As empresas educacionais têm variado e ampliado o mercado de ensino, oferecendo para a sociedade novos centros de educação voltados a setores culturais, como escolas de dança, de teatro e de música.
Isso proporciona mais visibilidade para aqueles que possuem um dom e querem ampliar os conhecimentos, independente da faixa etária.
Assim, muitas pessoas procuram um espaço para que possam desenvolver os talentos musicais, conforme a identificação com um estilo ou um instrumento.
Para atender a uma demanda crescente de alunos que procuram por uma escola de música de SP para aprender ou ampliar os conhecimentos, muitos empreendedores têm investido tempo e capital em salas de aula completas, com profissionais gabaritados para ensinar desde o básico até o avançado.
Equipamentos variados para atender público misto
O cenário musical é amplo e variado, permitindo uma gama de ensinamentos aos alunos que buscam uma forma de desenvolver o conhecimento na área de ritmos e sons.
Afinal, os diversos instrumentos e equipamentos permitem um aprendizado rico e completo.
Tudo vai depender das escolhas do aluno e da disponibilidade de uma instrumentação musical variada dentro da escola.
A divisão de salas por instrumentos também é interessante, para que os professores possam se dedicar aos estudantes de forma centrada e individual durante o período das aulas.
No caso de aulas coletivas, como a formação de uma banda, uma orquestra ou um coral, o espaço deve ser adequado para receber os músicos e todos os instrumentos musicais que envolvem cada tipo de formação.
Escolas deste tipo seguem modelos tradicionais de ambientação acústica, com áreas voltadas para apresentações musicais, como palcos, estúdios de gravação e cabine de controle com mesa de som, para regulagem de graves, agudos e volume dos instrumentos elétricos e microfones.
Instrumentos obrigatórios em uma escola musical
Os instrumentos de sopro, como saxofone, flauta, trompete e clarinete, por exemplo, são fáceis de transportar. O mesmo para guitarras e violões, que podem ser mais pesados, mas ainda assim, possuem capas que podem servir de proteção e facilidade de movimentação.
Outros instrumentos musicais são fixos, por causa do peso e tamanho, como os pianos e instrumentos de percussão, como a bateria completa, que conta com diversas peças, entre pratos, tambor, bumbo, surdo e tons.
Por isso, o empreendedor que investe em uma escola musical deve estar atento à presença de professores, mas também de equipamentos à disposição dos alunos que não podem carregar seus instrumentos musicais com facilidade, como um violino ou uma flauta.
Dentro do planejamento comercial, é preciso estabelecer os custos envolvendo todos os componentes, como salário dos funcionários e manutenção do imóvel.
Assim, a presença de instrumentos musicais, de forma mais completa possível, também deve ser custeado.
O retorno do investimento está na aula de bateria valor mensal cobrado dos alunos e também das outras aulas, que sempre fazem parte do projeto de qualquer empreendimento comercial.
Segurança para alunos e funcionários
Os centros urbanos crescem exponencialmente a cada dia que passa.
Para garantir a segurança dos estabelecimentos comerciais que, na maioria das vezes, fica de portas abertas para a recepção do público, é preciso um projeto de proteção em todos os ambientes, a partir da entrada.
Empresas especializadas oferecem serviços exclusivos para cada cliente, adequando de forma precisa as necessidades de cada estabelecimento comercial.
No caso das escolas de música, em que o número de pessoas transitando entre a recepção e as salas de aula é variável, a instalação de uma catraca eletrônica com biometria permite a identificação das pessoas autorizadas, a partir de um cadastro previamente realizado.
Assim, é possível somar diversos benefícios, como:
- Mais segurança para todos;
- Segurança patrimonial, de alunos e funcionários;
- Diminui o índice de roubos;
- Controle de fluxo de pessoas nos ambientes.
Outra vantagem que este tipo de equipamento proporciona para a empresa é a integração com o relógio de ponto, identificando de maneira imediata a entrada e saída dos funcionários, facilitando o trabalho do setor de recursos humanos.
Isso porque o controle de acesso, seja de funcionários ou dos clientes, permite uma organização padronizada de identificação das pessoas presentes no estabelecimento, desde que elas passem por esse ponto, que pode ficar disposto após a recepção para cadastro.
Com isso, uma escola de música só tende a crescer e se valorizar, criando um espaço eficiente e produtivo para os novos talentos nos mais variados instrumentos e ritmos musicais.