Ao abrir uma empresa, você para de trabalhar pelo sonho dos outros e começa a trabalhar pelo seu próprio sonho. Esse é apenas um dos muitos motivos pelos quais a vida de empresário é tão atrativa.
Muitas pessoas ficam interessadas em embarcar nesse desafio, mas não sabem bem como começar. Neste artigo, você vai descobrir que é muito mais simples do que parece e receber as melhores dicas para abrir um negócio.
Questões burocráticas
O primeiro passo para abrir uma empresa é escolher o nome da sua companhia. Essa etapa pode parecer simples, mas é muito importante pois o nome é um importante item de divulgação e é nele que toda identidade da empresa deve estar representada.
Muitas pessoas procuram pelo trabalho de empresas especializadas na área para escolher seu nome e seu logo antes de Abrir empresa em Barueri, de tão significante que é.
Mas é preciso prestar atenção, pois é obrigatório verificar se há a disponibilidade do nome porque, como se sabe, os nomes de empresa são um bem patenteado.
Depois disso, é preciso entender como conseguir o alvará de funcionamento na sua região. O processo pode ser diferentemente em barueri ou outra cidade brasileira, por isso o melhor é consultar a prefeitura.
Uma série de laudos são necessários para conseguir o alvará. Toda empresa, por exemplo, precisa apresentar segurança contra incêndio. Se as atividades da companhia não oferecerem muito riscos, esse laudo é o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros), que é feito por um técnico da área.
Mas se a empresa apresentar mais riscos de incêndio, é necessário que o laudo seja feito pelo próprio corpo de bombeiros, um documento chamado de AVCB (Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
Além disso, é fundamental fazer o registro legal da empresa. Esse processo é realizado na Junta Comercial ou no Cartório de Registro da Pessoa Jurídica. Para fazer esse registro, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Contrato social, Requerimento do Empresário Individual ou Estatuto;
- Cópia autenticada do RG do titular ou sócios;
- Cópia autenticada do CPF do titular ou sócios;
- Capa da Junta Comercial;
- Ficha de Cadastro Nacional modelos 1 e 2;
- Pagamento de taxas por DARF.
É crucial que se esteja atento nesse processo inicial, para evitar o retrabalho e conseguir resolver as questões burocráticas rapidamente. Sempre se informe sobre as regras e normas da sua região antes de realizar qualquer procedimento.
A estrutura da empresa
É comum procurar por Empresa de projetos estruturais antes de iniciar as atividades empresariais. Elas são empresas que irão estudar as suas necessidades e encontrar as soluções mais inteligentes para satisfazê-las.
Pode ser necessário fazer pequenas reformas no local, tornando-o mais funcional e confortável, acrescentando equipamentos como sistemas de aquecimento de gás, sistemas de ar condicionado e outros.
O trabalho de engenharia civil também pode promover mais economia para a empresa. Por exemplo, um item simples como o revestimento de piso pode fazer toda a diferença na estrutura da empresa.
Se for um revestimento que proporcione conforto térmico, acústico e apresente resistência e durabilidade, economiza-se em energia e potenciais reformas. O mesmo vale para o forro do teto.
Já no começo, é recomendável tomar algumas medidas para a organização interna da empresa. Depois da fase de Recrutamento e Seleção, os funcionários contratados precisarão fazer o Exame admissional particular.
Por isso, é interessante que já inicie a procura por empresas da área e estabeleça contrato com alguma, procurando sempre o melhor custo-benefício.
A intenção desse exame é proteger tanto a empresa quanto os seus contratados. Realiza-se o exame médico no início e ao final das atividades, de modo a identificar algum problema de saúde causado pela empresa ou provar que algum problema de saúde já existia antes da contratação.
É preciso ponderar qual a melhor opção para a realização desse exame medico. Existe a opção de realizá-lo na própria empresa, chamando o médico responsável até o local ou encaminhar os funcionários até o local de atendimento do médico.
Deve-se considerar a velocidade que se deseja para o processo, os custos e outros fatores. Há alguns médicos que atuam na área sem local próprio e acabam cobrando menos para atender no local, por exemplo.
Enfim, o importante ao abrir uma empresa é se planejar e entender sobre a legislação e as obrigações empresariais.
Quanto mais familiarizado se está com o processo, mais rápida será a sua execução. Se necessário, contrate os serviços de uma assessoria empresarial para essa primeira etapa.