a carteira de habilitação definitiva em dia e em mãos.
Dicas para contratar van com motorista
Uma opção bastante conveniente para o transporte de famílias ou grupos para qualquer tipo de passeio ou evento é o aluguel de vans Guarulhos, ou qualquer outra localidade.
O serviço é bastante comum no translado para eventos corporativos ou festas, no transporte a atrações turísticas e em diversas situações que envolvem o deslocamento de grupos.
Há uma grande diversidade de profissionais que oferecem esse tipo de serviço, além das empresas especializadas. A principal recomendação na escolha é procurar saber a reputação do profissional ou empresa. Outras dicas importantes são:
- Pedir recomendações ou indicações de conhecidos;
- Fazer orçamentos e comparar contratos;
- Alugar o carro mais adequado para o uso;
- Conferir as condições do veículo antes de alugar;
- Conhecer o motorista de executivo que fará o trajeto.
Ao conversar com o motorista antes do evento, durante a contratação, aumenta a sensação de segurança na operação. Afinal, o profissional precisa ser experiente, conhecer bem a região em que irá dirigir e ter uma condução responsável.
Para que o trajeto seja agradável, também é importante que o motorista seja simpático e solícito. Além disso, que ele evite problemas como atrasos ou situações perigosas.