Com o aquecimento econômico prometido para os próximos meses e anos, não é raro ver empreendedores e empresários buscando por oportunidades, informações e dicas de como montar seu estabelecimento. O comércio varejista deve crescer mais de 5%, alguns setores específicos de tecnologia e eletrodomésticos devem superar a casa dos 15%.
Quando é assim, é natural que em torno dos segmentos principais vários nichos menores também vejam suas demandas e vendas aumentarem.
Justamente por isso as preocupações de quem deseja estabelecer-se e abrir um negócio próprio é bastante ampla, e encontra desde questões estruturais como espaço de locação e controle financeiro, até questões mais básicas como criar loja virtual e técnicas de venda.
As preocupações típicas de um empresário
Sabemos que as preocupações para os empresários são muitas, por isso listamos os tópicos principais que devem estar no horizonte de quem tem esse tipo de interesse. Confira:
- Questões jurídicas: abertura da firma;
- Questões contábeis: de abertura e mensalidade;
- Questões financeiras: o devido capital inicial;
- Questões financeiras: o devido capital de giro;
- Questões estratégicas: um bom espaço interno;
- Questões estratégicas: um bom ponto de vendas;
- Questões estratégicas: bons produtos e bons preços;
- Questões publicitárias: boas propagandas e promoções;
- Questões publicitárias: marketplace e internet.
De todos esses pontos tradicionais da preocupação de qualquer empresário, um dos mais importantes se encontra na última linha acima: vendas pelas internet.
O marketplace nada mais é do que um portal digital. Todo segmento sempre teve sua revista técnica especializada, certo? Pois é, hoje esse portal está na internet e ele oscila entre uma revista especializada e um shopping virtual, e não figurar no principal do seu ramo pode ser um suicídio comercial.
Além disso, é preciso ter um site próprio em dia, permitir que o cliente faça compras ou contrate o serviço através dele e ter funcionário(s) cuidando apenas do visual, das campanhas e da comunicação digital.
Muitas vezes, aliás, o marketplace de um dado segmento nem mesmo realiza a venda diretamente, mas faz um link entre o cliente no momento de compra e o site da empresa que dispõe do produto/serviço, o que é ainda melhor.
Criar site ou ter um estabelecimento físico?
Como pode-se perceber, a criação de site é um processo importante para o desenvolvimento do negócio no mercado atual.
Isso porque cada vez mais os usuários recorrem as sites, apps e mecanismos de busca para realizar compras ou buscar por serviços.
É nesse contexto que uma dúvida pode surgir para quem está iniciando um empreendimento: afinal, é melhor montar um estabelecimento físico ou digital?
A verdade é que essa resposta pode variar bastante, dependendo de fatores como o segmento de atuação, perfil do público-alvo e até os objetivos do negócio.
De modo geral, a criação de lojas online e sites próprios é menos custosa, o que a torna mais vantajosa para quem está iniciando. Basicamente, o investimento depende apenas da compra da hospedagem e do domínio, por exemplo. Afinal, a estruturação, templates e design podem ser disponibilizados por algumas plataformas.
Caso o orçamento seja mais flexível, é possível contar com profissionais especializados para o desenvolvimento da página, como designers e programadores, e isso também pode impactar nos resultados obtidos com o site. O investimento em campanhas de marketing digital também se faz necessário.
Outra forma de iniciar um empreendimento no ambiente online é investindo em perfis em redes sociais, que também podem ser usadas para direcionar os clientes para a loja.
Já em relação ao espaço físico, ele também agrega benefícios como propor um atendimento mais pessoal e trazer a facilidade para aqueles consumidores que preferem visualizar e “testar” o produto antes de realmente adquiri-los – como experimentar uma peça de roupa. A atração do público local também é um fator que deve ser levado em consideração.
No entanto, os custos de aluguel ou compra do espaço e outros fatores de administração e infraestrutura são mais onerosas para quem está iniciando, exigindo um maior investimento de capital.
Assim, é importante considerar qual modelo se adequa melhor a necessidade do seu empreendimento, de modo a estruturar um negócio de sucesso, independentemente do espaço que ele ocupa.
Inclusive, em cenários em que é possível integrar os dois formatos de atuação, mesmo que em médio prazo, as oportunidades se expandem, sendo muito vantajoso para o empreendedor.
Moda: você pode começar pequeno
O ramo de cabides para loja de roupas é, certamente, um dos mais práticos e ilustrativos. Há vários “cases de sucesso”, que é como se chamam os empreendedores que deram super certo e conseguiram prosperar na vida através de seus negócios.
São aquelas pessoas que entraram em setores parecidos tendo começado bem aos poucos, às vezes de casa, com ajuda da mulher e dos filhos, e depois se tornaram grandes empresas.
Um conselho bastante útil nesse setor de cabides é que o empreendedor pode e deve apresentar boa diversidade de portfólio. Em todo ramo, a capacidade de apresentar ao cliente, juntamente com o produto principal, outros produtos secundários que se associem diretamente àquele, é uma das melhores ideias que se pode ter.
O exemplo clássico é o da padaria que coloca a margarina e o leite em gôndolas próximas do balcão de pedido dos pães, pois é natural que no momento de comprar este a pessoa se sinta atraída a compra também aqueles.
No setor de cabides existem os seguintes itens secundários, ou mesmo, tão importantes quanto o cabide:
- Os manequins;
- Os balcões de atendimento;
- A arara de roupas;
- Os trilhos de painel;
- O painel canaletado.
Mais casos e dicas práticas
Um exemplo perfeito de negócio misto, que pode ser começado aos poucos, mas já exige algum investimento em maquinário e funcionários é o de fábrica de elástico.
Como em qualquer outra área, também aqui o céu é o limite e tudo dependerá do empreendedor, que poderá começar com a ambição de atender sua cidade, o país todo ou mesmo internacionalizar-se.
O setor de elásticos é bastante diversificado e atende uma gama enorme de demandas. Essa é uma de suas maiores vantagens, pois, muitas vezes, se um determinado setor que compra com ele não vai bem, tem outro que compensa. Seu foco principal está em pastas organizadoras, agendas, caixa de transporte e os demais acessórios típicos de papelaria.
Finalmente, outro modo de aquecer as vendas, para quem está no começo de seu negócio, mas tem dificuldades com estabelecimentos, é dividir o espaço com outro empreendedor. Mas claro, isso deve ser feito de modo cuidadoso e criativo.
Trata-se daquela loja que no fundo ou na entrada dispõe de um chaveiro, de alguém prestando serviço de carimbo para joias ou algo semelhante, como todo mundo já viu. A estratégia é boa para os dois lados, e tende a aumentar o movimento na loja.