Com a situação financeira em estado crítico, muitas pessoas buscam saber como e se é possível fazer um empréstimo pessoal com score baixo.
O cenário da pandemia fez com que muitas situações financeiras piorassem, mesmo que as dificuldades e preços do custo de vida anterior a este período também não fossem as mais favoráveis para diversos grupos.
Essas condições fazem com que as pessoas busquem meios de quitar suas dívidas ou ajustarem a sua vida financeira.
O empréstimo pessoal é um ótimo meio para resolver esse tipo de situação, mas muitas vezes as pessoas não possuem um score suficiente.
Por esse motivo, é importante listar se é possível conseguir um empréstimo nesses casos é o que de fato isso significa, facilitando a obtenção de crédito.
O que é um score? O que significa ele ser baixo?
O score é uma unidade de medida utilizada pelas empresas de crédito para analisarem o nível de confiança dos clientes para que se possa emprestar dinheiro para aquela pessoa.
Isto é, o score vai mudar de acordo com a sua movimentação financeira. Para isso, a análise vai variar entre 0 a 1.000, indicando se você é ou não um bom pagador.
O referido score indica as chances de você pagar suas contas nos próximos 12 meses para o estabelecimento bancário.
Logo, o score de quem paga as contas antes do vencimento será sempre melhor do que o de quem está rotineiramente atrasado. Mais ainda, quem se relaciona bem com os bancos tem melhor score do que aqueles que não obtêm serviços e a vinculação financeira.
Deste modo, fica estabelecido que o score para obtenção de crédito e credibilidade do cliente deve seguir os critérios abaixo:
- Até 300 pontos significa um alto risco de não pagamento;
- De 301 a 500 risco é médio, score regular;
- De 501 a 700 risco é baixo, score bom;
- De 701 a 1000 risco baixo, score muito bom.
Ou seja, no primeiro caso há um alerta para os bancos e instituições financeiras, enquanto pessoas com o último perfil podem dispor de mais opções de crédito.
Portanto, aqueles que se enquadram no primeiro tópico apresentam mais dificuldade em obter um empréstimo pessoal, financiamento ou cartão.
Em suma, ele ser baixo significa uma maior dificuldade em manter a vida financeira estável e, consequentemente, em conseguir um título de crédito.
O que é empréstimo pessoal?
Um empréstimo pessoal com score baixo ou não significa a disponibilidade de uma quantia em valor para o solicitante. Após essa liberação, o beneficiário pagará a quantia mais a frente, com um prazo pré-determinado e com juros.
Ou seja, se trata de um meio imediato de adquirir dinheiro para quitar as dívidas existentes ou para alguma outra finalidade específica e que será devolvido posteriormente.
O melhor é que no empréstimo pessoal não é necessário indicar a finalidade para a qual você está solicitando o valor.
No entanto, nem todas as pessoas podem adquirir um empréstimo pessoal de maneira fácil e rápida, já que está sujeito a idade mínima de 18 anos.
Ainda, não é possível adquirir o valor sem passar pela aprovação na análise de crédito e é neste momento que entra o percentual favorável de score.
Isso significa que ter um score bom indicará que você é um bom pagador e permitirá a liberação mais rápida para o empréstimo pessoal.
Como aumentar o score?
Para aumentar o score e conseguir mais facilmente um empréstimo pessoal ou qualquer outro título de crédito basta ser um bom pagador.
Ou seja, isso indica que você terá que fazer um planejamento financeiro e tentar manter suas dívidas em dia, colocando sempre em prática sua renda e aplicação.
Assim, é necessário ajustar as dívidas e evitar novas parcelas no cartão que possam ficar sem pagamento. Ou seja, se controlar é fundamental para manter seu score bom e/ou aumentá-lo.
Inclusive, o aumento do score consiste em uma série de vantagens, dentre elas a facilidade para conseguir um empréstimo pessoal.
É possível conseguir empréstimo pessoal com score baixo?
Para aqueles que desejam saber: sim, é possível conseguir um empréstimo pessoal com score baixo ou até mesmo negativado.
Para isso existem sistemas online responsáveis por simular o crédito mais barato para a sua situação. Um exemplo é a plataforma disponibilizada pelo próprio Serasa, vinculada a bancos, instituições e empresas financeiras parceiras.
Com o avanço da tecnologia ficou ainda mais fácil ter acesso ao pedido de empréstimo que antes era feito direto nas instituições bancárias e financeiras.
Portanto, fica ainda mais fácil obter aprovação nas análises de crédito das instituições financeiras quando feitas de forma online.
A maioria das empresas financeiras alertam para o risco de fazer o empréstimo para aqueles clientes que estão negativados ou possuem score baixo.
No entanto, há empresas que atuam diretamente com esse público, assumindo o risco da operação e facilitando o acesso ao estímulo financeiro.
Por essa razão é importante fazer a análise e procura correta pela plataforma de ajuda, verificando qual a melhor opção para o seu caso.
Material desenvolvido pelo parceiro Olhar Dinamico