A geração de leads é algo muito importante para o engajamento e relevância do seu site, mas apesar de virem por livre e espontânea vontade dos visitantes, é possível simplificar este processo e tentar fazer com que este tenha mais vontade de montar um cadastro no seu endereço. Para isso, você tem de seguir algumas recomendações, assim o seu site pode vir a ter cada vez mais leads e consequentemente mais acessos.
O que são leads?
Uma definição simples para leads pode ser: “pessoas cadastradas em um formulário no seu domínio na web”, isso quer dizer que os leads são pessoas que, por livre e espontânea vontade, resolvem criar um cadastro no seu site, neste cadastro o internauta coloca dados pessoais (geralmente nome completo) e uma forma de contato (e-mail ou número de telefone) para que o site tenha o contato diretamente com essa pessoa. É uma tática muito usada por comerciantes, tanto em estabelecimentos físicos como e-commerce.
Mas para que essas pessoas efetuem um cadastro elas devem ter alguma motivação, geralmente algum benefício ou facilidade. Neste caso, te apresentaremos alguns fatores e técnicas que podem te ajudar a captar esses leads, para que seu site possa vir a ter cada vez mais acompanhantes engajados no seu conteúdo, ou – para você que é comerciante – clientes engajados na sua loja.
Marketing de conteúdo
Se você já navegou pela internet, com certeza já ouviu falar sobre “marketing de conteúdo”, mas não sabe exatamente o que isso significa. Pois “marketing de conteúdo” é a criação de conteúdo para que este seja consumido e compartilhado por um público-alvo previamente definido. Esta estratégia de marketing visa a captação de leads para que seu site e/ou comércio consiga chegar até o público desejado, tendo como objetivo que este consuma seu conteúdo e compartilhe algo sobre ele.
Os leads tendem a chegar com esta estratégia, pois uma das características do marketing de conteúdo é a chegada no público-alvo de maneira espontânea, o seu conteúdo aparece para o alvo como uma “oportunidade” ou “entretenimento direcionado”, para que não seja interpretado como algo forçado e afaste o possível lead. Por essa razão, o campo de jogo do marketing digital são as redes sociais.
Além de serem feitos em redes sociais, o seu conteúdo deve dançar conforme a música que o Google escolhe, isso quer dizer que você deve seguir as recomendações da plataforma para que você possa vir a ter um alcance maior para seu conteúdo, isso só poderá acontecer se você estiver com técnicas alinhadas de otimização de site para Google, o famoso SEO.
Com o SEO alinhado, somados a um bom conteúdo publicado com frequência, que este tenha relevância no público geral, e que seu site seja um site responsivo, seu site pode conquistar mais espaço nos resultados de pesquisa.
Redes Sociais
Atualmente é quase impossível encontrar uma pessoa que não esteja cadastrada em ao menos uma rede social, desde que se popularizou este modelo de sites visando inicialmente o contato com pessoas à distância, hoje as redes sociais são tratadas como o “campo de jogo” do marketing digital.
Por existirem diversas redes sociais, cada uma com sua peculiaridade, recursos, popularidade e perfil de usuário (quem está na rede e como esses perfis interagem com determinados tipos de postagens), você deve ser muito cuidadoso quando for entrar em cada uma delas com o objetivo de promover seu conteúdo e/ou produto. Por isso devem ser feitas de maneiras diferentes para cada rede social, para que sejam atingidas as mesmas pessoas em redes diferentes, o famoso “pegar por todos os lados”.
Quando feito de maneira assertiva, o marketing digital por meio das redes sociais tende a gerar uma boa quantidade de leads, gerando um impacto positivo no seu site.
Não necessariamente você deve ter um perfil em uma rede social, mas seu conteúdo deve estar em alguma delas, é muito comum pessoas apenas comentaram conteúdos, experiências e produtos nas redes, ainda mais quando estas pessoas estão inseridas em um nicho (inseridas em um conjunto de pessoas e marcas que fomentam determinados assuntos com vertentes do mesmo ponto de vista) que engaje muito, isso pode te trazer muitos acessos para seu site, por isso é recomendado você ter uma hospedagem de site com muita memória, para justamente aguentar este volume de acessos.
Twitter é um grande gerador de leads
Um exemplo de rede social excelente geradora de leads é o Twitter. Mesmo sendo uma rede social bem antiga e conhecida do público geral, o Twitter é uma rede social caracterizada por ser uma espécie de “diário” de seus perfis, vem sendo usado como fonte de notícias (portais grandes colocam seus links no Twitter), e é exatamente aí que ele se torna uma boa alternativa para geração de leads.
Por ser uma plataforma que permite links com imagens anexas, pode ter certeza que isso é um atrativo para o público, pois a primeira coisa a se notar é na imagem. Outro ponto vital para a conversão de leads é o tamanho da postagem no Twitter, pois ela pode ter no máximo 280 caracteres, tornando as publicações rápidas e objetivas.
Com uma postagem curta, chamativa e objetiva acompanhada por um link com uma imagem também chamativa, é a receita perfeita para tentar conseguir acessos para seu site, pois irá instigar o leitor a saber mais sobre o conteúdo. Por essa razão, grandes portais de notícia fazem uso do Twitter para divulgarem seu conteúdo.
Pop-Ups interativos
Os pop-ups são uma grande fonte de geração de leads, muito disso se deve à forma rápida e prática de conseguir engajamento. Os pop-ups são caracterizados por banners chamativos (geralmente na home do site) compostos de poucas palavras, mas sempre objetivas e imperativas, para que o internauta seja convencido a clicar no banner.
Geralmente estes pop-ups levam o usuário para a página de registro, onde ele preencherá um formulário com dados pessoais e forma de contato (telefone ou e-mail), concluindo o objetivo destas técnicas: a geração de leads.
Parcerias com não-concorrentes com um alvo em comum
Pode parecer diferente, mas é algo possível e eficaz. Explicando de maneira mais completa, estas parcerias podem ser feitas entre sites que produzem um conteúdo diferente de forma que não haja concorrência entre eles, mas que eles tenham o mesmo público-alvo, então nada mais benéfico que ambos se ajudarem e conquistarem este público.
Para que isso seja feito da maneira correta, são indispensáveis os estudos detalhados sobre o seu conteúdo, público-alvo e o nicho em que seu site se encontra, para que você possa encontrar outros sites com o mesmo público, mas com serviços e/ou conteúdos diferentes.
A melhor maneira de identificar o alvo e a concorrência de um site é levar em consideração o nicho e a forma como este site está inserido neste nicho, a partir disso basta relacionar o serviço ou conteúdo deste site com esse nicho, caso seja conflitante com o seu, não é recomendada a parceria.
É uma estratégia de alto risco, e por isso pode trazer um grande retorno quando feito da maneira correta, mas também pode acarretar em um grande prejuízo quando feito da maneira errada.
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