Fatores para a escolha de um colégio

colégio

Algumas pessoas já escutaram a frase do famoso filósofo Pitágoras que diz “Ensinemos as crianças para que não seja necessário punir os adultos” e ficaram algum tempo sem entender. Entretanto, essa frase resume bem o qual o papel do colégio e da educação, que é ensinar as novas gerações a não repetir os mesmos erros dos adultos e impedir que a aprendizagem de pontos básicos do caráter sejam aprendidos na fase dos adultos.

Assim, uma instituição que é de extrema relevância para esse debate é as escolas e seus mais diferentes modelos, do berçario creche passando pelo colégio e indo até mesmo a universidade. A educação não se dá apenas neste âmbito, mas é a instituição responsável por promover inclusão e conhecimento para todos.

A escolha de um colégio para que o filho estude pode ser uma tarefa bastante dificultosa e penosa em muitos sentidos, pois é este ambiente que ele compartilhará por um longo tempo, gerando um grande impacto na sua formação.

Assim, é preciso prestar atenção em alguns fatores, como se fosse analisar um espaço para o aluguel de espaço comercial. É necessário observar e anotar, tirar dúvidas e saber se tal pensamento e atitude da instituição é a que quer colocar um filho.

Neste texto abordaremos alguns desses fatores e como eles são relevantes para a tomada de uma decisão acertada e que pode ser quase sem equívocos.

Os fatores mais relevantes em uma escola

Os fatores que abordaremos aqui ajudará e muito na escolha adequada para as crianças em diferentes idades, tanto na época que conhecemos como Ciclo Básico I e II como no Ensino Médio.

Hoje, por conta dos vestibulares, os colégios voltados a esse público devem ter um desenvolvimento eficiente na questão da preparação de vestibulares como o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e de vestibulares privados.

Já para os Ciclos I e II a questão do idioma é muito importante e as crianças antes desse ciclo, os bercarios particulares devem oferecer toda uma estrutura para que os bebês sejam bem cuidados até que algum familiar, pai, mãe ou avó venham buscar.

Para que os fatores pesem na escolha é necessário que esta agrade tanto os familiares como o estudante, afinal, quem estará enfrentando o dia a dia escolar será o aluno, e portanto, sua decisão cai forte sobre o momento. Confira abaixo alguns dos fatores.

1. Valores do colégio

Os valores é a identidade da escola, ou seja, os parâmetros filosóficos que elas lidam com problemas e com o conhecimento que será ensinado.

Alguns valores dizem respeito a tolerância, a inclusão e outros são destinados ao ensino voltado para as artes (incluindo em sua estrutura estúdio de ensaio) ou a preparação de esportes.

Também são esses valores que indicam o que é priorizado nas relações com os familiares, os alunos e os professores. Assim, os valores são a visão da escola sobre variados temas como:

  • Religião;
  • Prevenção e uso de drogas;
  • Estímulo ao esporte;
  • Aprendizagem de sexualidade e outros.

2. Propostas de ensino

As propostas de ensino são importantes para mostrar exatamente como a escola enfrentará as disciplinas obrigatórias e não obrigatórias e quais as ênfases que vão ser trabalhadas.

Há escolas que se preocupam com o desenvolvimento artístico, outras com o desenvolvimento de senso crítico e outras que priorizam o protagonismo do aluno.

O projeto pedagógico da escola deve ser bem escrito e bem executado embasado em metodologias da educação consolidadas e que visam sempre o desenvolvimento integral do aluno, seja no ensino de música no estúdio ensaio da escola ou nas disciplinas obrigatórias.

Uma boa proposta de ensino convence os pais de que aquele colégio oferece uma boa estrutura para o seu filho.

Os outros fatores

Alguns outros fatores precisam ser postos na conta, como a infraestrutura da escola e também a qualificação dos professores, bem como a distância e a mensalidade.

Os dois últimos tópicos são importantes para definir como o filho irá e voltará da escola e se a mensalidade condiz com tudo o que foi proposto.

Já a infraestrutura diz respeito as salas de aula, as bibliotecas, a sala de reunião disponível, quadras, equipamentos de tecnologia e outros. E o corpo docente, verificar se possuem, além de currículo didática no ensino da disciplina.

Com tudo isto é possível fazer uma escolha mais acertada e que visa a qualidade e uma educação de qualidade para a criança.