Independentemente do tamanho da sua empresa, a gestão de pessoas deve ser uma das grandes prioridades. Afinal de contas, é isso que dita a produtividade e a qualidade de todo o trabalho desenvolvido, além de muitos outros pontos que serão levantados ao longo deste texto.
Ter um setor de RH (Recursos Humanos) que cuida dessa questão, é essencial. Contudo, pode ser que no momento sua empresa não tenha porte para isso. Neste caso, é importante garantir que uma pessoa da equipe dê atenção a esta questão.
Uma gestão empresarial eficiente do seu negócio, deve ser focada em pessoas, buscando a motivação do seu time como um todo.
Em diversas empresas, isso é visto como um gato que não gera retorno, mas a verdade é que uma equipe motivada entrega resultados muito altos dentro de prazos inacreditáveis.
Além do mais, isso significa ter um time que veste a camisa da sua empresa, bate metas e se compromete verdadeiramente com seu negócio.
Continue sua leitura para saber quais práticas podem ser aplicadas na sua empresa para garantir que sua gestão de pessoas resulte em uma equipe motivada continuamente!
Compartilhe com toda a equipe as metas que devem ser alcançadas na empresa
Antes de falar sobre isso, é preciso destacar que na hora de determinar as metas da sua empresa, é importante manter seus pés no chão! Analise seus dados, e o cenário em que sua empresa está inserida, para garantir que os objetivos são realmente alcançáveis.
Para garantir isso, vale a pena planejar metas a curto, médio e longo prazo. Inclua também etapas diversas, para aumentar a probabilidade de conclusão, e não esqueça de retornar a estas metas de tempos em tempos, para rever tudo e se adequar aos cenários que forem surgindo.
Tendo isso em vista, lembre-se de compartilhar as metas com a sua equipe. vale a pena consultar os envolvidos nos diferentes processos para coletar ideias e visões diferentes na hora de planejar.
Essa prática, além de melhorar os processos da sua empresa, aumenta a motivação da equipe, pois todos se sentirão parte do processo, se comprometendo com o que se está buscando.
Uma gestão de metas e resultados é capaz de alinhar sua equipe para o rumo certo. Mas isso deve ser feito sempre de maneira conjunta, olhando para sua empresa como um conjunto!
Promova momentos de convivência com a sua equipe, para fortalecer os laços entre todos
Quando uma equipe possui laços de amizade, e se conhecem, o respeito acaba ocorrendo de maneira natural. Além do mais, o clima empresarial se torna muito mais leve e agradável para todos.
Com isso, todos se sentem mais motivados a irem trabalhar, e principalmente a atuar como uma equipe.
Atividades de convivência que vão além dos momentos de trabalho, são muito bem vindas para fazer com que isso aconteça. Palestras, jogos, jantares e até mesmo cursos, são boas maneiras de colocar isso em prática.
Garanta que sua equipe se desenvolva através do conhecimento
Cursos, workshops, incentivo financeiro a realização de graduações e até mesmo pós graduações. Garantir que sua equipe se desenvolva, também é uma ótima maneira de manter sua equipe motivada.
Torne esta uma regra na sua empresa e encontre maneiras de fazer isso acontecer! Algumas práticas que podem ser levadas em conta para fazer isso acontecer são:
- Promova palestras gratuitas para sua equipe;
- Crie um fundo de investimento com foco no desenvolvimento profissional;
- Distribui ingressos de cursos para que sua equipe realize;
- Desenvolva parcerias com escolas, faculdades e demais instituições de ensino, e garanta descontos para que sua equipe possa aprender cada vez mais.
Vale destacar que investir no treinamento da sua equipe, significa andar rumo ao verdadeiro sucesso da sua empresa, com uma gestão muito efetiva.
Estimule o reconhecimento dos membros da sua equipe através da prática de feedbacks
É importante que sua equipe saiba quando fez um bom trabalho. Elogias, de maneira geral, são sempre muito bem vindos. No mundo dos negócios, o ideal é que você aplique essa prática através da troca de feedbacks.
Contudo, estimule que os feedbacks sejam distribuídos por toda equipe para todos. Assim, haverá um fortalecimento das relações entre a equipe, e todos se sentirão pertencentes ao seu negócio, de maneira saudável, melhorando o clima de trabalho para todos.
Vale destacar que os feedbacks negativos também devem ser dados. Contudo, isso deve ser feito sempre em um tom de aprendizado, destacando em contrapartida, tantas coisas que foram feitas corretamente.
Os feedbacks contrários também são extremamente relevantes aqui. Busque ouvir sua equipe sempre! E esteja atento aos sinais da síndrome de burnout, para evitar este problema em sua empresa.
Procure descobrir o que é realmente importante para seus funcionários
A motivação é algo muito pessoal para cada pessoa que compõe seu time. Isso porque esta questão está atrelada diretamente às expectativas das pessoas com sua vida, em diversos aspectos.
Para fazer isso, promova conversas entre as equipes, focando em descobrir suas inspirações, sonhos, e principalmente o que cada um deles julga como qualidade de vida.
É importante reunir estas informações e relacionar as metas de todos com a cultura da empresa. Acredite, esta é a chave de ouro para fidelizar sua equipe, e gerar motivação.
- Faça reuniões regulares
Pequenas reuniões regulares auxiliam no acompanhamento do trabalho e permitem evidenciar problemas com seu pessoal. Uma vez detectada a falta de motivação e suas causas, fica muito mais fácil de remediá-la.
A simples prática de manter uma reunião semanal com seus funcionários é extraordinariamente eficaz. É com certeza uma ótima forma de como motivar a equipe de trabalho.
Essas reuniões não precisam ser longas em termos de tempo, mas devem ser feitas com certa frequência.
Pode ser uma boa prática programar um horário específico para cada membro da sua equipe para que eles sempre saibam o horário que o líder terá com eles. Esse compromisso não deve ser quebrado ou adiado, pois pode causar um desconforto muito maior.
Essas reuniões devem ser feitas sempre em lugar privado, os colaboradores precisam ter certeza que eles estão em um lugar onde eles podem falar livremente.
Ao torná-la um hábito e permitindo-lhes a liberdade de abordar o assunto que eles quiserem ou precisarem, a moral individual atravessará o teto da sua empresa e manterá todos motivados para trabalharem mais.
Ofereça um trabalho com horários flexíveis
Não se trata apenas de cumprir horário na jornada de trabalho, certo? Mais importante do que isso, seu funcionário precisa entender que ele tem tarefas a serem cumpridas, e que caso existam questões pessoais a serem realizadas, ele tem flexibilidade para tanto.
Além do mais, se isso for possível dentro da realidade da sua empresa, tenha uma política de autogestão de banco de horas, que pode ser feito através do controle do ponto de cada trabalhador.
Na prática pode funcionar da seguinte maneira:
Sua equipe pode escolher começar a trabalhar às 8 ou às 8:30 da manhã.
Também pode haver a possibilidade de optar por um intervalo de uma hora, ou uma hora e meia para o almoço. E por fim, a escolha da finalização da jornada de trabalho do dia, às 17, ou às 18.
Tudo isso, é claro, considerando a necessidade do cumprimento da carga horária diária prevista no contrato do trabalhador.
Durante a pandemia muitas pessoas viveram a realidade do da gestão de trabalho no Home Office, e os resultados, em muitos casos foram extremamente positivos. Com o nível de motivação e comprometimento certos, os bons resultados serão inevitáveis.
Evidencie a importância que sua equipe tem na sua empresa
Seu time precisa sentir que realmente importa em sua empresa. A valorização dos funcionários se dá portanto, de diversas maneiras, como:
- Procurando aplicar as metas de Rh para empresas GPTW na cultura da empresa.
- Oferecendo vantagens como vale refeição.
- Oportunizando planos de saúde ou odontológicos para seu funcionário, e até mesmo para sua família.
- Garantindo um salário alinhado com as atividades desenvolvidas, e com o mercado.
- E, claro, isso tudo somado aos pontos já citados acima!
Dica extra: faça uma gestão comportamental
Você já ouviu falar em gestão comportamental? Se trata do foco na análise do comportamento de cada membro da sua equipe, a fim de explorar os pontos positivos de cada um deles na rotina do trabalho.
Esta é uma ótima técnica para aplicar na gestão de pessoas na sua empresa, e pode, além de manter sua equipe motivada, servir como guia para os líderes saibam como planejar atividades para alcançar as metas desejadas!