Se você deseja perder peso e se manter em forma, a prática de exercícios aeróbicos é uma excelente opção para atingir este objetivo – e muitos outros. E, entre eles, andar de bicicleta se destaca.
Isso porque o ciclismo é uma atividade física rítmica (em que se repete o mesmo movimento muitas vezes) e, com isso, auxilia em diversas frentes, por exemplo:
- No desenvolvimento do sistema cardiovascular;
- Na perda de gordura;
- Proporciona mais força e resistência nos músculos da perna;
- Entre outras situações.
Além disso, é uma atividade divertida, simples e fácil de encaixar na rotina, mesmo nos dias mais cheios.
Como funciona a perda de peso?
O metabolismo de cada pessoa atua de maneira individual, ou seja, enquanto alguns processam os alimentos mais rapidamente, outros têm um pouco mais de dificuldade — o que influencia diretamente na balança energética do organismo.
Diante disso, a ingestão de alimentos precisa ser diferenciada, bem como a rotina de exercícios e o tipo de atividade que auxiliará no emagrecimento.
Este processo pode acontecer por meio do gasto calórico oriundo do exercício físico, pela diminuição da ingestão de calorias pela dieta ou pela combinação de ambos.
As células são programadas para reter energia a partir da alimentação. Sendo assim, além de proporcionar benefícios para a saúde, uma dieta balanceada também permite que o organismo armazene calorias boas.
Vale ressaltar que, quando o assunto é emagrecimento, nos referimos à diminuição da gordura corporal, não somente à perda de peso em si.
É possível perder peso somente pedalando?
Sim. No entanto, antes de iniciar esta atividade é importante se consultar com um médico e fazer exames, a fim de se certificar que está tudo em ordem e você está apto para começar.
Isso porque o ciclismo exige um maior esforço do corpo, gerando diversas mudanças metabólicas. E, caso você tenha alguma doença ainda não descoberta, andar de bike pode acabar prejudicando a sua saúde ao invés de melhorá-la.
Como emagrecer praticando ciclismo?
Se você gosta da prática, confira abaixo algumas dicas de como perder peso pedalando todos os dias. Pois bem, entre as melhores formas estão:
Pedale em um ritmo moderado com frequência
Se você quer queimar gordura, é necessário pedalar em um ritmo moderado, que mantenha sua frequência cardíaca em torno de 70% a 80% da frequência máxima.
Para monitorar essa condição, você pode usar um ciclocomputador ou um monitor cardíaco. Porém, caso você não possua um desses aparelhos, procure um ritmo que altere seu fôlego, mas, ao mesmo tempo, permita que você mantenha uma conversa.
Faça duas sessões de alta intensidade por semana
Os treinos de alta intensidade melhoram seu condicionamento cardiovascular e fazem com que a queima de calorias seja mais eficaz. Portanto, depois de algum tempo pedalando apenas em ritmo regular, troque ao menos duas sessões por treinos mais pesados.
Ou, se você já tiver uma boa resistência e quiser elevar ainda mais o nível, finalize o treino regular com uma sessão de intensidade alta.
Para esse esforço, que certamente exige mais do seu corpo, o ideal é manter sua frequência cardíaca entre 80% a 90% da frequência máxima.
Caso você não esteja marcando, deve ser acelerado ao ponto de não ser possível manter uma conversa. Vale ressaltar que não há necessidade de manter um ritmo acelerado do início ao fim do treino — além de ser perigoso.
Durma ao menos 6 horas por dia
Por fim, segundo alguns estudos, pessoas que dormem de 6 a 8 horas por dia, conseguem perder peso com mais facilidade, além de serem menos agitadas.
As pesquisas também indicam que pessoas que não dormem o suficiente durante a noite são mais propícias a sentirem fome e, quando comem, se sentem menos saciadas.
Além disso, um sono de qualidade é fundamental para ajudar o corpo a se recuperar e reconstruir a musculatura após cada dia de treino.
Texto: Gustavo Marques