Para um produtor rural, ter tratores agrícolas usados a venda é praticamente uma revolução. O trabalho, seja na agricultura ou na pecuária, fica mais fácil com a ajuda do veículo, que pode guinchar itens, ajudar a aplanar ou cavar terrenos ou simplesmente transportar objetos de um lado ao outro da propriedade.
As funcionalidades dos tratores são incontáveis, bem como os acessórios e equipamentos importantes que o compõe, de modo que quem possui um trator não pode deixar de tê-los, se não podem comprometer o trabalho no campo.
Antes de qualquer coisa, é necessário ficar atento a algumas recomendações de segurança para quem utiliza o equipamento.
O uso do cinto de segurança, por exemplo, é uma das principais recomendações, afinal, o equipamento é um veículo passível de capotamento e, caso o operador esteja desprotegido, pode provocar graves acidentes.
Mas, para isso, é necessário observar que o cinto nunca deve ser usado caso o trator não possua arco de segurança, para não correr risco de esmagamentos, por exemplo. O uso de botina por quem vai pilotar o trator também é importante.
Pode parecer tarefa difícil, sobretudo para quem trabalha no campo, mas os degraus do trator devem estar sempre limpos, bem como os locais de apoios das mãos e dos pés. Isso evita acidentes provocados por quedas ou deslizamentos ao acessar ou sair do veículo.
O uso de óculos epi como equipamento de segurança também deve ser feito.
Passadas as recomendações de segurança, podemos citar alguns itens indispensáveis pra quem deseja um desempenho pleno de um trator no campo.
Itens que podem compor um trator
Os equipamentos a serem utilizados vão depender do segmento explorado pelo produtor rural.
Mas, de modo geral, podem ser acoplados aos tratores itens como:
- Arados;
- Vários tipos de grades;
- Cultivadores;
- Modelos de semeadeiras, plantadeiras ou roçadeiras;
- Plainas;
- Guinchos;
- Acessórios que variam de acordo com o tipo de cultura da propriedade rural.
O primeiro produto, e talvez o de uso mais universal nas propriedades agrícolas, é a carreta agrícola. Ela pode ser encontrada em diversos modelos e é utilizada para quase tudo na fazenda, seja para transportar produtos, ração, ferramentas, ou até mesmo para armazenagem de sementes ou safra colhida no local.
Há modelos mais sofisticados, com automação, ou básicos, como as muito procuradas carretas basculantes manuais.
Também podemos citar na lista de itens importantes, a plaina agrícola dianteira. Ela é aquela pá grande, em um formato de caixote, com algumas fendas, utilizada para trabalhos de escavação de diversos tipos de terreno e até mesmo para o transporte de materiais, já que é constituída em um formato de caixote que, se rebatido para cima, pode carregar materiais de forma prática e segura.
Outra ferramenta é a plaina traseira, uma barra com uma lâmina que é acoplada à traseira do trator e pode gerar operações de manejo e preparação do solo.
Geralmente, trata-se de uma lâmina reversível, em material reforçado que provoca inclinações, tanto na horizontal, quanto na vertical, para atuar de forma intensa sobre o solo no qual é aplicada.
Na quarta posição da lista de implementos para tratores, mas não menos importante, está a retroescavadeira.
Esta ferramenta também pode ser utilizada para os mais diferentes tipos de serviço na zona rural.
Acopla-se ao trator todo o sistema de acionamento da bomba hidráulica que opera a pá, bem como o comando de sistema de giro.
A retroescavadeira, como o próprio nome diz, auxilia em trabalho de escavações e, também, em trajetos mais curtos, geralmente na mesma área trabalhada, no transporte de objetos.
Os implementos e equipamentos que podem ser somados aos tratores são incontáveis, mas ainda podemos citar as roçadeiras, que são encontradas nos mais diversos modelos e aplicações, os subsoladores, trituradores, os sulcadores, os perfuradores de solo, além de enxadas e grades aradoras ou niveladoras.
Outros acessórios utilizados
Um produto muito usado por produtores agrícolas é a pasta desengraxante para mãos.
Além dos itens a serem acoplados aos tratores, podemos citar também acessórios ou produtos que deve-se ter em estoque para quando houver necessidade, como pneus, câmaras de ar, aros ou chassis.
Cabines, assentos e faróis também podem ser colocados ou substituídos para que o desempenho seja melhorado.
Uma dica importante está relacionada à manutenção ou troca dos equipamentos.
Antes de qualquer coisa, é preciso se certificar que todas as fontes de potência do trator estão desengatadas e que todos os equipamentos estejam ao nível do solo.
Com o motor desligado, remova a chave e, após a máquina se desligar, a troca de itens e implementos pode ser feita com segurança, sempre utilizando as ferramentas adequadas para cada tipo de máquina. Em alguns casos, é preciso utilizar um óleo desengripante.