Os esforços de uma empresa dependem de diversos fatores, como planejamento, capacidade de produção, habilidade de liderança, desenvolvimento de produtos inovadores e, sem dúvida, da produtividade dos membros da equipe.
Mas nesse contexto, como você acompanha o desempenho de produtividade dos colaboradores da sua empresa?
Esse é um aspecto de extrema relevância para qualquer modelo de negócio. Afinal, que empresa não quer poder contar com um time de profissionais que conseguem produzir muito com o mínimo de recursos possível, não é mesmo?
Mas para garantir que os funcionários alcancem a tão cobiçada alta performance produtiva, é necessário monitorar o desempenho deles por meio de indicadores.
Os KPIs (Key Performance Indicators) são ferramentas que vão mensurar os esforços dos profissionais em direção a metas previamente estabelecidas. A partir dos dados obtidos, será possível efetuar as melhorias necessárias para potencializar os resultados.
Para que você possa entender mais sobre esse assunto, elaboramos este artigo que vai explicar o que são e para que servem os indicadores de produtividade.
Além disso, você também confere nos parágrafos a seguir 6 exemplos de indicadores de produtividade dos colaboradores para implementar na sua empresa:
- Capacidade de produção por hora, dia, semana ou mês;
- Tempo ocioso;
- Tempo de resposta ao cliente;
- Capacidade de atendimentos por hora, dia, semana ou mês;
- Entregas dentro do prazo;
- Follow-ups diários.
Antes de conhecer os indicadores de desempenho referente a produtividade dos colaboradores, que tal relaxar o conceito de KPI e de como usá-los em seu negócio?
Confira detalhes neste vídeo.
Quais são os indicadores de produtividade?
Os indicadores de produtividade são métricas que têm como foco mensurar quanto uma empresa, uma equipe ou um indivíduo consegue produzir em saídas considerando os recursos que se tem disponíveis (equipamentos, tempo, dinheiro, mão de obra etc).
Com os KPIs de produtividade, é possível quantificar o desempenho produtivo e identificar oportunidades para melhorá-lo de maneira contínua.
Assim, ao notar que sua produtividade está abaixo do esperado, você pode analisar novamente seu próprio processo, descobrir gargalos, atrasos e desperdícios e definir maneiras de corrigir esses erros.
Depois, usa mais uma vez os indicadores de produtividade para verificar se houve realmente uma melhora. Em caso positivo, mantenha as inovações nos processos. Em caso contrário, volta a analisá-los, em busca da solução ideal.
Esse é um processo contínuo de melhoria do seu negócio que vai entregar mais valor ao cliente final, aumentar a qualidade de seus produtos e serviços e, sem bem excetuado, garantirá uma vantagem competitiva sustentável para a sua empresa.
6 exemplos de indicadores de produtividade dos colaboradores
Os indicadores de produtividade funcionam a partir da definição de um valor de referência. Assim, o resultado obtido nos KPIs deverá ser comparado com o que ficou estabelecido como referência para, então, definir se é ou não um bom desempenho.
Confira a seguir 6 exemplos de indicadores de produtividade dos colaboradores que você pode implementar na sua empresa.
1 – Capacidade de produção por hora, dia, semana ou mês
Este é um exemplo de indicador de produtividade bastante comum e pode ser que você já o utilize na sua empresa. Ele mede quanto cada colaborador é capaz de produzir dentro de um período de tempo específico.
2 – Tempo ocioso
Este segundo item da nossa lista de exemplos de indicadores de produtividade dos colaboradores mostra, em média, quanto tempo eles ficam ociosos durante o expediente. Se o resultado for muito elevado, é necessário investigar as causas para isso.
3 – Tempo de resposta ao cliente
O tempo de resposta é um bom indicador de produtividade para a área de atendimento. Ele calcula quanto tempo, em média, cada colaborador leva para responder às solicitações dos clientes.
4 – Capacidade de atendimentos por hora, dia, semana ou mês
Este é outro importante indicador para o setor de atendimento. Ele serve para mensurar a capacidade que os colaboradores dessa área do negócio têm de receber e solucionar os chamados dos clientes dentro de um período específico de análise.
5 – Entregas dentro do prazo
Muito útil para a área de logística, acompanhar o volume de entregas realizadas dentro do prazo é importante para a manutenção da satisfação dos clientes. Quanto mais entregas o colaborador fizer dentro do prazo, mais produtivo ele é.
6 – Follow-ups diários
Para que o processo comercial possa avançar e aumentar as chances de fechar novas vendas, é importante que os vendedores façam follow-ups com os leads. Portanto, acompanhe quantos follow-ups seus vendedores de vendas conseguem fazer diariamente.
Baixa produtividade nesse indicador pode gerar impactos negativos para o desempenho da empresa. Bom, esses são alguns exemplos de indicadores de produtividade dos colaboradores que você pode colocar em prática na sua empresa.
Mas antes de você fazer isso, é importante ressaltarmos a importância de considerar o fator qualidade na hora de mensurar a produtividade dos seus colaboradores.
Isso porque de nada adianta, por exemplo, um funcionário conseguir produzir 100 peças novas por dia, sendo que 40 estão com algum tipo de defeito.
Portanto, não coloque a produtividade acima da qualidade; é necessário que ambas estejam em equilíbrio. Assim, sua empresa atingirá a alta performance e se tornará mais competitiva no mercado.
Quer algumas dicas práticas e objetivas de como aumentar a produtividade de seus colaboradores? Este vídeo vai ajudar você, confira!
Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.