Conseguir equilibrar a vida profissional com a pessoal é muito importante para não desencadear nenhum tipo de burnout, conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.
Os principais sintomas são: exaustão extrema, física e mental; frequentes dores de cabeça, insônia, dificuldades para se concentrar e alterações de humor.
De acordo com uma pesquisa da Ipsos, 53% dos brasileiros perceberam que a sua saúde emocional diminuiu devido ao isolamento imposto devido a pandemia da COVID-19.
Evite esse problema e tenha um dia a dia mais equilibrado com as dicas a seguir.
Organize o seu dia e suas tarefas para evitar o esgotamento profissional
O descanso é necessário e indispensável para a mente se sentir “renovada” para realizar as tarefas de trabalho de forma mais disposta.
Para isso acontecer, é preciso organizar as demandas que serão cumpridas de acordo com a sua prioridade e tempo de execução.
Ao iniciar a semana, separe um tempo e escreva quais serão as demandas para cada dia e o tempo que levará para cumprir cada uma. Por exemplo: “Atividade: Definir novos preços dos produtos de limpeza – Tempo: 2 horas”.
No caso das tarefas mais longas e exaustivas, você pode otimizá-las com ferramentas digitais. Para conhecer aplicativos do gênero, clique aqui.
E não fique frustrado caso a sua programação não funcione, pois é normal ocorrerem contratempos que não estavam inclusos nessa organização. Tenha isso sempre em mente e não se cobre tanto.
Faça pausas entre essas tarefas para evitar o esgotamento profissional
Agora você tem toda a programação das tarefas da semana e quanto tempo levará para executar cada uma. Conforme a realização de cada demanda, também é importante ter um descanso para não sobrecarregar o seu cérebro.
Determine intervalos de, no mínimo, 10 minutos antes de iniciar outro serviço. Se o seu tipo de trabalho é mais na frente do computador, e você fica a maior parte do tempo sentado, levante-se e caminhe um pouco, seja para pegar água, café ou algo para comer.
Essa ação, além de ajudar o seu cérebro a entender que você terminou uma tarefa, também auxilia na circulação do sangue e protege sua coluna de possíveis lesões.
Ter boas noites de sono também ajuda no descanso geral do corpo e disposição para um dia mais agitado. Pelo menos 1 hora antes de dormir, desconecte-se do celular, não faça refeições pesadas e, se possível, fique em um ambiente com pouca iluminação.
Todas essas ações ajudam o seu cérebro a relaxar, pois a maior parte dos estímulos que ele usa acabam diminuindo.
Dê um tempo de dispositivos móveis, televisores e computador
Nos últimos dois anos, aumentamos de forma drástica o uso de telas digitais (computadores, celulares e televisores, por exemplo), seja por conta de trabalho, estudo, lazer, contato com amigos e familiares.
E, com as redes sociais, ficamos muito tempo ativos consumindo o que nos é mostrado, sendo uma grande fonte de ansiedade e imediatismos. Fora, outros problemas de visão que a exposição a luz azul pode causar ao ser humano e, principalmente, em crianças.
Por conta disso, também é importante passar um tempo offline. Adote um passatempo em que não precise recorrer a computadores e celulares, como a prática de um esporte, atividades manuais, leitura de livros físicos ou até jardinagem.
Se você não possui tanta disposição, comece por uma caminhada de 20 minutos ou alongamentos rápidos. Pode parecer cansativo no início, mas ao persistir, isso passará e os efeitos virão a médio e longo prazo.
Sem contar que essas ações ajudam bastante na qualidade do seu sono, no foco das tarefas que precisa realizar e a se ter criatividade para executar aquelas ideias que estão paradas.
Se precisar, busque ajuda
De qualquer forma, fique atento às reações do seu corpo. Percebendo alguns dos principais sintomas como ansiedade, tristeza e incapacidade para realizar as tarefas mais simples do dia, procure ajuda médica. Isso não é brincadeira.
Esse artigo foi originalmente desenvolvido pela equipe do Raio-X, onde você pode encontrar conteúdos para facilitar a vida do micro e pequeno lojista.