A necessidade aflora o espírito empreendedor das pessoas, principalmente em tempos de crise. O sonho do empreendedorismo está nas veias do povo brasileiro. Mas, já pensou quais os equipamentos necessários para montar uma loja, sem gastar em itens desnecessários?
Para começar uma loja de roupas, é necessário o básico:
- Os produtos com boa qualidade, por isso, escolha bons fornecedores;
- Um programa de fluxo de caixa, para ajudar a gerir estoque e finanças da loja;
Iluminação; - Expositores para os produtos e lugares para guardá-los, como por exemplo, prateleiras, araras, nichos, etc;
- Balcão para expor pequenos itens, que podem ser adquiridos na hora de finalizar a compra;
- Dispositivos de segurança.
Priorize a organização da sua loja
Primeiro, independente de qualquer tipo de loja que você for montar, precisará de um programa frente de caixa, ou seja, um programa que é utilizado pelo vendedor ou pelo caixa.
Para lançar a venda no sistema e gerar a nota fiscal. Esse sistema, também é conectado com o seu banco de dados do estoque.
E com a parte de controle financeiro da loja, tornando tudo mais prático e otimizado para a hora da venda.
Outro ponto que precisa ser tocado, é na beleza da loja. Ela atrai os clientes pela beleza dos produtos valorizados pelos expositores para lojas que, inclusive, podem ser personalizados para a marca.
O expositor iluminado e bonito, tem o poder de mudar uma caneca, por exemplo, assim como um bonito manequim tem o poder de iluminar uma roupa.
Falando em iluminação, isso também é fundamental para todos os segmentos de lojas, principalmente o de vestuário.
Utilize a iluminação a seu favor
A luz certa, torna a roupa mais bonita e deve ser adequada ao estilo de roupas vendidas pelo local.
Por exemplo, não adianta ter as luzes mais florescente, como o sol, se o alvo da venda é roupa para sair à noite.
Para isso, é preciso uma iluminação boa, sim, mas com um tom mais neutro para o amarelado, para deixar o clima mais confortável.
O uso correto dos espelhos na sua loja
Além da luz, é necessário bons espelhos de tamanhos grandes, que consigam dimensionar o caimento da roupa, dando segurança aos clientes, na hora da compra e não causem distorções negativas ao consumidor.
Por exemplo, em uma loja de roupa não deve ter um espelho que distorça a imagem. Esse tipo de loja deve fazer levemente o oposto ou buscar a maior neutralidade possível.
Além disso, é importante ter um balcão de vidro bonito para atender os clientes, na hora de finalizar a venda.
E ainda converter a venda de um acessório para complementar o “look” novo. Tudo isso, faz parte de uma estratégia de marketing.
Para levar o cliente a “se lembrar” do que ele está precisando, para complementar o modelito e você, claro, sempre estará disposto a ajudar tendo a peça certa em mãos.
Também é importante ter uma arara de roupas, que dá espaço suficiente para mostrar todos os modelos das suas peças, sem ficarem amontoadas, porque a organização também traz beleza e consequentemente venda.
Além disso, as araras não precisam ser somente suporte para as roupas. Elas podem fazer parte da decoração da loja.
Saiba mais sobre outros itens essenciais
Os últimos equipamentos essenciais para uma loja e para segurança do lojista: em primeiro lugar a câmera de segurança.
Que você vai ter provas, sobre tudo que acontece dentro da loja, acidente com vendedores, roubos. Isso é basicamente a maior prova que você pode ter em um tribunal, caso necessário e inibe também o acontecimento de crimes.
Outros itens de segurança, é o lacre de aço atrelados a um alarme, que apita quando os produtos saem da loja antes de serem comprados.
Muitas lojas estão optando por esse sistema para evitar furtos. É basicamente impossível tentar retirar aqueles lacres sem danificar a peça.
Por fim, vale lembrar que ter máquina de cartão de crédito, hoje em dia, não é somente mais um diferencial, mas sim quase uma obrigação entre os lojistas.
Já que, basicamente todos os as compras, são feitas por meio de cartão de crédito e débito. Isso torna mais cômodo e seguro para o cliente, porque não preciso ficar andando na rua com dinheiro.
Esse tipo de maquininha, normalmente, cobra uma taxa para fazer a transação entre 2% e 4% por operação.
O ideal, como você está começando, é buscar o menor preço por transação e máquinas sem aluguel, opções muito comuns no mercado, hoje em dia.