Equipamentos encontrados no ramo da indústria alimentícia

indústria

O ambiente de  industria é muito amplo e possui variados tipos de segmentos e equipamentos. Alguns são mais famosos, outros menos conhecidos, porém todos são importantes. Temos um em especial que além da importância, também se tornou essencial para nossas vidas.

Estamos falando do ra mo da indústria alimentícia, que se constitui em um conjunto de atividade que produzem, ensacam e criam alimentos e bebida para serem comercializados na sociedade.

Seus maiores clientes são: supermercados e companhias, além de lanchonetes e outros tipos de locais que vendem alimentos. Essa indústria leva a higiene muito a sério e possui variados serviços.

Hoje iremos falar sobre o que há dentro desses ambientes, para que eles possam fazer o melhor trabalho possível e distribuir todos os tipos de comidas e bebidas – para todos os gostos. Acompanhe e saiba mais.

Máquinas de alimentos

Como a indústria produzem uma grande demanda por hora, é necessário ter variados tipos de máquinas com diferentes funções, para que seja possível fazer uma grande demanda de tempos em tempos.

Um dos maquinários mais presentes nesses locais é a extrusora de massas, que é um equipamento que transforma massas em variados tipos de produtos, substituindo o trabalho que seria manual.

O sistema mecanizado da máquina proporciona uma produção mais contínua e garante o aumento de quantidades de pizzas, macarrões, nhoques e outros tipos de alimentos, sempre fazendo com que fiquem uniformes e rentes.

Alguns dos componentes dessas extrusoras são:

  • Tolva para colocação do produto;
  • Extrusão;
  • Matriz para dar forma;
  • Motores;
  • Corte temporizado;
  • Automação.

Assim como já indica o nome, a extrusora passa a massa por um tipo de orifício que assume a forma deseja com o diâmetro escolhido. Há muitos modelos e opções, sendo que a regulagem pode ser feita pelo funcionário.

Outro equipamento também é a máquina de biscoito, que é uma extrusora com troca de matrizes que ajudam a deixar toda a produção mais prática e ágil. Ela possui muitas frequências e ajuste de velocidade.

Além disso, pode fazer biscoitos de polvilho, amanteigados, biscoitos e bolachas, cada um no tamanho que for desejado. É possível produzir uma médias de até 200kgs de massa por hora, além da agilidade da máquina, aumenta a economia e a quantidade de produto.

Esses dois são os mais utilizados, hoje em dia, na indústria – esse é um dos motivos que para que sejam tão grandiosas, pois há realmente uma enorme demanda.

Câmara industrial de resfriamento

Além de toda a produção, sabemos que é necessário deixar os alimentos em temperatura ideais, sendo que a maioria deles, independentemente do que forem, ficam em uma câmara fria, para que possam ser conservados.

Essas câmaras costumam ter uma grande espaço físico e ajudam a conservar os alimentos. São como se fossem grandes geladeiras e freezers, dispondo de um controle de temperatura e um controle da mesma.

Esses ambientes, diferentemente dos domésticos, possuem variados espaços que são customizados, ou seja, a refrigeração de um lado é uma, e do outro pode ser modificada – sem que haja algum problema entre os alimentos que estão em comum no local.

A câmara fria industrial é capaz de se adaptar sempre com as necessidades de cada cliente, além de ter vários tipos de tempo de conservação, movimentação diária, preferências de materiais e muitos outros quesitos.

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Por último, mas não menos importante, iremos falar de algo que é totalmente necessário, que é o Auto de Vistoria, conhecido também como laudo AVCB. Esse documento é feito para atestar que a vistoria do Corpo de Bombeiros autoriza o funcionamento do estabelecimento.

Ele é autorizado, a partir do momento, que os bombeiros entenderem e analisarem o ambiente, se certificando de que ele está em plenas condições, técnicas e estruturais para combater incêndios que podem ocorrer.

Alguns dos materiais que devem ter no local para isso são: luzes, saídas de emergência, treinamento de profissionais, extintores de incêndio, portas corta chamas e muitos outros elementos.

Um dos mais conhecidos é o extintor de incêndio preço, que deve, anualmente, além do AVCB, ser recarregado e deve passar por manutenção, para não falhar na hora que é necessário.

Enfim, esses são os equipamentos e serviços que mais são encontrados nas indústrias de alimentos, bebidas e entre outros.