Com a temperatura ambiente aumentando a cada ano, o ar-condicionado deixou de ser um item de luxo e passou a ser indispensável na casa e no comércio dos brasileiros.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), houve um aumento na procura por condensadores. As vendas aumentaram em 28% no último ano, sendo fabricados mais de 3,5 milhões de splits.
Por esse motivo,separamos algumas informações importantes sobre o mercado de ar-condicionados para quem quer ingressar nele.
Entenda por que fabricar ou vender ar-condicionado tem se tornado uma vantagem para as indústrias:
Por causa do aumento nas vendas comprovado, investir na fabricação e comercialização deste produto tem se tornado essencial e necessário para as indústrias.
Como prova, basta pensar em como nos dias atuais é praticamente impossível encontrar empresas que não instalaram ar-condicionado, principalmente com o crescimento de mercados e estabelecimentos comerciais.
Além disso, as residências também têm sido ponto chave para o crescimento das vendas.
Desta forma, trabalhar com climatização e não fabricar ou vender o produto tem sido sinônimo de perda de tempo e dinheiro.
Quais os benefícios que posso ter em trabalhar com a comercialização?
Por estar em alta, devido ao calor, este é o momento perfeito para iniciar a fabricação e comercialização de ar-condicionado. Principalmente por conseguir oferecer uma vida mais saudável aos clientes.
Mas não é somente a alta das vendas que faz ser essencial investir neste nicho.
Atualmente, o Brasil está entre os países com o maior mercado de refrigeração e ar-condicionado do mundo. Hoje, o Brasil é o terceiro no ranking mundial de aparelhos de janela no segmento de ar-condicionado, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da Índia.
Com o crescimento das vendas, foram criados diversos modelos de ar-condicionado. Os mais vendidos nos últimos anos têm sido o inverter, uma espécie de produto mais viável financeiramente – já que oferece mais economia e um ambiente mais climatizado.
Por outro lado, para os setores comerciais e empresariais, o ideal é o Split Piso Teto, um modelo que pode ser instalado tanto em teto quanto no piso de um determinado local.
Seja qual for o modelo comercializado, para fidelizar um cliente é indispensável ter um produto de qualidade. É importante ter em mente também que ao vender o ar-condicionado, a empresa não oferecerá apenas um ambiente climatizado, ela também promove uma melhor qualidade de vida para moradores das residências e funcionários das empresas.
Quais empresas trabalham com a comercialização de ar-condicionado?
Para começar a produção e, consequentemente, as vendas, é necessário entender o mercado e quem atua neste meio.
É claro que para ingressar em qualquer setor comercial deve-se atentar ao ramo que está entrando e quais as possíveis concorrências que irá enfrentar.
Como as vendas por climatizadores só vêm aumentando ano após ano, cada vez mais empresas irão inserir-se no mercado para buscar o seu espaço.
Para se ter uma ideia a Carrier foi a primeira empresa a iniciar o processo de vendas nesse segmento e por isso é muito conhecida. Porém, no Brasil, ela encontra uma concorrência acirrada em empresas que também possuem um alto volume de vendas, como as marcas Consul, Elgin, LG, Philco e Electrolux.
Por isso, para se destacar neste mercado com empresas multinacionais, é preciso ter uma distribuidora de alto nível e reconhecida no mercado. Um exemplo desse tipo de empresa é a Indústrias Tosi.
A empresa é pioneira e seu foco é totalmente na produção de equipamentos de ar-condicionado, oferecendo os melhores produtos do mercado.
Quais os modelos de ar-condicionado mais procurados no mercado?
As empresas procuram atender a demanda de seus clientes. Portanto, fica claro que apenas um modelo não atenderá todo o público. Atualmente, existem seis tipos de climatizadores e ar-condicionado, com maior procura no mercado: Split; Inverter; Piso Teto; Cassete; Multi-split e Cortina de ar.
Conheça a diferença de cada um deles:
Ar-condicionado Split: O modelo split é o mais comum. A tecnologia é inserida nos aparelhos compostos por duas partes – uma condensadora e outra evaporadora.
Ar-condicionado Inverter: Seguindo a mesma linha do convencional, o Inverter tende a manter a temperatura mais constante, já que o compressor trabalha em rotação variável e contínua. Assim, resulta em um conforto maior, seu ruído é quase imperceptível e pode economizar em até 40% da energia em relação ao convencional.
Ar-condicionado Piso Teto: Este modelo é basicamente o mesmo do split – também possui duas unidades, uma evaporadora e uma condensadora – porém, a sua capacidade de refrigeração é maior.
Ar-condicionado Cassete: Para quem procura um equipamento versátil e discreto para controlar a temperatura ambiente, é o ideal. Ele também pode ser instalado no teto. Tendo um design clean, o Cassete não ocupa grande espaço no local. Além disso, sua capacidade de refrigeração é excelente e tem um bom direcionamento do fluxo de ar.
Ar-condicionado Multi-Split: Tendo dois ou mais evaporadores espalhados internamente, o multi-split oferece custo-benefício e garante uma economia de energia.
Cortina de Ar: Diferente de um ar-condicionado, a cortina de ar cria uma barreira em um potente fluxo de ar emitido acima da porta. Esta cortina proporciona o isolamento térmico do ambiente interno e evita com que o ar quente entre.
Quais são as tendências para o mercado de climatização
Agora que você conheceu um pouco mais sobre as empresas que atuam no mercado, chegou o momento de saber as tendências. Sendo este, o ponto mais importante, ou seja, saber o ramo em que estará inserido.
Assim como citamos, uma das principais tendências do mercado é o produto que faz o cliente economizar. Desta forma, com a evolução mercadológica, os fabricantes devem oferecer soluções para que o ambiente fique cada vez mais climatizado e uma melhor qualidade de vida aos brasileiros.
Além disso, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) percebeu que a população busca um produto que representa economia no bolso.
Por isso, acabou elevando-se o grau de exigência de impacto ambiental. Agora, as empresas necessitam oferecer um produto mais qualificado para conquistar o selo com classificação “A”.
Desde que houve esta mudança no mercado, o índice mínimo de eficiência dos aparelhos de ar-condicionado já passou por três revisões, em 2011, 2018 e 2020.
Conheça os melhores produtos de climatização do mercado. Acesse o site das Indústrias Tosi e fique por dentro de todas as informações do ar-condicionado.