O mercado de aviação civil, está em grande ascensão nos últimos anos, diversas faculdades começaram a disponibilizar esse curso, para formação especializada de mão de obra para essa área.
Por ser um trabalho fora do comum, muitos jovens procuram esses cursos especializados, objetivando um estilo de vida descentralizado,, com muitas viagens e experiências ao redor do mundo.
Vamos dar algumas dicas e mostrar quais possibilidades estão a sua disposição, se o seu objetivo é ingressar nesse mundo da aviação civil, seja como piloto, logística ou atendimento.
A formação de um piloto
Primeiramente, há o curso de piloto de avião nas grandes cidades é possível encontrar diversas escolas especializadas no curso de pilotagem.
Para ingressar nesse ramo, você precisar ser maior de idade e passar por alguns testes psicotécnicos, após isso está apto a começar o curso.
Os custos são altos – se comparado com uma graduação convencional e a burocracia também. Em média, para a formação básica, o custo é de cem mil reais.
E para a pilotagem de aviões mais modernos e específicos, pode chegar a duzentos mil reais, o curso completo e isso somente para obter a experiência mínima exigida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Existe um passo a passo na escola de pilotagem, que você precisa cumprir se busca ingressar no mercado de pilotagem:
- Cursos teóricos;
- Realização de aulas práticas, para atuação legal de piloto privado (não permite exercer nenhuma função remunerada). Para isso, são necessárias 40 horas de voo;
- Aulas práticas para licença de piloto comercial – São necessárias as primeiras quarenta horas de voo e mais cento e dez horas adicionais;
- Para trabalhar em companhias aéreas, o piloto ainda precisa ter, pelo menos, mais doze horas de experiência em aviões bimotores e, assim, poderá ingressar no mercado da aviação civil de forma correta.
Especialização no atendimento e comunicação
O segundo curso bastante procurado e que também é ensinado nas faculdades de aviação civil, é o curso de check in.
Esse curso objetiva ensinar os princípios do trabalho no atendimento em aeroportos e as funções desempenhadas no serviço de check-in.
Apesar de cada empresa ou companhia, estabelecer suas diretrizes de atendimento, existem características padrões que são ensinadas nesse curso, deixando o aluno apto a entender melhor as características gerais dessa função.
Após a formação nesse curso, você poderá realizar os serviços de check-in e check-out, além de estabelecer a comunicação com toda a equipe terrestre e a base de controle da empresa.
Você também poderá trabalhar em balcões de informações, na efetuação de reservas e venda de passagem, além de controlar a passagem de bagagens.
E envelopamento de bolsas e materiais frágeis, através de um rolo de plástico bolha, sempre disponibilizado nas companhias.
Após alguns anos de experiência, o profissional poderá também, coordenar o embarque e desembarque de passageiros, além de anunciar e informar sobre as conexões e mudanças de horários dos voos.
Ainda no tema de comunicação, outra área muito procurada por jovens profissionais interessados em aviação civil, é o curso de comissario de bordo.
Esse mercado, em grande expansão, oferece um grande número de vagas e seu salário inicial gira em torno de quatro mil reais.
Podendo atingir até oito mil reais dependendo da companhia e do tempo de trabalho na empresa. O curso é dirigido sob as disciplinas e condições exigidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
E também é necessário ter experiência em campo (alguns voos), antes de ingressar profissionalmente na área. Em média, o custo de um curso completo, gira em torno de três mil reais.
E tem, aproximadamente, cento e cinquenta horas de conteúdo aplicado por especialistas, dividido entre diversas disciplinas como:
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Primeiros Socorros na Aviação Civil;
- Combate ao Fogo;
- Segurança do Voo;
- Emergência a Bordo;
- Sobrevivência no Mar.
A importância de especialistas na aviação
Após estar devidamente preparado(a) para atuar como um comissario de bordo, você pode ingressar em companhias aéreas de sua preferência e seguir na área com sucesso.
Outras duas áreas importantes na aviação civil, são as que trabalham com a mecânica dos aviões e os controladores de tráfego.
Responsáveis pelas logísticas de voos, decolagens e manobras de cada aeronave que entra ou sai dos aeroportos. Por conta da complexidade dessas áreas os cursos são bastante específicos e com muitas horas/aula.
Por isso, é necessário pesquisar com calma as melhores escolas e faculdades para a profissionalização nessas áreas.