Entenda como funciona o marketing digital odontológico

Você já tentou de tudo e ainda não conseguiu atrair mais pacientes para o seu consultório? Já tentou investir em marketing digital odontológico?A verdade é que esse é o futuro para consultórios e clínicas que desejam se destacar no mercado. Atualmente, a maioria das empresas nesse ramo ainda utilizam métodos antigos para atrair clientes, mas os que estão migrando para o marketing digital odontológico estão vendo os resultados positivos.

Não tem nenhum segredo, e diferente dos métodos convencionais, na maioria das vezes o marketing digital odontológico exige um investimento de baixo custo, isso quando você não consegue fazer de graça com o tráfego orgânico. 

Vamos te ajudar a fazer marketing digital odontológico e atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório. Confira!

Afinal de contas, o que é marketing digital odontológico?

O marketing digital odontológico é uma forma de atrair pacientes através de plataformas digitais como: redes sociais, blogs, sites, anúncios relacionados às pesquisas nos buscadores. 

Caso você não tenha nenhuma das opções acima, chegou a hora de fazer funcionar. Afinal de contas, seu possível paciente está nesse exato momento em uma dessas plataformas, muitas vezes está até fazendo uma busca para saber qual clínica nas proximidades ele pode se consultar. 

E você não pode perder essa oportunidade, não é mesmo? Para que folhetos quando se tem Facebook, Instagram, WhatsApp Business?

Usando as ferramentas da forma correta você consegue alcançar seu público e ainda fidelizar os pacientes que já são clientes. 

Como fazer marketing digital odontológico?

Redes Sociais

A primeira coisa a fazer é dar aquela repaginada nas redes sociais. Esteja nas principais, e crie conteúdos relevantes para seu público. Exemplo: Qual é a especialidade do seu consultório? Vamos supor que seja clareamento. Quantas pessoas estão em busca de clareamento? Talvez sua chance esteja justamente em uma das categorias, você chama a atenção do seu público e quando forem pesquisar sobre você, terão todas as demais opções oferecidas.

Poste fotos de qualidade, sempre seguindo a identidade visual da sua clínica/consultório. Por isso é extremamente importante ter um logo para que as pessoas associem o serviço à sua marca. 

Crie uma lista de contatos e utilize o WhatsApp Business, caso seus pacientes não preencham nenhuma ficha de cadastro, essa pode ser uma opção para pegar dados de contato. Envie mensagens de fidelização como promoções, e porque não um indique um amigo. 

A melhor forma de atrair clientes ainda é o boca a boca. Felizmente existem os ChatBots que facilitam o trabalho com mensagens automatizadas, outro benefício do marketing digital odontológico. 

Site e Blog

Dois pontos fundamentais hoje em dia. No site você pode colocar todas as informações de contato e localização, além de ser seu cartão de visitas, por lá você apresenta sua missão, visão e valores, e também consegue descrever melhor todas as opções de serviços oferecidos.

O blog é uma página de conteúdo com foco em tráfego orgânico, ou seja, se fizerem uma busca por assuntos relacionados nos buscadores seu blog pode aparecer na primeira página. 

Claro que isso não acontece da noite para o dia, é necessário construir um conteúdo sólido e aplicar as técnicas de SEO para ter mais chances de se destacar nos buscadores. 

Não sabe como funciona o SEO, clique aqui para saber mais sobre como colocar seu site e/ou blog no topo.

Anúncios para marketing digital odontológico

Os anúncios nas plataformas digitais estão bombando, a todo momento nós recebemos alguma informação, produto ou serviço em forma de anúncios. 

Mas é claro que isso tem ficado cada vez mais fácil de fazer, praticamente todas as plataformas têm essa opção. É bem provável que você já tenha ouvido falar em Google Ads e Facebook Ads, caso ainda não tenha ouvido, vale se inteirar no assunto para alcançar cada vez mais pessoas. 

Essa é uma forma simples e de baixo custo para divulgar o seu negócio. Você define o valor que quer investir nesses formatos.

Google Meu Negócio

É muito importante cadastrar seu local de atendimento no Google Meu Negócio, assim quando as pessoas fizerem pesquisas para encontrarem uma consultório/clínica seu negócio estará em destaque.

A importância de fazer marketing digital odontológico

Cada vez mais pessoas estão fazendo suas compras pela internet, inclusive o número de contratação de serviços está aumentando consideravelmente. Sendo assim, se você quer se destacar, é necessário incluir o marketing digital odontológico em suas estratégias de vendas.

Você pode ver que não tem segredos, e é o caminho para alcançar mais pessoas e aumentar a lista de pacientes no seu consultório. 

Dica bônus

Para facilitar os processos no dia a dia vale a pena terceirizar alguns serviços e otimizar o tempo para melhor atender seus clientes. Neste caso, invista na contratação de plataformas e serviços que gerencie todas as ações dentro do seu negócio. 

Sucesso!