Empreender negócios é um processo que possui muitas etapas e todas elas quase sempre voltadas ao planejamento. Isso porque ao planejar o gestor consegue definir os hipotéticos erros e também as estimativas de lucros e retorno do investimento sobre determinado tempo.
Dentro de tudo isso, uma coisa que sempre deve ser levada em consideração é a eficiência dos processos e a segurança que será gerada tanto para a empresa como para quem trabalha diretamente com as infraestruturas da mesma.
O planejamento deve visar a automação comercial para que os processos sejam mais adequados, como na construção de instalações mais seguras.
Neste artigo trataremos sobre alguns pontos que precisam ser desenvolvidas pelos negócios para que seu ambiente seja muito mais qualificado, mais gerenciado e também tenha mais qualidade em todos os processos.
Falaremos sobre a importância das automações dos sistemas e processos de negócios, como o gerenciamento de estoque e também da necessidade de uma inspeção elétrica predial periódica.
As automações comerciais em negócios
As empresas possuem uma série de infindáveis processos, e cada setor possui seus próprios procedimentos, suas próprias máquinas e que precisam ser usadas para que o processo de gestão, de compra, de venda seja feita com a máxima rapidez e também com a máxima eficiência.
Para que esses processos sejam automatizados e muito mais adequados o uso da tecnologia se faz presente. Quando pensamos em automação, lembramos das grandes indústrias, que precisam instalar atenuador de ruido para gerador, e de braços robóticos.
No entanto, a automação comercial consiste no uso da tecnologia para que pequenos processos se tornam mais automatizados, como enviar arquivos para a impressora do celular, controle do relógio de ponto por meio de biometria e controle de acesso por cartão e leitura da palma da mão por sensor.
Além do mais, elementos que vemos no cotidiano do varejo também são considerados como automação comercial e que ajudam e muito nos processos.
Alguns desses são visto periodicamente no varejo como:
- Impressoras;
- Leitores de código de barra;
- Gavetas automatizadas;
- Balanças.
Assim como um calçado de segurança, as automações comerciais permitem um maior nível de segurança nos procedimentos e nas etapas, permitindo então a economia de recursos e uma maior dinamização em todos os processos.
A planta elétrica e sua necessidade
Um dos elementos mais usados em quase todo o mundo e é imprescindível para o desenvolvimento de uma empresa, de um escritório, é a energia elétrica. E ela chega as edificações das empresas por meio dos sistemas e instalações elétricas em negócios.
Quando não bem feitas, esses sistemas podem causar acidentes, como os curtos-circuitos que podem gerar consequências mais graves como os incêndios.
Para evitar que essas tragédias ocorram e para o desenvolvimento de uma instalação mais segura é de grande importância a elaboração da planta elétrica.
A planta elétrica consiste na definição de todo o sistema de energia dentro da empresa, prevendo e construindo a quantidade de tomadas correta, os pontos de iluminação necessários e os elementos de segurança instalados nos circuitos, fazendo com que o ambiente das empresas, indústrias e até residências sejam mais adequados, corretos e principalmente, seguros.
A segurança é o principal fato dessa planta, afinal, todos os procedimentos seguem as normas técnicas brasileiras, conhecidas como NBR.
Quando essa planta é entregue aos eletricistas, as instalações são feitas com muito mais segurança, e além do mais permitem que a inspeção elétrica predial seja facilitada, criando uma manutenção mais rápida e assertiva, fazendo com que o bom funcionamento e desempenho sejam garantidos.
Não importa como for a estrutura do ambiente, seja uma estrutura metálica tubular seja de alvenaria, se for utilizar um sistema elétrica precisa ser planejado e desenvolvido uma planta elétrica. Somente assim segurança e eficiência poderão ser garantidos de forma única.
Algumas etapas do desenvolvimento de uma planta elétrica são: as análises das plantas baixas, a definição adequada da quantidade de tomadas, definição dos circuitos elétricos, averiguação e medição dos locais de distribuição, verificação e definição das correntes elétricas, dimensionamento dos disjuntores, instalação dos pontos elétricos e elaboração dos diagramas unifilar.
Com todas essas informações o eletricista conseguirá fazer uma instalação segura e adequada para sua empresa. Esse plano é feito por engenheiro elétrico certificado.
Deste modo, automações e cuidados com a infraestrutura como a planta elétrica são importantes para o bom funcionamento dos negócios.